SiSU UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura

 

Disciplina: Biologia Celular e Molecular

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa:Noções de microscopia óptica e eletrônica. Archea. Eucharea. Eubacteria. Metabolismo celular. Membranas. Morfofisiologia dos componentes celulares. Relações de ultra-estrutura com sua fisiologia.

 

Disciplina: Histologia

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Tecidos epiteliais. Tecidos conjuntivos. Tecidos musculares. Tecido nervoso.

 

Disciplina: Didática

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Evolução Histórica. Fundamentos da Didática. A práxis pedagógica. Caracterização e problematização dos elementos didáticos. Planejamento de ensino. 

 

Disciplina: Ecologia

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa: Ecologia e outras Ciências. Subdivisões da ecologia. Ecossistema. Transferência e Energia nos Ecossistemas. Comunidade. População. Sucessões ecológicas. Ecologia Aplicada. Ações Antrópicas. Mudanças globais.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Estudo das variáveis que interferem no processo do desenvolvimento e aprendizagem. A construção do conhecimento psicológico num contexto histórico-crítico, análise de seus objetivos, métodos pressupostos: os resultados práticos e seus aspectos controversos, correlacionados ao desenvolvimento e aprendizagem humana.

 

Disciplina: Química

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa: Propriedades Químicas da Matéria; Equilíbrio Químico; Hidrólise de Sais, atividade. Iônica; Produto de Solubilidade; Compostos Complexos e Potencial de Oxidação- Redução. Soluções Químicas.  Aspectos Gerais de Métodos Analíticos. Estrutura, Nomenclatura e Propriedades Físicas e Químicas das Famílias de Substâncias Orgânicas.   Estereoquímica de Substâncias Orgânicas.

 

Disciplina: Zoologia dos Invertebrados I

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:História da sistemática zoológica. Sistemática filogenética: métodos e aplicações.  Origem e evolução dos Protozoa e Metazoa. Biologia, sistemática, diversidade, problemas de classificação dos principais filos de Protozoa e Metazoa: Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes.

 

Disciplina: Matemática

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Estudo dos tópicos básicos do cálculo diferencial e integral. Função exponencial e logarítmica.  Progressões aritmética e geométrica.

 

Disciplina: Estatística

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Conceitos básicos: variáveis, levantamento de dados; amostragem e população. Levantamentos e Organização dos dados.  Medidas descritivas.  Experimentação. Testes de significância. Uso de pacotes estatísticos.

 

Disciplina: Zoologia dos Invertebrados II

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo comparado da morfologia e sistemática dos filos Pseudocelomados, Mollusca, Annelida, Sipuncula, Onychophora, Tardigrada, Arthropoda, Lofoforados, Equinodermata, Chaetognatha e Hemichordata.

 

Disciplina: Bioquímica

Carga Horária: 60 h  

Série:

Ementa: Água, pH e tampões. Bioenergética. Química e metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Enzimas e coenzimas. Hormônios. Integração metabólica.

 

Disciplina: Física

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa: Física da Radiação; Desintegração Nuclear; Estrutura da Matéria; Efeitos Biológicos da Radiação; Aplicação das Leis da Mecânica; Energia Mecânica; Fluídos; Óptica aplicada à Biologia; Introdução à Astronomia e Cosmologia; Sistema Solar: constituição e movimento.

 

Disciplina: Genética Molecular

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Material genético. Genomas. Mecanismo molecular da duplicação do DNA. Mutação. Expressão gênica: mecanismo molecular da transcrição, processamento de RNA, código genético, tradução. Regulação da expressão gênica. Erros inatos do metabolismo.

 

Disciplina: Morfologia e Anatomia Vegetal

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa:Histologia vegetal. Anatomia vegetal. Características gerais das espermatófitas. Morfologia dos órgãos vegetativos. Morfologia dos órgãos reprodutivos. 

 

Disciplina: Políticas Educacionais para Educação Básica

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa: Educação como prática social e cultural e a escola como um dos espaços educativos. Formação histórica da organização escolar e seus projetos educativos a partir do século XX. A organização dos sistemas de ensino no contexto da Educação Básica na legislação brasileira atual: aspectos administrativos e pedagógicos. Atuação e formação docente.

 

Disciplina: Botânica Sistemática de Criptógamas

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Sistema de classificação e filogenia das criptógomas. Algas. Briófitas. Pteridófitas.

 

Disciplina: Embriologia

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa: Introdução. Reprodução. Gametogênese. Fases do desenvolvimento embrionário. Estudo comparativo do desenvolvimento. Papel evolutivo dos Anexos embrionários.

 

Disciplina: Experimentação para o Ensino de Ciências

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Análise e interpretação de experimentos em Ciências. Organização e manutenção de laboratórios nas escolas de Educação Básica. Elaboração de material e instrumentos para o Ensino de Ciências.

 

Disciplina: Genética Clássica

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa:Reprodução como base da hereditariedade. Mendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Interação gênica. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento. Princípios de genética quantitativa. Herança poligênica. Herança extranuclear.

 

Disciplina: Botânica Sistemática de Fanerógamas

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa: Sistema de classificação e filogenia das fanerógamas. Gminospermas. Origem e evolução das Angiospermas. Sistemas de Classificação APGII. Identificação de famílias. Importância econômica dos grupos vegetais. Técnicas de coleta e herborização.

 

Disciplina: Zoologia dos Cordados

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa: Filogenia e Origem dos Vertebrados. Morfologia, Taxonomia e Sistemática dos vertebrados.

 

Disciplina: Microbiologia

Carga Horária: 60 h  

Série:

Ementa:Fisiologia microbiana. Genética microbiana e molecular. Antimicrobianos. Vírus. Bactérias. Fungos.  Interações microbianas. Microbiologia ambiental. Biodegradação microbiana.

 

Disciplina: Imunologia

Carga Horária: 30 h  

Série:

Ementa:Natureza dos fenômenos imunológicos. Bases moleculares, celulares, histológica e anatômica do Sistema Imune. Respostas Imunes. Antígenos e Produtos das Resposta Imunes. Imunodiagnóstico. Imunoprofilaxia. Imunopatologias.

 

Disciplina: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Sexualidade Humana. Fundamentos e História da Educação Sexual na Escola. Políticas Públicas. Identidade de gênero. Orientação afetivo-sexual. Homofobia. Sexismo.

 

Disciplina: Geologia

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Conceito e subdivisão do tempo geológico. Constituição da crosta terrestre. Mineralogia. Petrologia. Rochas. Intemperismo. Atividades de Campo.

 

Disciplina: Paleontologia

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Introdução. Bioestrationomia e tipos de fossilização. Técnicas utilizadas em Paleontologia. Origem da vida e biotas pré-cambrianas. Paleoicnologia. Micropaleontologia.  Paleobotânica. Paleoinvertebrados. Paleovertebrados. Estudo de caso. Prática de campo.

 

Disciplina: Metodologia e Prática no Ensino de Ciências – Estágio Supervisionado

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa: Diretrizes orientadoras do estágio supervisionado de licenciatura. O papel da Prática de Ensino nos cursos de licenciatura. Os objetivos do ensino de Ciências e a alfabetização científica. Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais no Ensino de Ciências. Modalidades Didáticas no Ensino de Ciências. O perfil professor de Ciências e suas necessidades formativas. Os Modelos de Formação de Professores de Ciências. A prática pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor de Ciências. Microensino.

 

Disciplina: Estagio Supervisionado I

Carga Horária: 200 h

Série:

Ementa:Estágio Supervisionado (Modalidades: Observação, Participação, Regência e Produção Científica).

 

Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa:Fisiologia dos sistemas: nervoso, muscular, endócrino, reprodutor, circulatório, urinário, respiratório, digestório, e fisiologia do equilíbrio ácido básico. Fenômenos ondulatórios, acústicos, ópticos. Noções de radiobiologia. Sistemas de membranas. Mecanismos de transporte através de membranas. Água, pH e tampões em sistemas orgânicos. Fluídos em sistemas biológicos, pressão hidrostática e efeitos fisiológicos de sua variação. Potenciais bioelétricos e suas manifestações biológicas.

 

Disciplina: Libras

Carga Horária: 60 h  

Série:

Ementa:Aspectos clínicos e educacionais da surdez. A cultura das pessoas mudas. Análise das tendências educacionais: segregação e a inclusão dos alunos surdos. Caracterização e desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): aspectos lógicos, morfológicos e gramaticais (sintaxe).

 

Disciplina: Parasitologia

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos de parasitologia. Endoparasitismo. Ectoparasitismo. Coleta de material e exames parasitológicos. Parasitos de interesse médico.

 

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:Relações hídricas. Nutrição mineral. Translocação de solutos orgânicos. Fotossíntese. Respiração. Assimilação de nutrientes. Metabolismo secundário e defesa vegetal. Crescimento e desenvolvimento. Fotomorfogênese. Hormônios vegetais. Floração. Germinação e dormência.

 

Disciplina: Evolução

Carga Horária: 60 h  

Série:

Ementa:História do pensamento evolutivo. Princípios da Genética das Populações. Evolução adaptativa e neutra. Evolução do sexo e das histórias de vida. Seleção sexual. Mudanças macroevolucionárias. Origem e manutenção da variabilidade genética. Evolução em nível molecular. Origem e evolução da vida. Evolução do homem.

 

Disciplina: Planejamento e Organização de Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia

Carga Horária: 60 h

Série:

Ementa:O pesquisador e a comunicação científica. Reflexões sobre a escolha do tema. A pesquisa e suas classificações. Métodos Científicos. Etapas do Projeto de Pesquisa e seus aspectos normativos e tipográficos.

 

Disciplina: Educação e Interpretação Ambiental

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa: Fundamentos da Educação Ambiental. Relações capitalistas, classe trabalhadora e os problemas ambientais. Políticas Públicas no Estado do Capital e suas relações com o processo pedagógico. Instrumentalização para a Pesquisa e Ensino em Educação Ambiental.

 

Disciplina: Educação das relações étnico raciais

Carga Horária: 30 h

Série:

Ementa:Educação das relações Étnico Raciais e o Ensino da História Afro-brasileira e Africana. Influência de outros povos.

 

Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino em Biologia

Carga Horária: 120 h

Série:

Ementa:O Ensino de Biologia. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Interação professor-aluno e a construção de significados. Recursos Didáticos no ensino de Biologia. O laboratório didático de Biologia. O Planejamento da Avaliação da Aprendizagem da Biologia. Tendências e Perspectivas do Ensino de Biologia: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Microensino.

 

Disciplina: Estagio Supervisionado II

Carga Horária: 200 h

Série:

Ementa:Estágio Supervisionado (Modalidades: Observação, Participação, Regência, e Produção Cientifica). Aplicação dos conhecimentos e procedimentos técnico-pedagógicos ao ensino de biologia no Ensino Médio.