Resultado do Vestibular UENP

CURSO DE GEOGRAFIA

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - AAC

Para obter a sua graduação, o acadêmico deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas em Atividades Acadêmicas Complementares (ACC), regulamentadas pelo Colegiado de Curso de acordo com a resolução CEPE 35/2011 de 23/11/2011 e organizadas nas seguintes categorias: I - Atividades de Ensino; II – Atividades de Pesquisa e III – Atividades de Extensão. As atividades que integram as categorias previstas anteriormente, com suas respectivas cargas horárias, estão elencadas no Regulamento Próprio de AAC proposto pelo Colegiado do Curso, conforme disposto abaixo.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC) DO COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) no curso de graduação em Geografia da UENP, Campus de Cornélio Procópio, elaborado em conformidade com a Resolução 035/2011 - CEPE/UENP

Parágrafo único. O presente Regulamento aplica-se aos alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2012, devendo ser cumprido enquanto vigorar o Projeto Pedagógico do Curso aprovado pela Resolução 032/2011 - CEPE/UENP.

CAPÍTULO II

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 2º. Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) as atividades ligadas à formação acadêmica do aluno, suplementares aos conteúdos ministrados nas disciplinas constantes do currículo pleno, em observância à modalidade do curso de graduação.

Art. 3º. As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), contemplam as seguintes categorias, conforme anexo 01:

a) Atividades de Ensino;

b) Atividades de Pesquisa;

c) Atividades de Extensão;

§ 1º. Constitui atividades de Ensino:

I – Elaborar e ministrar palestras, oficinas e mini cursos.

II - Realizar monitorias na área de Geografia.

III – Participar de projetos de ensino e de iniciação a docência.

§ 2º. Constituem atividades de Pesquisa:

I - Apresentar e/ou publicar artigos vinculados às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas, eventos científicos na área ou áreas afins. 

II - Participar de projetos de iniciação científica, de pesquisa ou de assistência à pesquisa, orientados por docentes da graduação ou por docentes e discentes da pós-graduação.

III - Participar de oficinas de leitura, oficinas interdisciplinares, grupos de estudos relacionados a projetos de pesquisa na área ou áreas afins.

§ 3º. Constituem atividades de Extensão:

I - Cursar disciplinas, no âmbito da UENP, que não pertençam à grade curricular, ministradas através de módulos, em horário diferente do curso, por alunos da pós-graduação, docentes e ex-docentes.

II - Assistir a defesas de monografias, dissertações e teses nas áreas pertinentes ou em temas afins, no âmbito da UENP ou externamente.

III - Participar de cursos de extensão, de seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras, jornadas, estágio não obrigatório, trabalhos de campo no curso de Geografia e áreas afins, no âmbito da UENP ou externamente.

IV - Atividades desenvolvidas através de prestação de serviços à comunidade, especialmente relacionadas à área de Geografia ou correlatas.

V - Participar de representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

VI – Participar de atividades culturais relacionadas ao curso.

CAPÍTULO III

DA CARGA HORÁRIA

Art. 4º. As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) compreendem no mínimo duzentas (200) horas, devendo ser cumpridas, no mínimo, 50 horas por ano letivo.

§ 1º. A carga horária deve ser distribuída preferencialmente entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais de 50% do total de horas previstas.

§ 2º. A carga horária das atividades realizadas na área de Geografia terá 100% de aproveitamento e nas áreas afins serão computados 50% da carga horária.

§ 3º. Caso o acadêmico não comprove a realização das 50 horas de AACC na série, ou realize apenas parte desta carga horária, no ano seguinte, obrigatoriamente, este acadêmico deverá cumprir as 50 horas de AACC referente àquele ano, somado a carga horária que ficou devendo no ano anterior.

CAPÍTULO IV

DOS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO

Art. 5º. Compete ao Colegiado de Curso regulamentar as atribuições e os mecanismos para controle e registro interno das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC).

Parágrafo único. Compete ao Coordenador do Colegiado de Curso, assessorado pela Secretaria do seu Centro de Estudo, antes do término do período letivo, encaminhar à Divisão Acadêmica do Campus a carga horária cumprida por aluno, para registro no histórico escolar.

Art. 6º. Para controle e registro interno das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), o Colegiado deve observar os seguintes procedimentos:

I - A carga horária cumprida por meio de atividades de ensino, na forma de monitoria acadêmica, será lançada a partir do relatório final de monitoria por disciplina, encaminhado pelo docente responsável;

II - A carga horária referente à participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos, será comprovada mediante declaração emitida pelos respectivos coordenadores dos projetos;

III - A carga horária referente à participação em estágios não-obrigatórios, relacionados à área de formação, será lançada a partir do relatório expedido pela concedente do estágio, em observância ao regulamento de cada curso.

Parágrafo único. Somente será convalidada a participação em Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) que puder ser comprovada por atestado, certificado ou outro documento idôneo.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 7º. Como componente curricular, a Atividade Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) assume caráter obrigatório, devendo ser cumprida pelo estudante em conformidade com o previsto no Projeto Pedagógico do Curso, como condição para integralização do curso.

Art. 8º. As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) serão reconhecidas e registradas no histórico escolar pelo quantitativo de horas exigido em cada matriz curricular.

Art. 9º. As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) não podem ser aproveitadas para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

Art. 10º. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Geografia.

Anexo 01

QUADRO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS

 

ATIVIDADES

1.

ENSINO

1.1

Apresentação de palestra, oficina e/ou mini curso que possua relação com disciplinas do curso

1.2.

Realização de monitoria em disciplinas ou laboratório relacionados ao curso

1.3.

Realização de monitoria de curso de extensão relacionado com a formação acadêmica

1.4.

Participação em projetos de ensino e de iniciação a docência

2.

PESQUISA

2.1.

Apresentação e/ou publicação de artigos e/ou resumos expandidos em periódicos científicos, eventos científicos, jornais, revistas especializadas ou meios eletrônicos na área ou em áreas afins

2.2.

Participação como bolsista ou voluntário em projetos de pesquisa ou de assistência a pesquisa orientados por docentes da graduação ou por docentes e discentes da pós-graduação

2.3.

Participação em oficinas de leitura, oficinas interdisciplinares, grupos de estudos relacionados a projetos de pesquisa na área ou áreas afins

3.

EXTENSÃO

3.1.

Disciplina cursada no âmbito da UENP que não pertençam a grade curricular do curso, ministrada através de módulos, em horário diferente do curso, por alunos da pós-graduação, docentes e ex-docentes

3.2.

Participação como ouvinte em defesas de monografias, dissertações e teses nas áreas pertinentes ou em temas afins, no âmbito da UENP ou externamente

3.3.

Participação em cursos de extensão, de seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras, jornadas, estágio não obrigatório, trabalhos de campo no curso de Geografia e áreas afins, no âmbito da UENP ou externamente

3.4.

Atividades desenvolvidas através de prestação de serviços à comunidade, especialmente relacionadas à área de Geografia ou correlatas

3.5.

Participação de representação estudantil junto aos órgãos colegiados

3.6.

Premiação em concurso relacionado com os objetivos do curso