SiSU UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura / Bacharelado

(Ingressantes 2011)

 

Disciplina:Biologia Celular, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento

Carga horária: 150 h

Série:

Ementa:Métodos de estudo em Biologia Celular, Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. Aspectos morfofuncionais e bioquímicos da célula: revestimento, compartimentos e componentes celulares. Comunicação entre células e seu ambiente. Ação e expressão gênica. Ciclo celular e divisão celular. Diferenciação celular e células-tronco. Apoptose. Gametogênese. Fecundação. Estudo comparativo das primeiras fases do desenvolvimento dos cordados. Bases celulares e moleculares da morfogênese. Controle da expressão gênica no desenvolvimento. Diferenciação dos folhetos embrionários e organização da forma básica do corpo. Importância dos anexos embrionários no desenvolvimento dos cordados. Teratologia.

 

Disciplina:Anatomia Humana

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, tegumentar, digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital, nervoso e endócrino.

 

Disciplina:Diversidade, Evolução e Morfoanatomia de Organismos Fotossintetizantes

Carga horária: 150 h

Série:

Ementa: Diversidade, evolução, morfologia e ciclos de vida de algas, briófitas e plantas vasculares sem sementes. Evolução, morfologia e ciclos de vida de gimnospermas. Evolução e ciclos de vida de angiospermas. Níveis morfológicos de organização, organogênese, morfoanatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas.

 

Disciplina:Invertebrados I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Morfologia, sistemática e filogenia dos filos Sarcomastigophora, Ciliophora, Apicomplexa Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertinea, Tardigrada, Nemata, Rotifera, Gastrotricha, Nematomorpha, Acanthocephala e Kinorrhyncha, Mollusca, Annelida, Sipuncula, Priapulida e Pogonophora.

 

Disciplina:Cálculo para Biologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Relações e funções. Função exponencial e logarítmica. Limites. Derivadas. Integrais

 

Disciplina:Química Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Eletroquímica. Termoquímica. Hidrocarbonetos. Grupos funcionais. Alcenos-álcoois (reação, obtenção). Compostos carbonílicos. Compostos aromáticos. Isomeria. Relação de peso. Estrutura atômica. Propriedades periódicas. Ligações químicas. Gases. Sólidos. Líquidos. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Equilíbrio iônico. Relação de oxi-redução.

 

Disciplina:Ecologia Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Conceitos básicos de ecologia e ecossistema. Energia nos ecossistemas. Ciclos biogeoquímicos. Fatores limitantes e ambiente físico.

 

Disciplina:Psicologia da Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Aspectos psicológicos da inter-relação professor-aluno. Aprendizagem: conceitos, tipos, principais modelos teóricos. Variáveis da aprendizagem. A motivação do aluno. Aspectos centrais do desenvolvimento humano nos anos escolares e na adolescência.

 

Disciplina:Geologia e Paleontologia

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Mineralogia física, química e sistemática. Petrologia magmática, sedimentar e metamórfica. Tectônica de placas e o interior da Terra. Geocronologia. Princípios estratigráficos. Geologia do estado do Paraná. Importância da paleontologia. Processos de fossilização, tipos de fósseis e esqueletos minerais. Técnicas de campo e laboratório empregadas em paleontologia. Fósseis e paleoambientes; paleoecologia e paleobiogeografia. Paleontologia histórica e evolutiva: biotas primitivas. Invertebrados e vegetais marinhos. Transição para o continente. Origem dos vertebrados. Paleontologia e evolução dos peixes, anfíbios. Plantas terrestres, répteis e aves. Migração continental e evolução biológica. Paleontologia e evolução dos hominídeos.

 

Disciplina:Física Biológica e Biofísica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Física das radiações e radiobiologia; Transformações e fluxo de energia na biosfera; Noções de astronomia; Potenciais de ação e repouso; Transmissão sináptica; Transdução de sinais; Biofísica da contração muscular; Leis dos gases e suas aplicações biológicas; Biofísica da respiração; Estática e dinâmica dos fluidos; Biofísica da circulação; Biofísica da função renal; Física do som e acústica; Biofísica da audição; Óptica; Biofísica da visão.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Natureza dos métodos probabilísticos. Distribuição de frequências. Introdução às probabilidades. Função e distribuição de probabilidades. Momentos e principais medidas. Noções sobre amostragem. Estimativas. Testes de hipóteses. Noções sobre correlação e regressão linear. Introdução à análise de variância.

 

Disciplina:Didática Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Fundamentos da didática: conceito, evolução, tendências. Diferentes abordagens educacionais no estudo de objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliações. A práxis pedagógica: caracterização e problematização dos elementos didáticos (aluno, professor, conteúdo). Planejamento de ensino: tipos, níveis e etapas, segundo as várias tendências. Estruturação de planos de ensino.

 

Disciplina:Histologia Geral e Histologia comparada de Vertebrados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Caracterização morfofuncional dos tecidos animais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e sistemas: vascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.

 

Disciplina:Invertebrados II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Morfologia, sistemática e filogenia do filo Arthropoda, com ênfase nos subfilos Crustacea, Chelicerata, Miriapoda, Mandibulata, Bryozoa, Brachiopoda, Entoprocta, Phoronida e Echinodermata.

 

Disciplina:Bioquímica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Água, pH e tampões. Química de carboidratos, proteínas e lipídeos. Enzimas e Coenzimas. Introdução ao metabolismo. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, proteínas e nucleotídeos. Integração metabólica. Bioquímica analítica qualitativa.

 

Disciplina:Sistemática Vegetal e Botânica Econômica

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Introdução à sistemática vegetal. Histórico e nomenclatura botânica. Identificação, sistemas de classificação e diversidade de Fanerógamas. Técnicas de coleta, fixação e herborização. Importância econômica dos grupos vegetais.

 

Disciplina:Genética Geral

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Bases físicas da herança. Herança monogênica. Segregação independente. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação gênica e aberrações cromossômicas. Herança poligênica. Princípios de genética Quantitativa. Genética de populações. Herança extracromossômica. Genética Humana.

  

Disciplina:Metodologia Científica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Ciências e suas características, pesquisa científica, trabalhos de pesquisas, redação técnico-científica, características de linguagem e estilo, revisão bibliográfica, bibliografia; tipos de resumos, projeto e relatório de pesquisa, popularização das ciências; palestras e apresentação de trabalhos científicos.

 

Disciplina:Política Educacional: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais, focando a Legislação de ensino. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, enfatizando as Ciências Biológicas como componente curricular de ensino fundamental e médio.

 

Disciplina:Microbiologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Citologia microbiana (prions, virusóides, viróides, vírus, procariontes, eucariontes). Fisiologia microbiana: metabolismo autotrófico, heterotrófico, crescimento e respiração microbiana e regulação celular. Recombinações microbianas. Antimicrobianos. Microbiologia ambiental (solo, água, ar, plantas, animais e homem). Biodegradação microbiana. Interações microbianas.

 

Disciplina:Imunologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Sistema completo. Imunogenética. Cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpos e por células. Imunidade a infecções. Imunoprofilaxia.

 

Disciplina:Vertebrados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Morfologia, Sistemática e Evolução do Filo Hemichordata e do Filo Chordata: Urochordata, Cephalochordata, Agnatha, Chondrichthyes, Osteichtyes, Amphibia e do Filo Chordata: Reptilia, Aves e Mammalia.

 

Disciplina:Fisiologia Vegetal

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Relação água-planta-atmosfera. Solos e nutrição de plantas. Fotossíntese. Translocação de solutos orgânicos. Desenvolvimento: reguladores vegetais, fotomorfogênese, frutificação, germinação e dormência.

 

Disciplina:Genética Molecular Aplicada

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Material genético: identificação, estrutura, composição química e funções. Expressão gênica. Regulação da expressão gênica. Mutações Gênicas e mecanismos de reparo. Recombinação gênica. Elementos transponíveis. Organização genômica. Técnicas de isolamento e separação de biomoléculas. Tecnologia do DNA recombinante. PCR e Hibridação de ácidos nucléicos. Marcadores moleculares. Seqüenciamento de ácidos nucléicos. Genômica estrutural e funcional. Transformação genética.

 

Disciplina:Parasitologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Relações parasito-hospedeiro: evolução, aspectos ecológicos, bioquímicos e imunológicos. Principais protozoários e helmintos que parasitam o homem. Aspectos: celulares, imunológicos, moleculares. Epidemiologia. Patogenia. Profilaxia e diagnóstico. Entomologia médica, estudo dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças. Animais peçonhentos.

