EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS - Licenciatura

Disciplina: Língua Portuguesa I

 

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Introdução à História externa da Língua Portuguesa - a Língua Portuguesa no Brasil e entre outros povos falantes do idioma. Formação e evolução da gramática da Língua Portuguesa. Conceitos de gramática. Noções dos estudos da linguagem verbal. Morfologia: estrutura e formação das palavras da Língua Portuguesa. Introdução à Morfossintaxe: categoria e função dos substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, numerais, advérbios, preposições e artigos.

 

Disciplina: Leitura e Produção de Texto

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Concepções de texto. Leitura e produção de gêneros acadêmicos, literários e não literários. Produção de gêneros orais e escritos. Análise linguística voltada à produção dos textos: coerência, coesão verbal e nominal, conexão, seleção lexical, modalização, utilização das vozes discursivas, paragrafação, pontuação, elaboração das sentenças.

 

Disciplina: Linguística

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Histórico dos estudos da linguagem pré-saussureanos. A linguística como ciência no século XX. Princípios básicos do estruturalismo de Saussure. Principais correntes linguísticas póssaussureanas. Estudos da fonética e da fonologia da Língua Portuguesa. Aspectos fonéticos de outras comunidades falantes da Língua Portuguesa.

             

Disciplina: Teoria da Literatura I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceitos e funções da literatura. Literatura e outras artes. Panorama de correntes críticas do século XX. Os gêneros literários. Estudo do gênero lírico e suas formas. Estudo do gênero dramático e suas formas.  

 

Disciplina: Língua Inglesa Básica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Prática da escrita e oralidade em Língua Inglesa em nível básico a partir da análise de diferentes gêneros textuais e suas estruturas contextuais, composicionais, linguísticas e semânticas, bem como as funções elementares da comunicação em Língua Inglesa. Variações linguísticas em outras comunidades falantes da Língua Inglesa.

 

Disciplina: Teoriada Aprendizagem e do Desenvolvimento

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução ao estudo da Psicologia: definição, objeto de estudo, histórico e teorias vigentes. Principais teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, com ênfase nos aspectos relacionados à linguagem.  Transtornos comportamentais e do desenvolvimento na infância e adolescência. 

 

Disciplina: Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (AACC)

Carga horária: 75 h

Série:

Ementa: Participação em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, bem como participação em representação discente, no âmbito da Universidade.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Sintaxe do período simples e composto. Regência nominal e verbal. Concordância verbal e nominal. Colocação pronominal.

 

Disciplina: Linguística Textual 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Breve histórico da Línguística Textual. Concepção de texto para a Linguística Textual. Texto e contexto. Noção de gêneros textuais. Tipologias textuais. Coesão referencial (anáforas e catáforas) e sequencial (conexão, coesão verbal e progressão tópica). Coerência e construção dos sentidos no texto.  Leitura. Leitura e sistemas de conhecimento.  Intertextualidade. 

 

Disciplina: Teoria da Literatura II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo do gênero narrativo e suas formas. O texto em prosa de ficção e seus elementos constitutivos. Teoria da crônica. Teoria do conto. Teoria do romance.

 

Disciplina: Literatura Brasileira I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Apresentação da teoria da Literatura Brasileira; história do conceito de Literatura Brasileira; fontes bibliográficas fundamentais para os estudos de Literatura Brasileira; leitura e estudo de obras literárias que ocupam pontos-chave nos diversos períodos da Literatura Brasileira.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da Literatura Portuguesa desde as suas origens por volta do século XII, compreendendo o período de origem, que abrange o galego português, perpassando o momento do declínio do Império Romano e a consequente ascensão do Cristianismo que irá influenciar diretamente a produção medieval por meio das manifestações estéticas: Trovadorismo e Humanismo, seguida pela produção Quinhentista, Seiscentista e Oitocentista. A relação da Literatura Portuguesa com as literaturas em Língua Portuguesa de suas ex-colônias.

 

Disciplina: Formação do Profissional em Letras

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: As licenciaturas no Brasil. Os cursos de Letras - história e legislação. Perfil do egresso e mercado de trabalho. Educação no Brasil: aspectos históricos, sociais e teóricos. Questões étnicas em sala de aula. Formação docente: aspectos teóricos e práticos. O trabalho docente: reflexões teóricas e aplicadas. Aula: um gênero da atividade docente. Avaliação interna e externa do aprendizado. Empreendedorismo.

 

 

Disciplina: Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise da relação entre texto, contexto, autor e leitor. Identificação dos elementos constitutivos e produção de diferentes gêneros textuais em nível pré-intermediário, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva. 

 

Disciplina: Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Compreensão e produção de textos orais em Língua Inglesa através da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais. Prática da oralidade em nível pré-intermediário a partir de situações variadas. Exploração de produção e uso de textos em contextos formais e informais. 

 

Disciplina Eletiva 1: Estilística e Semântica da Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estilística e Linguística. O material sonoro. Aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos. O léxico. A estruturação textual. Aspectos discursivos. Figuras de estilo e de linguagem. Fenômenos semânticos: ambiguidade, polissemia, hiperonímia e hiponímia, campos lexicais, conotação e denotação, implícitos (pressupostos e subentendidos), dêixis e/ou outros.

 

Disciplina Eletiva 1: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Inglesa. Reconhecimento deste sistema em textos orais que circulam em contextos reais e suas aplicações ao ensino. 

 

 

 

 

 

 

Disciplina: Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (AACC)

Carga horária: 75 h

Série:

Ementa: Participação em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, bem como participação em representação discente, no âmbito da Universidade.

 

Disciplina: Língua Portuguesa III: Gêneros textuais

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceituação de: gêneros textuais/discursivos, suporte, esferas sociais. Fala e escrita versus oralidade e letramento. Análise de gêneros textuais na relação fala e escrita. Análise de gêneros jornalísticos, publicitários, literários, acadêmicos, do cotidiano, do mundo digital. Multiletramento e gêneros textuais. 

 

Disciplina: Formação do Professor em Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepções de língua, texto e ensino. Problematização do ensino da gramática. Abordagens teóricas e aplicadas para o ensino de língua materna: leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Gêneros textuais e ensino. Proposta metodológica para o ensino do gênero: a sequência didática. A Língua Portuguesa e os materiais didáticos. Variação linguística e ensino. Multiletramento.

 

Disciplina: Formação do Professor em Literaturas de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceito de literatura na escola. Literatura, ensino e políticas públicas. Leitura e letramento literário. Metodologias de ensino de literatura. A literatura e os materiais didáticos. Representações literárias e o ensino de literatura - questões sociais e étnicas.

 

Disciplina: Literatura Brasileira II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo de manifestações da Literatura Brasileira nos gêneros lírico e dramático: movimentos, grupos, obras e autores representativos.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Trabalho com as manifestações estéticas posteriores ao Advento da Revolução Francesa, considerando o papel do novo público leitor: A burguesia e as marcas do individualismo dentro deste novo momento, onde se consolida a produção do romance como gênero que exprime os anseios desta nova classe, bem como as transformações deste  após o século XX, que repercute por sua vez, a desfragmentação da linearidade encontrada num primeiro momento espelhando,desta forma as ansiedades do homem moderno perante a consolidação do Capitalismo como modo de produção, que se estenderá ao objeto artístico, transformando-o em mercadoria devido a acentuada queda de sua  A relação da literatura portuguesa moderna e contemporânea com a produção literária de suas ex-colônias.

 

Disciplina: Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise da relação entre texto, contexto, escritor e leitor. Identificação e produção de diferentes gêneros textuais bem como análise de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva em nível intermediário.

 

Disciplina: Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Compreensão e produção de textos orais em Língua Inglesa através da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais. Prática da oralidade em nível intermediário a partir de situações variadas. Exploração de produção e uso em contextos formais e informais. 

 

Disciplina: Literatura de Língua Inglesa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e análise da teoria da poesia, estrutura do poema e da dramaturgia em Língua Inglesa, segundo seu contexto de produção, recepção e crítica. Produção do poema e dramaturgia em Língua Inglesa articulado com a formação do profissional de ensino.

 

 

 

Disciplina: Formação do Professor de Língua Inglesa 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise dos documentos prescritivos que preconizam o ensino de Língua e Literatura de Língua Inglesa nos níveis Fundamental II e Médio. Discussão e reflexão sobre as práticas teóricometodológicase abordagens de ensino acerca da aquisição e aprendizagem de Língua Inglesa. Aspectos culturais no ensino-aprendizagem de LI.

 

Disciplina Eletiva 2: Estudos textuais e discursivos da Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos textuais e discursivos da Língua Portuguesa fundamentados nas teorias da Semiótica e Análise do Discurso.

 

Disciplina Eletiva 2:Textos acadêmicos:  produção oral e escrita em Língua Inglesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita de textos acadêmicos, técnicos e científicos em Língua Inglesa, da área de atuação do futuro professor.

 

Disciplina: Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (AACC)

Carga horária: 75 h

Série:

Ementa: Participação em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, bem como participação em representação discente, no âmbito da Universidade.

