Equipe da UENP vence maratona digital e ganha viagem para os EUA

Terça, 12 Abril 2016 16:30 por Assessoria de Comunicação Social
Acadêmicos da UENP ficam em primeiro lugar no 1º Hackathon Smart Agro ExpoLondrina 2016; evento reuniu 80 competidores, em 18 equipes Acadêmicos da UENP ficam em primeiro lugar no 1º Hackathon Smart Agro ExpoLondrina 2016; evento reuniu 80 competidores, em 18 equipes

A equipe SafeSeed, formada por Dionatan Felipe Morganti da Silva, Douglas da Silva Machado, Gustavo Fontolan e Luiz Guilherme Lira de Arruda, dos cursos de Agronomia e Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, ganhou o primeiro lugar no 1º Hackathon Smart Agro ExpoLondrina 2016, com o projeto que “monitora, via sensoriamento remoto, dados de umidade e temperatura do solo em duas profundidades de perfil”. O evento, que trouxe como o tema “Os desafios do agronegócio inteligente: IoT como fonte de competitividade”, reuniu 80 integrantes, em 18 equipes e mais de 60 mentores.

A equipe da UENP, que recebeu o prêmio de R$ 5 mil pelo primeiro lugar na competição, também ganhou uma visita ao Vale do Silício, região pólo industrial que concentra diversas empresas de tecnologia da informação e computação, dentre outras, nos Estados Unidos. O prêmio foi concedido pela parceria entre APEX Brasil /SRP. Faz parte ainda da premiação, a incubação na Aintec/Intuel (UEL) na modalidade “pré-incubação”, consultoria ofertada pelo Sebrae Londrina e uma bolsa integral de MBA na unidade do SENAI, em Londrina, no valor médio de R$ 15 mil, a ser dividida entre os membros da equipe da UENP.

A maratona, que reuniu programadores, designers, empreendedores e outros profissionais ligados ao agronegócio, teve como o objetivo desenvolver, em tempo recorde, softwares que atendessem ao desafio estabelecido pela organização, transformando informações de interesse relacionado ao tema Agronegócio em soluções digitais acessíveis. Os resultados foram divulgados no domingo (10/04) no recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga, na 56ª Exposição Agropecuária de Londrina. O Hackathon, que teve mais de 40 horas de trabalho ininterruptas até o domingo, 10, teve inicio na sexta-feira, 8.

Outros projetos premiados

O segundo lugar da maratona ficou com a equipe Campo Limpo, com o projeto que traz “solução para o compartilhamento colaborativo de incidências de doenças, pragas e plantas daninhas”. A equipe, de Porto Alegre (RS), foi formada por Pedro Martins Dusso, Paulo Vitor Silvestrin, Thomas da Silva Rodrigues e Francisco Gerdau de Borja. A equipe recebeu o prêmio de R$ 3 mil.

A equipe Zero Waste ficou com o terceiro lugar com o projeto “Otimização de logística no transporte e recolhimento de ração para animais”. O grupo, de Curitiba, foi formado por Jairo Rafael Cantillo Molina, Matheus Donizete Matos da Silva, Anderson Tadashi Santos e Igarashi Emmanuell Scolimoski. A equipe recebeu o prêmio de R$ 1 mil.

Realização

A realização e organização do evento foi da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Senai, Sebrae, Codel, Sercomtel, UEL (Intuel/Aintec), IBM, APL de TI da região de Londrina, Cintec e Sinfor, com o apoio da Terra Roxa, Fundação Meridional, Emater, Seab, Iapar, Sindicato Rural, entre outros parceiros. A Sociedade Rural do Paraná anunciou a 2ª edição do Hackathon Smart Agro na Expo Londrina em 2017.

Com informações da Assessoria de Imprensa – SRP

Última modificação: Terça, 12 Abril 2016 16:43

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.