  

Disciplina:Elementos de Fisiologia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Fundamentos da fisiologia dos sistemas, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, renal, endócrino, enfocando organização funcional, mecanismos e regulação aos mesmos.

 

Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Ciências - Estágio Supervisionado

Carga horária: 325 h

Série:

Ementa:A prática do ensino nos cursos de licenciatura. Objetivos do ensino de ciências. Planejamento no ensino de ciências. O professor de ciências. Métodos e técnicas no ensino de ciências. Avaliação. Confecção de instrumentos de ensino de ciências. Temas livres em ciências. Instrumentação para o ensino de Ciências.

 

Disciplina:História e Filosofia do Ensino de Ciências

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico. Conhecimento científico, método científico, grandes paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências.

 

Disciplina:Oficina de Ensino de Ciências e Biologia

Carga horária: 270 h

Série:

Ementa:Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre diversos conteúdos biológicos para o licenciando fazer utilização em sala de aula e em laboratório, integrando a formação teórica e prática. O objetivo desta disciplina é desenvolver no licenciando a criatividade para elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e de Biologia.

  

Disciplina:Libras

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audio-visuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.

 

Disciplina:Biologia da Conservação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Recursos Naturais e fatores de degradação. Processos e métodos de mitigação. Princípios da Biologia da conservação. Diversidade Biológica: Distribuição e Ameaças. Conservação de Populações, espécies e comunidades. Saneamento ambiental, manejo de parques e reservas biológicas. Elementos de Legislação Ambiental.

 

Disciplina: Etologia e Ecologia Animal

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Noções básicas e determinantes biológicos do comportamento animal, enfatizando sua origem, filogenia, evolução e ontogenia, incluindo fundamentos neurológicos e controle hormonal. Ecologia comportamental. Estudo sobre comportamento comparativo. Metodologia de estudos do comportamento animal. Princípios e conceitos referentes às organizações no nível de população da espécie. Princípios e conceitos sobre a organização populacional no nível interespecífico. Comunidades.

 

 

Disciplina:Ecologia Vegetal e Fitogeografia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:O ambiente físico.Classificação ecológica das plantas. Interações planta x planta. Interações planta x animal. Estrutura e dinâmica de populações vegetais. Estrutura e dinâmica de comunidades vegetais. Sucessão vegetal. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Biomas mundiais. Fitogeografia do Brasil. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Fitogeografia do Brasil.

 

Disciplina:Geoprocessamento, Manejo e Gestão Ambiental

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Cartografia básica, Princípios de geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Modelo de dados em sistemas de informação geográfica, processamento de imagens, modelagem numérica de terreno, álgebra de mapas e análise espacial. Uso de Sistemas de informações geográficas em estudos e planejamento ambiental de bacias hidrográficas. Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e Legislação de Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil. Métodos de Avaliação, Identificação, Caracterização dos Impactos Ambientais.Processos e métodos de recuperação de área degradada. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.

 

Disciplina:Fisiologia Animal Comparada

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Circulação. Respiração. Pigmentos respiratórios. Digestão, absorção e tomada de alimento. Metabolismo energético. Osmorregulação e excreção. Evolução e filogênese do sistema nervoso. Sistema sensorial e motor de invertebrados e vertebrados. Endocrinologia comparada.

 

Disciplina:Biogeografia

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Introdução à Biogeografia. História e Conceitos básicos. Deriva Continental e Tectônica de Placas. Distribuição, Variações geográficas e Clima. Biogeografia ecológica. Regiões Biogeográficas, fauna e flora. Espécie, especiação, extinção e Conceitos de espécie. Endemismo, Provincialismo e Disjunção. Biogeografia de Ilhas e Biogeografia histórica. Centro de Origem e Método Filogenético.

 

Disciplina:Bioética e Biossegurança

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Conceito, história da bioética (introdução e evolução dos conceitos), Principais acordos internacionais de diretrizes em Bioética (Código de nuremberg, Declaração de Helsinque, Declaração dos direitos humanos sobre o genoma humano e outras diretrizes da ONU), Pesquisa em seres humanos (normatização e procedimentos), Pesquisa em animais (normatização e procedimentos), Reprodução assistida (práticas possíveis, práticas regulamentadas, situação brasileira, resolução nacional do conselho de medicina sobre a RA), Aconselhamento genético (práticas possíveis, situação brasileira), Genética forense (práticas possíveis e suas implicações na criminalística e sobre a determinação de paternidade), Projeto Genoma Humano, Terapia celular e Terapia gênica. Contextualização (histórico de acidentes em biossegurança, importância do seu entendimento e aplicação), Biossegurança laboratorial (agentes de risco, classes de risco biológico, niveis de biossegurança, mapa de risco, EPI, EPC e BPL, Manual de Biossegurança), Segurança Química e Gerenciamento de resíduos, Biossegurança na experimentação animal, Lei Brasileira de Biossegurança (pesquisa com células tronco embrionárias, clonagem humana e OGM), Biossegurança na pesquisa e comercialização de OGMs (CTNBio, plantas GM, animais GM, microorganismos GM, resoluções, normas técnicas e pareceres da CTNBio, credenciamento de laboratórios para trabalho com OGMs).

 

Disciplina:Evolução

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Histórico do pensamento evolutivo, evidências da evolução, seleção natural, adaptação, deriva genética, evolução molecular, origem e manutenção da variabilidade genética, história da vida, conceitos de espécie, isolamento reprodutivo, especiação, coevolução e evolução humana.

 

Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Biologia – Estágio Supervisionado

Carga horária: 325 h

Série:

Ementa: Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetivos do ensino de Biologia. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Perfil do professor de Biologia. Elementos de planejamento do ensino de Biologia. Métodos, estratégias e técnicas para o ensino de Biologia. Avaliação: formas, instrumentos e critérios. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Instrumentação para o ensino de Biologia.

 

Disciplina: Sociologia e Antropologia

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Conceitos básicos de Antropologia. Origem da humanidade. Fases do desenvolvimento Humano. Conceituação de etnocentrismo e relativização cultural. Relações de gênero. Relações etnico-raciais. O passado cultural do Homem. Os grupos antropológicos brasileiros. História e cultura afro-brasileira e Africana. As estratificações sociais.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas (Trabalho de Conclusão de Curso) – Bacharelado

Carga horária: 480 h

Série:

Ementa:Produção e defesa de monografia: Opção por uma das seguintes áreas: Biologia Celular, Bioquímica, Histologia Vegetal e Animal, Microbiologia, Parasitologia, Genética, Ecologia, Educação Ambiental, Zoologia de Invertebrados, Morfoanatomia Vegetal, Sistemática Vegetal, Fisiologia Vegetal, Biotecnologia e Piscicultura.

 


 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura / Bacharelado

(Ingressantes 2013)

 

Disciplina:Biologia Celular, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento

Carga horária: 150 h

Série:

Ementa: Métodos de estudo em Biologia Celular, Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. Aspectos morfofuncionais e bioquímicos da célula: revestimento, compartimentos e componentes celulares. Comunicação entre células e seu ambiente. Ação e expressão gênica. Ciclo celular e divisão celular. Apoptose. Gametogênese. Fecundação. Clivagem e gastrulação em ovos de vertebrados. Diferenciação dos folhetos embrionários e organização da forma básica do corpo. Anexos embrionários. Teratologia.Conceitos básicos e modelos animais em biologia do desenvolvimento. Bases celulares e moleculares da morfogênese. Controle e plasticidade da expressão gênica. Diferenciação celular e células-tronco. Padrões de determinação dos eixos corporais de vertebrados. 

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, tegumentar, digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital, nervoso e endócrino.

 

Disciplina: Invertebrados I

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Morfologia, sistemática e filogenia dos filos Sarcomastigophora, Ciliophora, Apicomplexa Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertinea, Tardigrada, Nemata, Rotifera, Gastrotricha, Nematomorpha, Acanthocephala e Kinorrhyncha, Mollusca, Annelida, Sipuncula, Priapulida e Pogonophora.

 

Disciplina: Geologia e Paleontologia

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Mineralogia física, química e sistemática. Petrologia magmática, sedimentar e metamórfica. Tectônica de placas e o interior da Terra. Geocronologia. Princípios estratigráficos. Geologia do estado do Paraná. Importância da paleontologia. Processos de fossilização, tipos de fósseis e esqueletos minerais. Técnicas de campo e laboratório empregadas em paleontologia. Fósseis e paleoambientes; paleoecologia e paleobiogeografia. Paleontologia histórica e evolutiva: biotas primitivas. Invertebrados e vegetais marinhos. Transição para o continente. Origem dos vertebrados. Paleontologia e evolução dos peixes, anfíbios. Plantas terrestres, répteis e aves. Migração continental e evolução biológica. Paleontologia e evolução dos hominídeos.

 

Disciplina: Física Biológica e Biofísica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Física das radiações e radiobiologia; Transformações e fluxo de energia na biosfera; Noções de astronomia; Transporte através da membrana, Potenciais de ação e repouso; Transmissão sináptica; Transdução de sinais; Biofísica da contração muscular; Leis dos gases e suas aplicações biológicas; Biofísica da respiração; Estática e dinâmica dos fluidos; Biofísica da circulação; Biofísica da função renal; Física do som e acústica; Biofísica da audição; Óptica; Biofísica da visão. Métodos biofísicos de análise

 

Disciplina: Química Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Eletroquímica. Termoquímica. Hidrocarbonetos. Grupos funcionais. Alcenos-álcoois (reação, obtenção). Compostos carbonílicos. Compostos aromáticos. Isomeria. Relação de peso. Estrutura atômica. Propriedades periódicas. Ligações químicas. Gases. Sólidos. Líquidos. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Equilíbrio iônico. Relação de oxi-redução.

 

Disciplina: Cálculo para Biologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Relações e funções. Função exponencial e logarítmica. Limites. Derivadas. Integrais

 

Disciplina: Ecologia Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Ecologia: introdução; Condições ambientais e disponibilidade de recurso; Recursos naturais e fatores de degradação; Nicho ecológico; Relações ecológicas; Estrutura trófica; Fluxo de energia e matéria; Ciclos biogeoquímicos; Conceitos gerais de população, comunidade e ecossistemas; Ambientes aquáticos; Poluição.

 

Disciplina: História e Filosofia da Ciência

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico. Conhecimento científico, método científico, grandes paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências.

 

Disciplina: Diversidade, Evolução e Morfoanatomia de Organismos Fotossintetizantes

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Diversidade, evolução, morfologia e ciclos de vida de algas, briófitas e plantas vasculares sem sementes. Evolução, morfologia e ciclos de vida de gimnospermas. Evolução e ciclos de vida de angiospermas. Níveis morfológicos de organização, organogênese, morfoanatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas.

 

Disciplina: Histologia Geral e comparada de Vertebrados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Caracterização morfofuncional dos tecidos animais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e sistemas: vascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.

 

Disciplina: Invertebrados II

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Morfologia, sistemática e filogenia do filo Arthropoda, com ênfase nos subfilos Crustacea, Chelicerata, Miriapoda, Mandibulata, Bryozoa, Brachiopoda, Entoprocta, Phoronida e Echinodermata.

 

Disciplina: Bioquímica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Água, pH e tampões. Química de carboidratos, proteínas e lipídeos. Enzimas e Coenzimas. Introdução ao metabolismo. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, proteínas e nucleotídeos. Integração metabólica. Bioquímica analítica qualitativa. Química orgânica: Cadeias carbônicas alifáticas e aromáticas; Isomeria; Grupos funcionais; Propriedades funcionais; Reações em meio não aquoso; Polímeros.

 

Disciplina: Genética Molecular Aplicada

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Material genético: identificação, estrutura, composição química e funções. Expressão gênica. Regulação da expressão gênica. Mutações Gênicas e mecanismos de reparo. Recombinação gênica. Elementos transponíveis. Organização genômica. Técnicas de isolamento e separação de biomoléculas. Tecnologia do DNA recombinante. PCR e Hibridação de ácidos nucléicos. Marcadores moleculares. Seqüenciamento de ácidos nucléicos. Genômica estrutural e funcional. Transformação genética.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Aspectos psicológicos da inter-relação professor-aluno. Aprendizagem: conceitos, tipos, principais modelos teóricos. Variáveis da aprendizagem. A motivação do aluno. Aspectos centrais do desenvolvimento humano nos anos escolares e na adolescência.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Natureza dos métodos probabilísticos. Distribuição de freqüências. Introdução às probabilidades. Função e distribuição de probabilidades. Momentos e principais medidas. Noções sobre amostragem. Estimativas. Testes de hipóteses. Noções sobre correlação e regressão linear. Introdução à análise de variância.