 

Disciplina: Sociolinguística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A Sociolinguística Variacionista: pressupostos e precursores. Sociedade e linguagem. Variação e mudança linguística. Norma-padrão versus norma culta. A realidade sociolinguística do português brasileiro e aspectos do português de outras comunidades falantes da língua. 

 

 

 

Disciplina: Literatura Brasileira III

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo de manifestações da Literatura Brasileira no gênero narrativo: movimentos, grupos, obras e autores representativos.  

 

Disciplina: Literatura Infantil e Juvenil

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Sistema literário e subsistemas infantil e juvenil. Literatura e mercado. História da literatura infantil e juvenil brasileira. Abordagens teóricas. Estudo de autores, obras e temas de livros infantis e juvenis. Questões identitárias entre crianças e jovens na literatura.

 

Disciplina: Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise da relação entre texto, contexto, escritor e leitor. Identificação e produção de diferentes gêneros textuais em nível pré-avançado, bem como análise de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Compreensão e produção de textos orais em Língua Inglesa através da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais. Prática da oralidade em nível pré-avançado a partir de situações variadas. Exploração de produção e uso em contextos formais e informais.

 

Disciplina:Literatura de Língua Inglesa II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e análise da narrativa e dramaturgia a partir de textos em Língua Inglesa, segundo seu contexto de produção, recepção e crítica. 

 

 

 

 

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Aspecto clínico terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Noções básica de LIBRAS com vistas a uma comunicação entre ouvintes e surdos no âmbito escolar. Fundamentos históricos da educação de surdos.  Legislação brasileira. Introdução das variações da língua de sinais. 

 

Disciplina Eletiva III: Fundamentos da crítica literária

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das principais correntes da crítica literária, com base na leitura de ensaios e de análises literárias elaboradas segundo pressupostos que demarcam cada uma das tendências.

 

Disciplina Eletiva III: Clássicos da literatura universal

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Leitura e interpretação de textos da literatura universal (poesia, drama e prosa), considerados relevantes para a formação em estudos literários. 

 

Disciplina Eletiva III: Estudos Culturais

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos Culturais: origem e desenvolvimento. A mobilidade das fronteiras disciplinares: fixidez e transgressões. A contribuição e os deslocamentos trazidos pelos Estudos Culturais aos Estudos Literários. A Literatura e as relações de poder: 1. Estudo das formas e práticas culturais populares. 2. Novo modo de ler a cultura erudita. Estudo de textos seminais e análises críticas de manifestações culturais diversas.

 

Disciplina Eletiva III: Dramaturgia Brasileira

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O texto teatral. Primórdios do teatro no Brasil. Século XIX: tentativas de construção de uma dramaturgia brasileira. Século XX: o moderno teatro brasileiro. Caminhos do teatro brasileiro contemporâneo.

 

Disciplina Eletiva IV: Literatura Portuguesa Contemporânea

Carga horária: 60 h                                  

Série:

Ementa: Estudo de textos literários em prosa e verso de escritores portugueses representativos da segunda metade do século XX em diante, relacionando-os com o respectivo contexto histórico-cultural e com a tradição literária portuguesa.

 

Disciplina Eletiva IV: Poesia brasileira contemporânea

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Especificidades do gênero lírico. Apresentação crítica da poesia brasileira. Estudo panorâmico da produção poética no Brasil a partir dos anos 1970. Análise de poemas de autores brasileiros contemporâneos. 

 

Disciplina Eletiva IV: Romance brasileiro contemporâneo

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Vertentes do romance brasileiro a partir dos anos 1970. Análise de romances de autores brasileiros contemporâneos. 

 

Disciplina Eletiva IV:Literatura de Língua Inglesa, tradução e adaptação: aspectos da literatura comparada

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise das produções literárias sob o viés da literatura comparada. Estudo e análise das teorias da tradução e adaptação.

 

Disciplina Eletiva IV:Oficina de produção e compreensão de textos literários em Língua Inglesa: contos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise e produção do conto em LI com vistas à formação do futuro professor.

 

 

 

 

Disciplina Eletiva IV:Oficina de produção e compreensão de textos literários em Língua Inglesa: poesias

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise e produção de poesias em LI com vistas à formação do futuro professor.

 

Disciplina Eletiva IV:Literatura de língua inglesa e os gêneros virtuais: análise e produção de textos literários em ambientes virtuais

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise e produção dos gêneros virtuais emergentes voltados ao ensino e aprendizagem de  LI.

 

Disciplina: Atividade Acadêmico-Científico-Cultural (AACC)

Carga horária: 75 H

Série:

Ementa: Participação em atividades acadêmicas, científico-culturais, de extensão ou de formação complementar, promovidas pela UENP ou por outras instituições, bem como participação em representação discente, no âmbito da Universidade.