Enfermagem discute saúde materno-infantil em semana acadêmica

Quinta, 10 Mai 2018 13:01 por Assessoria de Comunicação Social
 Curso realiza XIV Semana de Enfermagem e homenageia reitora da UENP Curso realiza XIV Semana de Enfermagem e homenageia reitora da UENP

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nos dias 9, 10 e 11 de maio, a XIV Semana de Enfermagem, junto à 2ª edição do Encontro Sobre Saúde Materno-Infantil do Norte do Paraná, no Auditório Thomaz Nicoletti Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes.

O objetivo do evento é discutir as políticas públicas no âmbito da saúde da mãe, do feto, as consultas pré-natal e o atendimento ao recém-nascido, associado à atividade profissional da Enfermagem em todos os âmbitos nos quais se relaciona com a saúde materno-infantil. A cerimônia de abertura, realizada na quarta-feira, 9, contou com a participação de duas palestrantes e da Bateria “Percuchão”, do CLM.

Durante as solenidades do evento, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, recebeu homenagem do curso de Enfermagem, entregue pela coordenadora da Semana, professora Carina Bortolato Major. “Nós, da comunidade acadêmica, temos observado sua superação, tanto nos desafios enfrentados e nas vitórias conquistadas em relação a sua própria saúde, quanto a sua inserção profissional de destaque na Universidade, na representação da UENP no Estado do Paraná e ainda na Unidade Federativa, quando, muitas vezes, esteve em Brasília para angariar recursos e estabelecer parcerias em prol do crescimento da nossa Universidade e do curso de Enfermagem”, afirma.

“Professora Fátima, esta garra, atitude e trabalho incansáveis a enobrece ainda mais como pessoa, mulher e profissional, e isso nos remete ao empoderamento feminino e reconhecimento da mulher no mercado de trabalho, o qual desejamos a todas as mulheres, visto que o trabalho é uma das razões para a Saúde da Mulher”, frisou.

A reitora, por sua vez, destacou o trabalho humanizado dos profissionais de Enfermagem dentro da saúde. “Quando precisei, fui tratada por profissionais que mostraram que a saúde é sim conhecimento técnico e científico, mas que além disso, também é feita por seres humanos que estão lá para amparar”, ressaltou. “É com muita emoção que recebo esta homenagem. Agradeço imensamente esse carinho do curso de Enfermagem da UENP”, finalizou a reitora.

Requisito mínimo para qualquer país

A participação científica inicial foi da professora Emiliana Cristina de Melo, doutora em Enfermagem pela UEM. “A mortalidade materna e infantil é um dos principais indicadores da saúde de um país. Empresários do mundo todo, e até mesmo do Brasil, analisam estes dados antes de investir em negócios em um lugar com uma grande mortalidade. Se esse indicador andar alto, é sinal de que a saúde do local, como um todo, não anda nada bem”, destaca.

Enfermagem do início ao fim da gestação

A enfermeira Márcia Aparecida dos Santos Silva é doutoranda em Enfermagem e Saúde da Mulher pela UEL, falou sobre a importância do acompanhamento à saúde neonatal. “O profissional enfermeiro é fundamental para a saúde pré e neonatal. Ele tem a capacidade para realizar consultas em gestantes de baixo risco, acompanhar a gravidez e fazer o encaminhamento para outros profissionais em caso de problemas. Com o apoio da enfermeira, a mulher pode ter uma gravidez melhor e um parto muito mais humanizado”, complementa.

Atividades

Além das palestras, os acadêmicos irão apresentar trabalhos científicos voltados a Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Projetos de Extensão e Revisão de Literatura, possibilitando reflexões sobre a profissão. Na sexta, participarão de uma gincana beneficente para arrecadar alimentos para instituições carentes.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, o diretor do CLM, Éderson Marcos Sgarbi, o vice-diretor do CLM, Ricardo Castanho, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Teresinha Esteves da Silva Reis, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho de Melo, o coordenador do Centro de Ciências Biológicas, Leopoldo Sussumu Matsumoto, e o presidente do Centro Acadêmico Ana Nery, graduando Laio Almeida, além de professores e estudantes do curso.

Última modificação: Segunda, 21 Mai 2018 16:50

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICA a lista de aprovados na FASE 2- Avaliação, entrevista e arguição sobre o Projeto de Produto Educacional, em ordem alfabética, da seleção para o Doutorado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino PPGEN/UENP, para o ano letivo de 2024.

• Instrui sobre procedimentos para uniformizar processos administrativos para manutenção externa de equipamentos no campus Cornélio Procópio.

• A Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções,

TORNA PÚBLICO:
    Art. 1o O calendário de reuniões ordinárias e demais atividades vinculadas ao Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, para o ano civil e letivo de 2024,

• TORNA PÚBLICA a retificação do Edital 08/2024 PPGEN/UENP, referente aos horários da Entrevista e arguição de Projeto de Produto Educacional do Processo Seletivo para o Doutorado Profissional em Ensino (Edital no 02/2024 PPGEN/UENP).

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,
    RESOLVE:
    Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.765.737-7, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor