EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – Bacharelado

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: A disciplina aborda métodos de estudo em Anatomia; planos de construção do corpo humano; leis gerais de crescimento e fatores gerais de variação; estudo dos sistemas tegumentar, ósseo-articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal, reprodutor masculino e feminino, nervoso, endócrino e órgãos dos sentidos. Por meio de exposição interativa de conteúdo, com apoio de livro texto e atlas de anatomia, e desenvolvimento de prática de laboratório, esta disciplina permitirá ao aluno o reconhecimento das diferentes estruturas que compõem o corpo humano e sua localização, constituindo a base para todas as atividades de enfermagem.

 

Disciplina: Biofísica

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Processos de transporte através de membranas celulares. Bioeletrogênese. Transmissão sináptica. Biofísica da contratação muscular. Noções de Radiologia e Radioproteção.

 

Disciplina: Biologia celular

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Noções de microscopia óptica e eletrônica. Células eucariontes e procariontes. Células a nível molecular. Morfofisiologia e ultra-estrutura dos componentes celulares e suas interações. Relações entre a biologia celular, a origem de doenças e disfunções que afligem o homem na atualidade.

 

Disciplina: Bioquímica

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: A célula e sua organização bioquímica; Química e função biológica de aminoácidos e proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos; Metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos; Regulação e integração do metabolismo em mamíferos; Bioquímica analítica qualitativa.

 

Disciplina: Fisiologia Humana

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Sistema nervoso, Cardiovascular, respiratório, renal, digestivo, endócrino, reprodutor e sangue.

 

Disciplina: Embriologia e Histologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Mitose e Meiose, Controle do Ciclo celular. Gametogênese. Fecundação. Fertilização Estudo das oito primeiras semanas da embriogênese humana. Crescimento Fetal. Destino dos folhetos germinativos. Características dos períodos embrionários e fetais. Anexos Embrionários. Evolução Humana. Estudo histológico dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

 

Disciplina: Saúde Ambiental

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O meio ambiente humano, qualidade de vida e saúde. Riscos no trabalho, habitação e meio hanbiente. Políticas ambientais, interações entre sistemas, natureza e sociedade. Doenças Crônicas não Transmissíveis (DANT).

 

Disciplina: Ciências Sociais em Saúde

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Esta disciplina introduz conteúdos acerca das diversas dimensões da relação indivíduo e sociedade e os seus condicionantes culturais, políticos e econômicos. Aborda os processos saúde-doença enquanto fenômeno social produzidas e reproduzidas na sociedade pelas diferentes culturas e grupos, mediante a perspectiva teórica das ciências sociais na sua tripla composição disciplinar: antropologia, sociologia e ciência política.

 

Disciplina: Introdução a Metodologia da Pesquisa Científica e Bioestatística

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Pesquisa conceitos. Pesquisa em enfermagem. Processo de Pesquisa. Projeto de Pesquisa: passos e construção. Introdução à bioestatística; Estatística descritiva: variáveis, tabelas, gráficos, medidas de posição; Amostragem e estimação; Noções de probabilidades e distribuições; Regressão e correlação; Testes de hipóteses; Análise de variância e separação de médias. Sistemas operacionais: fundamentos e conceitos básicos. Navegadores. Motores de busca online: expressões e regras sintáticas de busca. Processadores e Editores de Texto. Gerenciadores de apresentações. Planilhas eletrônicas. Softwares e Aplicativos de suporte para a área de informática

 

Disciplina: Enfermagem como Profissão/Fundamentos para o processo de cuidar / Relações Humanas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Enfermagem e sua evolução histórica. Tendências, perspectivas e contribuições científicas do avanço social da profissão. Equipe de enfermagem, espaços de atuação do enfermeiro. Instrumentos básicos de atuação profissional. Entidades representativas. Fundamentos para o Processo de Cuidar visando a introdução do aluno na comunidade, escolas, creches, instituições de saúde em diferentes níveis de assistência para contextualização das práticas em saúde, de maneira gradativa a fim de favorecer a aprendizagem num nível crescente de complexidade para o cuidado de enfermagem.

 

Disciplina: Legislação e ética profissional de enfermagem

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos da ética profissional. Direitos e deveres do profissional de enfermagem. Direitos do paciente. Noções de bioética. Análise da lei do exercício profissional. Responsabilidade ética, civil e penal da equipe de enfermagem. Dilemas éticos.

 

Disciplina: Fundamentos práticos para o cuidado de Enfermagem I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à realização do cuidado integral ao ser humano, no ciclo vital, com ênfase nas técnicas fundamentais de enfermagem (básicas); Prevê Atividades de Clínica Prática intercaladas aos conteúdos teóricos em ambiente hospitalar e na atenção primária

 

Disciplina: Microbiologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Características gerais de micro-organismos (bactérias, fungos e vírus). Morfologia e citologia bacteriana. Fisiologia e genética bacteriana. Crescimento microbiano (cultivo, isolamento e identificação bacteriana). Métodos de controle de crescimento de micro-organismos. Antimicrobianos. Mecanismos microbiano de patogenicidade – Microbiota normal do corpo humano. Estudo das principais bactérias patogênicas para o homem. Características gerais dos vírus. Principais viroses de importância médico humana. Coleta e transporte de material clínico humano. Infecções Hospitalares.

 

Disciplina: Processos Patológicos Gerais

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Introdução à Patologia Geral: homeostasia, Saúde x Doença, etiologia, etiopatogenia, fisiopatologia. Lesões Celulares Reversíveis e Irreversíveis. Distúrbios da Circulação. Distúrbios do Crescimento e Diferenciação Celular. Carcinogênese e Neoplasia. Inflamação e Mediadores Químicos da Inflamação. Cicatrização.

 

Disciplina: Parasitologia Humana

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Relações parasito-hospedeiro. Protozoários e helmintos de interesse da saúde. Modos de infecção e infestação, diagnóstico, profilaxia e controle das doenças parasitárias do país e região. Entomologia da saúde: principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças.

 

Disciplina: Farmacologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Farmacocinética, farmacologia sna, snc. Sistemas cardiovascular e renal. Aparelho digestivo. Autofarmacologia. Anestésicos locais. Antinflamatórios. Corticóides. Insulina e hipoglicemias orais. Coagulantes e anticoagulantes. Ocitócicos e anovulatórios. Antibióticos e quimioterápicos. Antissépticos e desinfetantes. Interação medicamentosa. Intoxicações exógenas agudas

 

Disciplina: Genética Humana

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estrutura e funcionamento do DNA e cromossomos, Padrões de herança em humanos, Genética de populações humanas, Erros inatos do metabolismo, Alterações cromossômicas em humanos, Distúrbios Multifatoriais, Genética do câncer, Genética na prática da assistência à saúde.

 

Disciplina: Psicologia Aplicada à Saúde

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Princípios básicos de funcionamento do aparelho psíquico. Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente. Fenômenos psicossomáticos. Integração profissional e atuação na equipe multidisciplinar, Doença e saúde. Doença e família. Atitude diante da morte. Teorias da Psicologia. 

 

Disciplina: Imunologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Noções sobre antígeno e órgãos linfóides, imunoglobulinas, interação antígeno e anticorpo. Sistema complemento. Resposta imune humoral, celular e cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpo e por células. Imunodeficiência e imunodepressão. Imunohematologia, imunologia de transplantes e tumores. Autoimunidade.Imunoprofilaxia e imunodiagnóstico.

 

Disciplina: Atenção à Saúde Coletiva I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Sistema de Saúde no Brasil: evolução e conceitos básicos. Legislação e Normas Operacionais do SUS. Controle social e financiamento do SUS. Sistema Municipal de Saúde (municipalização e territorialização). Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal. Vigilância em Saúde como unidade de práticas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador.

 

Disciplina: Fundamentos de Nutrição e Dietoterapia

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Compreende o estudo das diversas necessidades nutritivas dos indivíduos em todas as fases do ciclo vital. Aborda a constituição, classificação e função dos diferentes alimentos com o propósito de subsidiar intervenções de enfermagem vinculadas a tais características, bem como às condições de acesso aos diversos tipos de alimentos, hábitos culturais, possibilidades de incrementos na ingestão alimentar entre outras. Estudo da dietoterapia nas condições especiais ou patológicas.

 

Disciplina: Epidemiologia em Saúde

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: História da Epidemiologia, Definição, conceitos, princípios e terminologias. Níveis de prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva e analítica. Vigilância Epidemiológica. Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Epidemiologia descritiva e analítica Transição epidemiológica e transição demográfica. Sistemas de Informações em Saúde. Epidemiologia nos Serviços de Saúde. Função da CCIH. Indicadores de Saúde.

 

Disciplina: Fundamentos práticos para o cuidado de enfermagem II

Carga horária: 270 h

Série:

Ementa: Sistematizar a Assistência de Enfermagem prestada ao ser humano na fase adulta e direcionada à satisfação das necessidades humanas básicas a partir de conteúdos éticos, teóricos e práticos acerca do cuidar e do processo de cuidar em enfermagem. Interpretação de exames diagnósticos (laboratoriais e de imagem). Procedimentos invasivos de enfermagem. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à realização do cuidado integral ao ser humano, no ciclo vital, com ênfase nas técnicas fundamentais de enfermagem (avançadas); Atividades de Clínica Prática intercaladas aos conteúdos teóricos em ambiente hospitalar e na atenção primária.

 

Disciplina: Enfermagem em Clínica Medico-Cirúrgico

Carga horária: 210 h

Série:

Ementa: Aplicação da metodologia de assistência ao cliente adulto clínico e cirúrgico, com considerações aos extremos da idade, às doenças crônico-degenerativas, com estudo dos aspectos clínicos epidemiológicos, abordando as ações preventivas, curativas, cirúrgicas e de reabilitação, a nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Assistência de Enfermagem as patologias dos diversos sistemas com enfoque médico-cirúrgico. Identificação das respostas humanas frente às limitações, a fim de programar um plano de cuidado de forma ordenada e sistemática, executar e prestar assistência ao cliente, família e comunidade referentes às afecções e intercorrências clínicas e cirúrgicas, caracterizada por uma assistência holística realizada de forma intelectual e deliberada.

 

Disciplina: Enfermagem Perioperatória, Central de materiais e Esterilização

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Cuidado de enfermagem ao cliente no período perioperatório e desenvolvimento de atividade no complexo de central de material e esterilização.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Tipos e métodos de pesquisa e suas aplicações na Enfermagem. Operacionalização de pesquisas. Métodos e técnicas de análise e coleta de dados. Redação e estrutura de métodos científicos. Da pesquisa para a prática.

 

Disciplina: Atenção à Saúde Coletiva II

Carga horária:150

Série:

Ementa: Assistência básica de enfermagem à saúde da criança, mulher e adulto em nível de atenção básica por meio de ensino e estágio supervisionado. Educação em saúde. Modelo Assistencial. Intervenções de enfermagem na saúde coletiva. Sistematização da assistência de enfermagem na atenção básica.

 

Disciplina: Enfermagem em saúde mental e Psiquiatria

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Promoção de saúde mental por meio do relacionamento interpessoal e grupal e da comunicação. Política Nacional de Saúde Mental. Aplicação de metodologia de assistência de enfermagem nos transtornos mentais, visando à promoção da saúde e reintegração do doente na família e na comunidade

 

Disciplina: Saúde do Idoso

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Atuar nos cuidados necessários com idoso inserido em seu contexto. Reconhecer as limitações físicas e psico-sociais no processo de envelhecimento. Estratégias de promoção de acordo com a realidade a manutenção da qualidade de vida. O significado do cuidar. O processo de envelhecimento e suas repercussões no cuidar. O cuidador profissional e familiar: deveres, direitos e repercussões. A família como unidade de cuidado. Atenção ao idoso no domicilio, em ILPI e em serviços de saúde: direitos e deveres.

 

 

Disciplina: Saúde da Mulher

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Estudo morfológico do aparelho reprodutor feminino. Fisiologia e endocrinologia do processo gestatório. Embriologia. Conceitos de saúde da mulher. Gênero, saúde sexual e saúde reprodutiva. Direitos reprodutivos. Políticas de atenção a saúde da mulher. Humanização e assistência integral à saúde da mulher durante o pré-natal, parto e puerpério. Cuidado de enfermagem no período gravídico – puerperal. Semiologia e semiotécnica aplicadas a mulher. Aleitamento materno. Prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama. Planejamento familiar. Climatério. Abortamento. Afecções ginecológicas e obstétricas. Violência contra a mulher.

 

Disciplina: Saúde do Neonato, Criança e Adolescente

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Assistência de Enfermagem ao recém-nascido normal, prematuro, baixo peso e de alto risco. Acompanhamento ativo ao crescimento e desenvolvimento normal do neonato, criança e adolescente. Saúde do escolar, adolescente e família: ações preventivas e educativas. Sistematização da Assistência de Enfermagem nas afecções clínicas e cirúrgicas do neonato, criança e adolescente. Saúde integral: redução da mortalidade infantil e neonatal. Assistência de Enfermagem do nascimento à adolescência implementando intervenções à saúde, pautado no ensino, pesquisa e gerenciamento dos riscos e agravos.

 

Disciplina: Administração em Saúde e aplicada a Enfermagem

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Teorias da Administração. Funções do administrador. Princípios da administração. Gestão de pessoas. Estilos de liderança e Gestão da qualidade. Funções administrativas do enfermeiro na unidade hospitalar e unidade básica de saúde.

 

Disciplina: Práticas Clínicas em Alta Complexidade

Carga horária: 210 h

Série:

Ementa: Atendimento de enfermagem a pacientes que necessitam de cuidados em unidades de urgência e emergência e terapia intensiva por meio da aplicação da Sistematização da Assistência e humanização do cuidado.

 

Disciplina: Estágio curricular supervisionado – Internato

Carga horária: 930 h

Série:

Ementa: Vivência das diversas situações de saúde-doença da prática profissional. Avaliação das necessidades de saúde. Aplicação da Metodologia da Assistência de Enfermagem. Atuação na gerência dos serviços de enfermagem, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com supervisão indireta. Elaboração e aplicação de projetos assistenciais e individuais específicos à área de enfermagem, aos quais contemplem atividades de aprendizagem cultural, social e de desenvolvimento técnico-científico, podendo resultar em subsídios à elaboração de trabalho final monográfico.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa II

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: Trabalho monográfico dentro das áreas de conhecimento e atuação do enfermeiro, com acompanhamento de um orientador conforme normas do curso de Enfermagem.