 

Disciplina: Didática Geral

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Fundamentos da didática: conceito, evolução, tendências. Diferentes abordagens educacionais no estudo de objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliações. A práxis pedagógica: caracterização e problematização dos elementos didáticos (aluno, professor, conteúdo). Planejamento de ensino: tipos, níveis e etapas, segundo as várias tendências. Estruturação de planos de ensino.

 

Disciplina: Metodologia Científica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Ciências e suas características, pesquisa científica, trabalhos de pesquisas, redação técnico-científica, características de linguagem e estilo, revisão bibliográfica, bibliografia; tipos de resumos, projeto e relatório de pesquisa, popularização das ciências; palestras e apresentação de trabalhos científicos.

 

Disciplina: Sistemática Vegetal e Botânica Econômica

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Introdução à sistemática vegetal. Histórico e nomenclatura botânica. Identificação, sistemas de classificação e diversidade de Fanerógamas. Técnicas de coleta, fixação e herborização. Importância econômica dos grupos vegetais.

 

Disciplina: Genética Geral

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Bases físicas da herança. Herança monogênica. Segregação independente. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação gênica e aberrações cromossômicas. Herança poligênica. Princípios de genética Quantitativa. Genética de populações. Herança extracromossômica. Genética Humana.

 

Disciplina: Oficina de Ensino de Ciências

Carga horária: 150 h

Série:

Ementa:Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre diversos conteúdos biológicos para o licenciando fazer utilização em sala de aula e em laboratório, integrando a formação teórica e prática. O objetivo desta disciplina é desenvolver no licenciando a criatividade para elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências.

 

Disciplina: Microbiologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Citologia microbiana (prions, virusóides, viróides, vírus, procariontes, eucariontes). Fisiologia microbiana: metabolismo autotrófico, heterotrófico, crescimento e respiração microbiana e regulação celular. Recombinações microbianas. Antimicrobianos. Microbiologia ambiental (solo, água, ar, plantas, animais e homem). Biodegradação microbiana. Interações microbianas.

 

Disciplina: Vertebrados

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Morfologia, Sistemática e Evolução do Filo Hemichordata e do Filo Chordata: Urochordata, Cephalochordata, Agnatha, Chondrichthyes, Osteichtyes, Amphibia e do Filo Chordata: Reptilia, Aves e Mammalia.

 

Disciplina: Parasitologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Relações parasito-hospedeiro: evolução, aspectos ecológicos, bioquímicos e imunológicos. Principais protozoários e helmintos que parasitam o homem. Aspectos: celulares, imunológicos, moleculares. Epidemiologia. Patogenia. Profilaxia e diagnóstico. Entomologia médica, estudo dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças. Animais peçonhentos.

 

Disciplina: Fisiologia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Fundamentos da fisiologia dos sistemas, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, renal, endócrino, enfocando organização funcional, mecanismos e regulação aos mesmos.

 

Disciplina: Política Educacional: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais, focando a Legislação de ensino. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, enfatizando as Ciências Biológicas como componente curricular de ensino fundamental e médio.

 

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Permeabilidade e absorção. Crescimento e desenvolvimento; dormência e germinação de semente. Água no sistema solo-planta-atmosfera. Noções de nutrição mineral de plantas. Fotossíntese. Translocação de solutos orgânicos. Reguladores Vegetais, fotomorfogênese, frutificação.

 

Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Ciências

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:A prática do ensino nos cursos de licenciatura. Objetivos do ensino de ciências. Planejamento no ensino de ciências. O professor de ciências. Métodos e técnicas no ensino de ciências. Avaliação. Confecção de instrumentos de ensino de ciências. Temas livres em ciências. Instrumentação para o ensino de Ciências.

 

Disciplina: Fisiologia Animal Comparada

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Circulação. Respiração. Pigmentos respiratórios. Digestão, absorção e tomada de alimento. Metabolismo energético. Osmorregulação e excreção. Evolução e filogênese do sistema nervoso. Sistema sensorial e motor de invertebrados e vertebrados. Endocrinologia comparada.

 

Disciplina: Etologia e Ecologia Animal

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Noções básicas e determinantes biológicos do comportamento animal, enfatizando sua origem, filogenia, evolução e ontogenia, incluindo fundamentos neurológicos e controle hormonal. Ecologia comportamental. Estudo sobre comportamento comparativo. Metodologia de estudos do comportamento animal. Princípios e conceitos referentes às organizações no nível de população da espécie. Princípios e conceitos sobre a organização populacional no nível interespecífico. Comunidades.

