UENP participa de "Dia de Campo" para pecuristas em Santo Antônio da Platina

Sexta, 01 Julho 2016 15:24 por Assessoria de Comunicação Social
Professor da UENP, Marcelo Alves, entrega documento em homenagem ao senhor Rudolf Reich (foto), um dos primeiros produtores a criar gado Zebu e Nelore, no Brasil, nos anos 70; evento reuniu 75 produtores de toda região e incluiu  visitas a propriedades referências no gado de corte Professor da UENP, Marcelo Alves, entrega documento em homenagem ao senhor Rudolf Reich (foto), um dos primeiros produtores a criar gado Zebu e Nelore, no Brasil, nos anos 70; evento reuniu 75 produtores de toda região e incluiu visitas a propriedades referências no gado de corte

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou na quinta-feira (30/06), de um "Dia de Campo" para pecuaristas realizado na zona rural de Santo Antônio da Platina. O evento foi promovido pelo Programa Pecuária Moderna, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Cerca de 75 pecuaristas participaram das atividades que incluiu visitas a duas propriedades consideradas referências na criação de gado de corte. A UENP, que faz parte do Comitê Regional do Programa, foi representada pelo professor Marcelo Alves da Silva, do curso de Medicina Veterinária do Campus Luiz Meneghel. "O Programa busca potencializar ainda mais a pecurária aqui na região. A UENP colabora com a estrutura, através dos laboratórios que podem dar suporte em caso de necessidade, e também ajudamos na programação dos eventos realizados pelo comitê", explica o professor.

Uma das propriedades visitadas foi a do produtor João Cláudio Gaudêncio, que há oito anos começou a criar Angus, um gado que produz carne de alta qualidade. Ali os produtores puderam conhecer como o pecuarista trabalha, além de trocar experiências. "Eu fico muito feliz em receber outros produtores aqui na propriedade. Até porque nós não podemos guardar o conhecimento que temos só para nós mesmos. É preciso passar para os outros. Isso faz com que nós produtores fiquemos mais fortes", conta o pecuarista.

Durante o evento, o professor Marcelo Silva respondeu a diversas perguntas sobre a criação, alimentação e o desenvolvimento do gado. "Além de oferecermos a estrutura física da Universidade, oferecemos também esse suporte intelectual. Aqui nós participamos das conversas, orientamos os produtores. E colaboramos para que todos encontrem a melhor forma de melhorar a produção", disse. O professor fez ainda a entrega de um documento em homenagem ao produtor Rudolf Reich, de Conselheiro Mairinck. O pecurista, de 83 anos, foi um dos primeiros produtores a criar o gado Zebu e Nelore, quando as duas raças foram trazidas para o Brasil na década de 70.

Reich, que ficou bastante emocionado durante a homenagem, disse que o sucesso de um bom pecuarista está no conhecimento. E atividades como o "Dia de Campo" ajudam muito no aprendizado. "Esses encontros são sempre muito proveitosos. Até por que tem uma Universidade nos dando todo o apoio e passando conhecimento a todos nós", disse o produtor. "Nós temos que aproveitar isso. Eu estudei muito a minha vida toda. Amo a pecuária. E mesmo aos 83 anos, não me canso de aprender", concluiu.

Programa Pecuária Moderna

O Programa Pecuária Moderna foi criado em 2015 pelo Governo do Estado, para incentivar e fortalecer o mercado de carne bovina para que o Paraná se torne referência em segurança alimentar. Em todo o Estado o Programa possui 16 comitês regionais. O Comitê Regional do Norte Pioneiro tem sede em Santo Antônio da Platina.

Última modificação: Sexta, 01 Julho 2016 16:19

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.