CURSO DE LETRAS

As atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se a importante aspecto da formação do futuro educador, pois contribuem para o enriquecimento do currículo e se originam na própria iniciativa e interesse do discente. Elas se abrem a um amplo campo de possibilidades formativas e constituem uma ampliação das oportunidades educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. Apresentam-se como maneiras privilegiadas de flexibilização do currículo.

Por sua natureza, e por ser manifestação de necessária autonomia, devem ser de controle do próprio aluno, que fornecerá à coordenação de seu curso os dados necessários para a devida aprovação. A escolha e o cumprimento das AACC são responsabilidades do estudante, no entanto, o Curso buscará promover oportunidades, bem como estimulará a participação em atividades variadas de modo que este componente curricular contribua efetivamente para a formação plena do educando.               

 A participação dos alunos em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, será considerada como AACC se devidamente reconhecida pela coordenação de curso, que deverá promover os encaminhamentos necessários para registro da carga horária dessas atividades no histórico escolar, arquivando os respectivos comprovantes. Atividades de representação discente, no âmbito da Universidade, bem como a postura pró-ativa dos estudantes em relação às atividades culturais, passam a ser mais valorizadas.

Todas as atividades serão computadas como AACC, anualmente, a partir do ingresso no Curso de Graduação em Letras.

As atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se ao importante aspecto da formação do futuro educador, pois contribuem para o enriquecimento do currículo e se originam na própria iniciativa e interesse do discente. Elas se abrem a um amplo campo de possibilidades formativas, e constituem uma ampliação das oportunidades educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. Apresentam-se como maneiras privilegiadas de flexibilização do currículo.

Por sua natureza, e por ser manifestação de necessária autonomia, devem ser de controle do próprio aluno, que fornecerá à coordenação de seu curso os dados necessários para a devida aprovação. A escolha e o cumprimento das AACC são responsabilidades do estudante, no entanto, o Curso buscará promover oportunidades, bem como estimulará a participação em atividades variadas de modo que este componente curricular contribua efetivamente para a formação plena do educando.

A participação dos alunos em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, será considerada como AACC se devidamente reconhecida pela coordenação de curso, que deverá promover os encaminhamentos necessários para registro da carga horária dessas atividades no histórico escolar, arquivando os respectivos comprovantes. Serão computadas como AACC somente aquelas desenvolvidas a partir do ingresso no Curso de Graduação em Letras.

 

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) DO COLEGIADO DO CURSO DE LETRAS

 

Art. 1º - A ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAL é componente curricular obrigatório devendo ser cumprida pelo estudante para integralização do curso. 

Art.2º. O graduando deve apresentar 75 horas anuais de ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICOCULTURAL de acordo com esta regulamentação, totalizando 300 horas ao término do curso de graduação em Letras.

 Parágrafo único - Quando a carga horária anual AACC não for cumprida deverá ser registrado Habilitado ou Inabilitado, sendo cumulativa para obtenção do total de 300 horas, ficando o aluno impossibilitado de colar grau até que cumpra essa condição, dentro do prazo máximo previsto para integralização do Curso de Graduação em Letras.

 

Art. 3º A ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL será aferida, anualmente, considerando o quadro de atividades abaixo:

Atividade exercida durante o período de integralização do curso

Forma de Comprovação

Valor em Horas - total no curso

Valor Horas ano em por

Representação                estudantil (Colegiado da Graduação, Comissão executiva de curso, Conselho de Centro, Conselhos Superiores, Centro Acadêmico, DCE, UNE...)

Atas ou documentos similares que atestem a nomeação e a exoneração ou término do mandato, emitidas pelo órgão colegiado competente.

Máximo de

40

10

Atividades de pesquisa com bolsa (UENP, CNPq, FA...) ou aprovadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UENP

Documento que ateste o cumprimento das atividades

previstas no projeto, emitido pelo orientador e/ou pelo órgão competente.

Máximo de

40

10

Atividades de pesquisa sem bolsa

Documento emitido pelo orientador da atividade, devidamente validado pelo Colegiado do Curso de Letras. No

Documento deve constar: descrição sumária das atividades, objetivos e apreciação do desempenho do aluno.

Máximo de

20 horas

05

Atividades de extensão com bolsa (UENP, CNPq, FA...) ou aprovadas pela Pró-Reitoria de Extensão da

UENP

Documento que ateste o cumprimento das atividades previstas no projeto, emitido pelo orientador e/ou pelo órgão competente. É vedada convalidação de carga horária que já tenha sido computada para Estágio Obrigatório

Supervisionado.

Máximo de

40

10

Atividades de extensão sem bolsa 

Documento emitido pelo orientador da atividade, devidamente validado pelo Colegiado do Curso de Letras. No Documento deve constar:

descrição sumária das atividades, objetivos e apreciação do desempenho do aluno. É vedada convalidação de carga horária que já tenha sido computada para Estágio Obrigatório supervisionado.

Máximo de

20

05

Atividades          de          monitoria em disciplinas de graduação

Documento emitido pela coordenação do projeto de monitoria, atestando a participação e o desempenho do aluno na atividade.

Máximo de

40

10

Atividades de monitorias ou estágio não obrigatório em ambientes acadêmicos

Documento emitido pelo órgão onde as atividades foram realizadas.

Máximo de

20

05

Participação, como ouvinte, em eventos científicos, acadêmicos ou culturais (minicursos, cursos de extensão, oficinas, colóquios, palestras e outros)

Certificado de participação constando a carga horária da atividade.

Máximo de

20

05

Participação em evento com apresentação de trabalho

Certificado de apresentação emitido pela entidade promotora.

40

10

Publicação de resumos em anais de eventos simples e expandido

Cópia do material publicado.

08

02

Publicação de trabalhos completos em anais de eventos

Cópia do material publicado.

20

05

Publicação de artigos em periódicos científicos com ISSN e conselho editorial

Cópia do material publicado.

40

10

Publicação em periódicos de divulgação científica ou de caráter não acadêmico (jornais, revistas, cartilhas...)

Cópia do material publicado.

12

03

Organização ou participação na organização de eventos científicos

Certificado de participação emitido pela entidade promotora.

Máximo de

20

05

Viagem de estudos na área

Declaração do coordenador da viagem.

20

05

Art. 4º.  A certificação das horas acima descritas se dá somente pela apresentação de documento no qual estejam registradas as horas correspondentes aos eventos, acompanhado de fotocópias dos documentos comprobatórios.

Art. 5º. O Colegiado de é responsável pelos mecanismos de controle e registro interno da Atividade acadêmico-científico-cultural.

 Parágrafo único - Compete ao Coordenador do Colegiado de Curso, assessorado pela Secretaria do seu Centro de Estudo, antes do término do período letivo, encaminhar à Divisão Acadêmica do Campus a carga horária cumprida por aluno, para registro no histórico escolar.

 

Art. 6º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso.