Grupos de pesquisas – Colegiado de Geografia

 

Núcleo de Estudos de Geografia Humana Paranaense - NEGEHP

Líder: Prof. Dra. Coaracy Eleutério da Luz

Descrição do Grupo: A partir das linhas de pesquisa integrantes do grupo almeja-se o engajamento de docentes pesquisadores e o incentivo para discentes de graduação ingressarem na pesquisa. A participação dos discentes ocorre por intermédio de participação voluntária e através de programas vinculados a agências de fomento, desenvolvidos na referida instituição de ensino superior. Assim, dentre as principais atividades do grupo destacam-se: atividades internas de análise, discussão e aprofundamento de assuntos pertinentes à abrangência temática de pesquisa do grupo; publicações nacionais e internacionais dos pesquisadores; participação em eventos científicos (congressos, simpósios, encontros, seminários etc.) nacionais e internacionais; realização de cursos e/ou palestras em outras universidades.

 

Grupo de Estudos sobre Pequenas Cidades (GEPeq)

Líder: Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.

Descrição do Grupo: O Grupo de Estudos sobre Pequenas Cidades (GEPeq) busca contribuir com debates e pesquisas, em diferentes abordagens, acerca das pequenas cidades.

 

Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia – GEPEGEO

Líder: Prof. Dra. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira.

Descrição do Grupo: O Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia - GEPEGEO, visa contribuir com estudos sobre Geografia Escolar e desenvolvimento de Práticas de Ensino de Geografia Física e Humana voltados para a Educação Básica.

 

Geografia Física Aplicada e Análise Ambiental

Líder: Prof. Dr. Ricardo Aparecido Campos.

Descrição do Grupo: Grupo de Pesquisa destinado a produção de conhecimentos ligados à Geografia Física Aplicada e Análise Ambiental, assim como à Geoarqueologia e Museologia.

 

GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento

Líder: Prof. Dra. Vanessa Maria Ludka.

Descrição do Grupo: O Grupo de pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento tem por objetivo pesquisar e aprofundar os estudos sobre a Geografia da fome, território, campo-cidade e desenvolvimento. O mesmo divide-se em duas linhas de pesquisas sendo elas: 1. Geografia da Fome, o Campo, a Cidade e Educação; 2. Espaço, Território, Turismo e Desenvolvimento. O mesmo terá como finalidade reunir estudos realizados pelos pesquisadores e acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e demais convidados.