 

Disciplina: Geoprocessamento, Manejo e Gestão Ambiental

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:Cartografia básica, Princípios de geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Modelo de dados em sistemas de informação geográfica, processamento de imagens, modelagem numérica de terreno, álgebra de mapas e análise espacial. Uso de Sistemas de informações geográficas em estudos e planejamento ambiental de bacias hidrográficas. Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e Legislação de Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil. Métodos de Avaliação, Identificação, Caracterização dos Impactos Ambientais.Processos e métodos de recuperação de área degradada. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.

 

Disciplina: Oficina de Ensino de Biologia

Carga horária: 150 h

Série:

Ementa:Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre diversos conteúdos biológicos para o licenciando fazer utilização em sala de aula e em laboratório, integrando a formação teórica e prática. O objetivo desta disciplina é desenvolver no licenciando a criatividade para elaboração e adequação de instrumental para aulas de Biologia.

 

Disciplina: Imunologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Sistema completo. Imunogenética. Cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpos e por células. Imunidade a infecções. Imunoprofilaxia.

 

Disciplina: Libras

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audio-visuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.

 

Disciplina: Bioética e Biossegurança

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Conceito, história da bioética, Principais acordos internacionais de diretrizes em Bioética, Pesquisa em seres humanos, Pesquisa em animais, Reprodução assistida, Aconselhamento genético, Genética forense, Projeto Genoma Humano, Terapia celular e Terapia gênica. Contextualização, Biossegurança laboratorial, Segurança Química e Gerenciamento de resíduos, Biossegurança na experimentação animal, Lei Brasileira de Biossegurança, Biossegurança na pesquisa e comercialização de OGMs.

 

Disciplina: Sociologia e Antropologia

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa:Conceitos básicos de Antropologia. Origem da humanidade. Fases do desenvolvimento Humano. Conceituação de etnocentrismo e relativização cultural. Relações de gênero. Relações etnico-raciais. O passado cultural do Homem. Os grupos antropológicos brasileiros. História e cultura afro-brasileira e Africana. As estratificações sociais.

 

Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Biologia

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa:Parâmetros Curriculares Nacionais.Objetivos do ensino de Biologia. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Perfil do professor de Biologia. Elementos de planejamento do ensino de Biologia. Métodos, estratégias e técnicas para o ensino de Biologia. Avaliação: formas, instrumentos e critérios. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Instrumentação para o ensino de Biologia.

 

Disciplina: Ecologia Vegetal e Fitogeografia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa:O ambiente físico.Classificação ecológica das plantas. Interações planta x planta. Interações planta x animal. Estrutura e dinâmica de populações vegetais. Estrutura e dinâmica de comunidades vegetais. Sucessão vegetal. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Biomas mundiais. Fitogeografia do Brasil. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Fitogeografia do Brasil.

 

Disciplina: Evolução

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Histórico do pensamento evolutivo, evidências da evolução, seleção natural, adaptação, deriva genética, evolução molecular, origem e manutenção da variabilidade genética, história da vida, conceitos de espécie, isolamento reprodutivo, especiação, coevolução e evolução humana.

 

Disciplina: Biogeografia

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Introdução à Biogeografia. História e Conceitos básicos. Deriva Continental e Tectônica de Placas. Distribuição, Variações geográficas e Clima. Biogeografia ecológica. Regiões Biogeográficas, fauna e flora. Espécie, especiação, extinção e Conceitos de espécie. Endemismo, Provincialismo e Disjunção. Biogeografia de Ilhas e Biogeografia histórica. Centro de Origem e Método Filogenético.

 

Disciplina: Biologia da Conservação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:Princípios da Biologia da conservação. Diversidade Biológica: Distribuição e Ameaças. Conservação de Populações, espécies e comunidades. Saneamento ambiental, manejo de parques e reservas biológicas. Elementos de Legislação Ambiental.

  

Disciplina: Educação Ambiental

Carga horária: 45 h

Série:

Ementa:Histórico da Educação Ambiental. Estratégias para a Educação Ambiental. Princípios e Práticas da educação ambiental com vistas à cidadania. Educação ambiental formal e informal. Aplicações nos currículos de ciências e biologia. As implicações da educação Ambiental com o desenvolvimento científico-tecnológico e papel da escola.