CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Considerando, que a elaboração de um trabalho de Trabalho de Conclusão de Curso teórico/prático é um pré-requisito para a obtenção do grau de Licenciado em Ciência Biológicas, ficam estabelecidas as seguintes normas para o cumprimento desta etapa:

Art. 1º. O conteúdo teórico-prático a ser desenvolvido, nas áreas de interesse, será estabelecido em um Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado ao Colegiado do Curso, sob supervisão de um docente da UENP.

Art. 2º. Na 5ª série do Curso, o estudante deverá apresentar uma Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvida na área de interesse, em qualquer Colegiado da UENP que apresente afinidade com o Curso.

Parágrafo único. Caso o estudante não conclua a Trabalho de Conclusão de Curso até o final da 5ª série, deverá matricular-se novamente para concluí-la.

Art. 3º. O estudante poderá ter como orientador, qualquer professor do quadro docente da UENP, em qualquer um de seus campi, desde que o mesmo seja considerado apto pelo colegiado de origem do aluno, levando em consideração afinidade com a grande área de Ciências Biológicas.

§1º Em caso de projetos de Trabalho de Conclusão de Cursos realizadas em outra instituição de ensino ou pesquisa o aluno deverá ter um orientador dentro do colegiado a que pertence e um co-orientador na instituição colaboradora.

§2º Em caso de necessidade o estudante pode requerer um co-orientador, o mesmo pode ser de qualquer campus da UENP, ou mesmo de uma segunda instituição de ensino ou pesquisa.

Art. 4º. Os projetos de Trabalho de Conclusão de Cursos podem ser desenvolvidos em duplas, porém estes casos devem ser avaliados individualmente pelo colegiado de curso.

Art. 5º. Os professores deste colegiado, terão contadas, em suas cargas horárias, 1(uma) hora de ENSINO para cada projeto de Trabalho de Conclusão de Curso que orientarem.

Art. 6º. Anualmente, será estabelecido pelo colegiado de curso, um calendário, para desenvolvimento do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, obrigatoriamente, no segundo bimestre deve ser apresentada a revisão bibliográfica parcial, que terá valor 1,5 (um vírgula cinco) e no terceiro bimestre deverão ser apresentados a metodologia e os resultados parciais, que terão valor 2,0 (dois). A obediência aos prazos estabelecidos e atribuição das notas ficam sob responsabilidade do coordenador do colegiado.

Art. 7º. As Trabalho de Conclusão de Curso deverão ser apresentadas durante o quarto bimestre. As apresentações terão duração de 10 (dez) minutos com mais 5 (cinco) minutos de argüição por parte dos professores presentes. O professor orientador deverá atribuir nota de 0,0 (zero) a 6,5 (seis vírgula cinco).

Art. 8. Os casos omissos, bem como os recursos apresentados serão apreciados e resolvidos por este colegiado.

Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso:

A regulamentação para escolha de orientadores, áreas nas quais serão desenvolvidos os projetos obedecerão aos mesmos critérios adotados no item 3.8.

Art. 1º. Os projetos deverão ser apresentados aos orientadores durante o terceiro bimestre da 4ª série, em data estabelecida anualmente pelo colegiado de curso. Os orientadores atribuirão nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) e encaminharão ao colegiado.

Art. 2º. Os projetos que não forem aprovados deverão ser reapresentados durante o quarto bimestre da 4ª série, sob pena de reprova e impedimento de realizar a Trabalho de Conclusão de Curso.