III Encontro de Pesquisa em Educação
a Quarta-feira, 08 Maio 2013
Contato Colegiado de Pedagogia pelo telefone: 43-3904-1872

bn epe3

Universidade e pesquisa: a construção do pensamento crítico

Pesquisa: "a investigação de algo que nos lança na interrogação, que nos pede reflexão, crítica, enfrentamento com o instituído, descoberta, invenção e criação"
(Marilena Chauí)

Apresentação
O Encontro de Pesquisas em Educação promovido pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Cornélio Procópio, é um evento institucional que tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da pesquisa científica no âmbito da educação. Com periodicidade anual, sua organização é realizada pelos grupos de pesquisas do Colegiado de Pedagogia registrados no CNPq e certificados pela instituição.
Neste ano de 2013, o III Encontro traz o tema central "Universidade e pesquisa: a construção do pensamento crítico", com a preocupação em promover um espaço de discussão e reflexão sobre o papel da universidade e da pesquisa frente aos desafios postos pela realidade social vigente.
O Colegiado de Pedagogia e seus grupos de pesquisa convidam todos aqueles comprometidos com a produção de conhecimento visando à melhoria da qualidade social da educação brasileira e, em especial, da Região Norte do Paraná, a participar deste Evento que será realizado nos dias 07 e 08 de maio, no Campus de Cornélio Procópio.

Nesta edição, o evento terá carga horária de 20 horas conforme cronograma abaixo:

14h - 15h

15h -16h45

Credenciamento dos participantes

Abertura oficial e apresentação dos grupos de pesquisa do Colegiado de Pedagogia

Documentário e debate:

Memória do movimento estudantil. Silvio Tendler. Parte 1: “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. (65 min.)

Noite

18h - 19h

19h30- 22h

Exposição de livros e demais publicações

Palestras e debates com:

- Profa. Dra. Ângela Maria de Souza Lima (CCH/UEL)

Dda. Angélica Lyra de Araújo (UEL)

Tema: Universidade, formação continuada e educação básica: os desafios da relação ensino/pesquisa na ressignificação dos saberes/fazeres docentes

13h - 14h

14h -15h45

Exposição e venda de livros e demais publicações

Palestra e debate com:

Profa. Drª Ângela Massumi Katuta (UFPR/Litoral)

Tema: Educação do Campo numa perspectiva histórica e política no Brasil/Paraná

Apresentação de trabalhos científicos - categoria Pôster

Noite

18h - 19h

19h30 - 22h

Exposição de livros e demais publicações

Palestras e debates com:

Prof. Dr. Evaristo Cólman (UEL)

Tema: Universidade, autonomia e formação do pensamento crítico

Prof. Dr. Célio Juvenal da Costa (UEM)

Tema: "Universidade e pesquisa: a construção do pensamento crítico". "É possível a construção de um pensamento crítico?"

Encerramento

Local: Todas as atividades serão realizadas no ANFITEATRO DO PDE, no Campus de Cornélio Procópio.

INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES:
Até 29/04/2013 (Obs. Os certificados serão disponibilizados posteriormente à realização do evento no Colegiado de Pedagogia. Acompanhar pelo site (http://www.uenp.edu.br/index.php/ccp) a informação de disponibilização).

Para realizar a inscrição o/a participante deve:
a) Preencher formulário Anexo-A digitado em Word e encaminhar, obrigatoriamente, para o e-mail: .
b) Realizar o pagamento da taxa de inscrição:
* Depósito bancário (Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 0388 - Conta: 217-8 – Operação: 006)
Ou
*No Colegiado de Pedagogia (sala B 05, Campus Cornélio Procópio), com Yara ou Eraildes. De segunda a sexta-feira: das 14h às 17h e das 18h às 21h45.
c) Entregar o comprovante (depósito bancário ou recibo emitido pelo Colegiado de Pedagogia da UENP – Cornélio Procópio), no Colegiado de Pedagogia com a cópia da ficha de inscrição. Este procedimento confirmará a inscrição.
d) Taxa de inscrição:
* Alunos da UENP: R$ 20,00;
* Professores do PDE: R$ 25,00;
* Para demais interessados/as que não se incluem nessas categorias: R$ 30,00

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS (PÔSTER): Até 29/04/2013

Para a submissão de Pôster o participante deve:
a) Realizar o procedimento de inscrição como participante conforme informações do Anexo-A.
b) Verificar normas para submissão de texto e confecção de pôster disponíveis no Anexo-B.
c) Preencher formulário do Anexo-C digitado em Word (.doc) e encaminhar para o e-mail:
d) Aguardar a publicação de Aceite de Trabalhos na página da UENP na data de 03/05/2013.

ANEXOS
Anexo-A – Formulário de Inscrição
Anexo-B – Normas para Submissão de texto e confecção de Pôster
Anexo-C – Formulário para Submissão de Pôster

Folder EPE III

OUTRAS INFORMAÇÕES
Entrar em contato com o Colegiado de Pedagogia pelo telefone: 43-3904-1872.

Local UENP - Campus de Cornélio Procópio - Anfiteatro do PDE