EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Bacharelado

 

Disciplina: Cálculo e Geometria Analítica I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Funções, Limite e Continuidade, Derivada e suas Aplicações, Integração. Geometria Analítica em duas Dimensões: Ponto, reta e plano.

 

Disciplina: Teoria e Prática dos Sistemas de Informação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceitos de sistemas; Informação nas organizações; Sistemas de informação: conceitos, níveis, tipos, componentes, pessoas envolvidas, evolução e tendências; Processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção, administração: técnicas, modelos e ferramentas; Sistemas de informação e a Internet, comércio e negócios eletrônicos; Sistemas de gestão do conhecimento

 

Disciplina: Matemática Discreta e Lógica Matemática

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Teoria dos Conjuntos, Construção Axiomática dos Conjuntos dos Números Naturais e Inteiros e suas Propriedades. Estruturas Algébricas: Grupos, Anéis e Corpo, Domínios Integrais, Teoria dos números Primos, Noções de Criptografia. Lógica Matemática: Lógica Proposicional e de Predicados, Noções de Grafos.

 

Disciplina: Programação I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos. Análise do problema. Estratégias de solução. Representação e documentação. Programação de algoritmos usando uma linguagem de programação. Estruturação de programas. Tipos e estruturas elementares de dados. Conceito de recursão e sua aplicação.

 

 

Disciplina: Sociologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Sociologia como ciência: significado, aplicabilidade, fundamentações. Estrutura da sociedade: estratificação e classes sociais. O estado e as instituições sociais. O estado e suas relações econômicas. Movimentos sociais. Processo de socialização. Impactos da informática nos processos de trabalho: características e transformação. Efeitos sociais: emprego, qualidade e saúde. Globalização. Crise do Trabalho. Efeitos sociais das novas tecnologias na sociedade.

 

Disciplina: Sistemas Digitais

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Sistemas de numeração. Operações com números binários. Operações lógicas. Álgebra de Boole. Circuitos lógicos. Circuitos sequenciais e combinacionais. Flip flops, contadores e registradores. Memórias.

 

Disciplina: Introdução a Ciência da Computação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Componentes básicos de um sistema de computação. Linguagem de programação: Conceituação e Classificação. Noções de software básico: Sistema operacional, Compilador, Interpretador, Montador, Carregador e Ligador. Representação interna dos dados e sistema de numeração. Seminários em temas da ciência da computação.

 

Disciplina: Administração

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceitos básicos. Teorias administrativas. Utilização dos conceitos na prática administrativa. A organização como sistema. Marketing, Operações, Gestão de Pessoas, Motivação e Liderança. Planejamento, processo decisório e a estrutura organizacional. Introdução às áreas funcionais de organização. A organização e o ambiente. A administração em diferentes contextos.

 

Disciplina: Computadores e Sociedade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aspectos Sociais, econômicos, legais e profissionais da informática; Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. A informatização e o aspecto educacional. Efeitos políticos. Impactos sociais.

 

Disciplina: Comunicação e Expressão

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A linguagem e os processos de comunicação. Linguagem e língua. Parágrafo e tópico frasal. Tipos de discurso. Coesão e coerência textuais, Gêneros textuais e suas características: narrativo, opinativo, argumentativo, persuasivo, informativo; técnico-comercial, técnico científico. As correspondências e suas linguagens. Qualidades e defeitos dos textos. Compreensão e interpretação textual. Produção textual. Técnicas de resumo, resenha e síntese. Citações bibliográficas. Estudo e prática da norma culta: ortografia e dificuldades especiais em LP. Comunicação Oral interpessoal e Prática de Oratória.

Disciplina: Cálculo e Geometria Analítica II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Séries infinitas, Tópicos de Geometria Analítica (3D), Curvas Planas e Coordenadas Polares, Vetores e Superfícies, Funções com Valores Vetoriais, Diferenciação Parcial, Integrais Múltiplas, Cálculo Vetorial e Equações Diferenciais.

 

Disciplina: Estrutura de dados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Representação dos dados. Estrutura de dados lineares. Estrutura de dados não-lineares. Estruturas auto ajustáveis. Tabela de dispersão. Classificação e Pesquisa.

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O Conhecimento científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Normas de elaboração de trabalhos científicos.

 

Disciplina: Física

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Grandezas Físicas, Cinemática. Estudo de conceitos de eletricidade, eletromagnetismo e ótica aplicados à Ciência da computação.

 

Disciplina: Álgebra Linear

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Matrizes, Sistemas de Equações Lineares, Determinantes, Espaços Vetoriais e Subespaços, Base e Dimensão, Transformações Lineares, Autovalores e Autovetores, Formas Canônicas, Operadores Lineares e Formas Bilineares e Quadráticas.

 

Disciplina: Probabilidade e Estatística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos dos princípios básicos de estatística descritiva e inferencial. Análise Combinatória; Técnicas de amostragem; Distribuições discretas e contínuas; Análise de Regressão; Análise de Variância. Estimações paramétricas e não-paramétricas; Cadeias de Markov; Testes de hipótese; Teoria das filas. Simulação e linguagens de simulação visando à avaliação de desempenho de sistemas computadorizados.

 

Disciplina: Teoria da Computação

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo de modelos teóricos da computação, de linguagens formais e de autômatos.

 

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo de conceitos da organização e da arquitetura de computadores. Estudo de arquiteturas avançadas de computadores.

 

Disciplina: Programação II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo do paradigma orientado a objetos e tópicos relacionados. Ambientes de Desenvolvimentos.

 

Disciplina: Engenharia de Software I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Modelos de processos de software. Fases do desenvolvimento de software. Engenharia de Requisitos. Gerenciamento de projetos. Modelos de sistema.

 

Disciplina: Projeto e Análise de Algoritmos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e análise da complexidade de algoritmos. Projeto de Algoritmos. Teoria dos problemas e otimização.

 

Disciplina: Sistemas Operacionais

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estrutura de um Sistema Operacional. Gerência de Processos e do Processador. Gerência de Memória. Gerente de Entrada/Saída de Dados. Sistema de Arquivos. Estudos de caso de Sistemas Operacionais.

 

Disciplina: Banco de Dados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Modelagem Conceitual. Modelo Relacional. Teoria e Metodologia de Projeto de um Banco de Dados. Processamento de Transações. Controle de Concorrência. Recuperação. Segurança. Bancos de Dados Orientados a Objetos. Bancos de Dados Objeto-Relacionais. Aplicações não convencionais. Noções de Banco de Dados Distribuído.

 

Disciplina: Linguagens de Programação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Paradigmas e avaliação de linguagens de programação. Estudo das características de linguagens de programação. Estudo comparativo de linguagens de programação.

 

Disciplina: Engenharia de Software II

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Projeto de software. Arquitetura de Software. Desenvolvimento de software baseado no reuso. Padrões de projeto, componente e frameworks.

 

Disciplina: Compiladores

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo de teorias e técnicas para construção de compiladores. Análise Léxica. Análise Sintática. Análise Semântica. Geração de Código.

 

Disciplina: Redes

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Conceitos e características de Comunicação de Dados. Conceitos de Redes de Computadores. Padrões e Protocolos de Comunicação. Classificação das Redes. Topologias. Padrões. Modelos de Referência: OSI e TCP/IP. Arquitetura de Redes. Internet: Arquitetura e Protocolos. Projeto de Redes.

 

Disciplina: Inteligência Artificial

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Aspectos históricos e conceituação da Inteligência Artificial. Resolução de Problemas. Representação do Conhecimento. Sistemas baseados em conhecimento. Aquisição de Conhecimento e Aprendizagem Automática. Tratamento de incerteza. Seminários em temas complementares.

 

 

Disciplina: Prática e Gerenciamento de Projetos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Histórico, Conceitos Básicos e Benefícios. Ciclo de Vida e Organização de Projetos. O PMI Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicações, Gestão de Riscos e Gestão de Aquisições. Estrutura para gerenciamento de projetos e níveis de maturidade. Softwares para Gestão de Projetos.

 

Disciplina: Sistemas Distribuídos

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Caracterização de Sistemas de Computação Distribuída. Modelos de Sistemas Distribuídos. Processos em Sistemas Distribuídos. Objetos Distribuídos. Sincronização e Coordenação. Serviços de Sistemas Distribuídos. Segurança em Sistemas Distribuídos. Novos Modelos de Sistemas Distribuídos. Algoritmos Distribuídos. Replicação e Tolerância a Falhas.

 

Disciplina: Engenharia de Software III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Qualidade de Software. Normas nacionais e internacionais de qualidade. Qualidade de processo e qualidade de produto. Avaliação de qualidade. Inspeções em software. Técnicas e estratégias de teste. Manutenção e Reengenharia. Gerenciamento de configuração.

 

Disciplina: Computação Gráfica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da Cor. Transformações Geométricas 2D e 3D. Modelagem de objetos tridimensionais. Visualização. Iluminação e Colorização. Realidade. Rasterização. Recorte. Remoção de partes ocultas. Ferramentas e Ambientes de Software.

 

Disciplina: Computação Simbólica e Numérica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aritmética computacional. Solução numérica de equações não-lineares. Solução numérica de sistemas de equações lineares. Álgebra linear computacional. Aproximação de funções. Derivação e integração numéricas.

 

Disciplina: Empreendedorismo

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceito de empreendimento, empreendedorismo e intra-empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Geração de ideias. Análises e oportunidades. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Qualidade e competitividade. Marketing pessoal e empresarial. Conceitos Básicos de Legislação Empresarial. Simulação Empresarial. Análise dos Planos de Negócios.

 

Disciplina: Segurança e Auditoria de Sistemas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Princípios em segurança da informação. Análise de riscos. Leis, normas e padrões de segurança da informação. Auditoria de sistemas. Autenticação e controle de acesso. Aspectos tecnológicos da segurança da informação. Plano de contingência. Aspectos especiais: vírus, fraudes, criptografia, acesso não autorizado.

 

Disciplina: Informática e Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital. O computador como ferramenta de construção do conhecimento. Histórico da informática na educação. Os tipos de ambientes educacionais baseados em computador. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Informática na educação especial.

 

Disciplina: Interface Homem Máquina

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Os conceitos de interação e Interface Homem-Máquina (IHM). Dispositivos de entrada e saída em sistemas interativos homem-máquina. Fundamentos de interface de interação homem máquina. Técnicas de diálogo homem-máquina. Ergonomia e Usabilidade de software. Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuários. Metodologias, técnicas e ferramentas de concepção, projeto e implementação de sistemas interativos. Metodologias, técnicas de IHM e ferramentas de avaliação de interfaces.

 

Disciplina: Projeto Final **

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Desenvolvimento de Projeto Final de conclusão de Curso de acordo com regulamento de Projeto final da Disciplina a ser aprovado pelo colegiado do curso.