UENP promove I Seminário Interdisciplinar de Memória

Segunda, 18 Julho 2016 14:12 por Assessoria de Comunicação Social

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, de 11 a 13 de julho, o I Seminário Interdisciplinar de Memória da UENP. O evento aconteceu no PDE do Campus de Jacarezinho. A ideia do evento foi promover um espaço para discussão da cultura regional.

"Acreditamos que conhecer e debater a cultura da região é fundamental para conservarmos a memória de quem somos e do que somos. E, no ambiente universitário, essa discussão se dá por meio do relato de experiências, e de projetos de pesquisa e extensão que colaboram veementemente para a manutenção cultural da região Norte do Paraná", explica a pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho.

Durante os três dias de Seminário, foram realizadas conferências, mesas redondas e oficinas. A professora-doutora Vânia Dutra Azeredo, da PUC-Campinas, foi uma das conferencistas. Segundo ela, eventos assim são fundamentais para a formação dos alunos. "São momentos muito importantes para troca de ideias, discussões e até mesmo para ajudar os acadêmicos a definir o que farão como profissionais. Se serão de fato pesquisadores e em quais linhas de pesquisa vão atuar", pontuou.

A aluna do 3º ano de Filosofia do Campus de Jacarezinho, Talita Maria Mantoan, participou do Seminário. Para ela, o evento representa um marco para a Universidade. "A UENP está fazendo o que as grandes universidades fazem. Abrindo espaço para discussões importantes para o conhecimento e o aprendizado. Eu fiquei muito entusiasmada com o Seminiário. Foi maravilhoso. E já estou esperando pelos próximos".

Exposição

Durante o Seminário, também foi realizada a exposição “Ourinhos: Memória em Movimento”. A exposição é organizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) de Ourinhos, que recuperou e digitalizou documentos históricos relacionados à história de Ourinhos e região. Segundo a sócia-fundadora da AABiP, Neusa Fleury Moraes, trazer a exposição para Jacarezinho foi uma oportunidade de mostrar um pouco da história da região. "A exposição traz recortes de jornais que datam do início do século passado. É um registro do nosso passado. E fazer com que esse passado seja conhecido e preservado é uma das missões da nossa Associação", afirmou.

Programação

O evento teve início com a palestra da professora-doutora Vânia Dutra Azeredo, da UNICAMP, que apresentou o tema “Memória, História e Ressentimento como adeus ao humanismo: uma leitura do filme Dogville, de Lars Von Trier, a partir de Nietzsche”.

Na terça-feira, dia 12, o evento iniciou-se às 14h com apresentação da mesa-redonda “A formação da memória em perspectivas”, com participação dos professores-doutores Ricardo Leão, Janete Leiko Tanno e Guilherme Muller Junior, sob mediação do professor Alexander Gonçalves. Após a discussão, houve sessões de comunicação.
À noite, o evento contou com a conferência do professor-doutor Weslei Cândido, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), intitulada “Memória, ressentimento e testemunho nas narrativas sobre a ditadura na América Latina”. Além disso, houve o lançamento do romance “Travessia: a felicidade não mora ao lado”, do professor-doutor Moacyr Medri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Na quarta-feira, o professor-doutor Renato Carneiro, diretor geral do Museu Paranaense, ministrou a oficina intitulada “Museu Paranaense: planejamento de programas e gestão de acervo”. Ainda no mesmo dia, o professor-doutor Rodolfo Fiorucci, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ministrou a palestra intitulada “História, Memória e Esfera Pública”. Além disso, houve relato de experiência com as alunas Gabriely Cristine de Souza, Maria Eduarda Yaros e Vitória Sumaya Tauil, do IFPR. A apresentação objetivou discutir sobre o processo de elaboração da obra “Baú de Memórias: reminiscências de idosos nos 30 anos de redemocratização (Jacarezinho-PR)”, que apresenta relatos e memórias sobre a Ditadura Militar em Jacarezinho.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), em conjunto com os grupos de estudos “Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidade e Educação Patrimonial” (PEBEC), do colegiado de História, ao “Grupo de Estudos em História da Filosofia e Imagens do Pensamento” (GEHFIP), do colegiado de Filosofia e ao “Grupo de Estudos Literatura e História: Memória e Representação”, do colegiado de Letras.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 10:46

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD