sisu quarta chamada

- LAGEFA - 


- Laboratório Africanidades: Ensino de Geografia, Território e Cultura – O laboratório tem como objetivo atuar em pesquisas que tenham como foco central a África, seja na dimensão da sua inserção no Ensino de Geografia ou na discussão cultural e territorial que é possível, especialmente via comunidades quilombolas. Além de todo o debate que envolve áfrica e cultura de áfrica nas ciências sociais.
O laboratório reúne três bolsistas de iniciação cientifica e dois grandes projetos de pesquisa em andamento. São eles:

- Reflexões e ações acerca da formação docente em geografia no cenário das africanidades; A dinâmica territorial das comunidades quilombolas de Guajuvira e Água Morna, em Curiúva a partir da relAção de diferentes agências.
Integrantes: Carla Holanda da Silva (Coordenadora); Andressa Sensato Oliveira (bolsista); Letícia Maria Bozelli (bolsista); Patrícia Cristina da Silva (bolsista).
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de orientações: 3


- (Re)produção do espaço urbano de Cornélio Procópio e suas consequências socioespaciais - O presente estudo visa analisar o processo de (re)produção do espaço urbano de Cornélio Procópio, município localizado na mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense, segundo a delimitação regional para o Estado do Paraná do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A busca de compreensão do referido espaço urbano propõe-se a partir do desvendamento do fenômeno espacial articulando-se aos argumentos explicativos da ciência geográfica e ao caso específico analisado em Cornélio Procópio. Tal análise espacial centra-se na produção do espaço urbano, destacando-o como produto da ação humana em condições e situações sociais e históricas específicas, que se realizam no decorrer do processo de reprodução da vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Coaracy Eleutério da Luz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1