GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS – AACC

Art. 1º - O presente conjunto de normas tem por finalidade disciplinar a realização, avaliação e o registro das horas correspondentes às Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC), sendo o seu cumprimento na forma constante no currículo pleno do curso de graduação em que o aluno se encontra matriculado.

Art. 2º - Para a integralização curricular do curso de Letras, o aluno deverá cumprir carga horária através da participação em atividades dos seguintes grupos:

Grupo I – Extensão em geral.

Grupo II – Pesquisa, produção científica e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Grupo III – Atividade social.

§ 1º - Constituem Atividades do Grupo I:

I - Cursar disciplinas, no âmbito da UENP, que não pertencem à grade curricular, ministradas através de módulos, por alunos da Pós-Graduação ou por docentes e ex-docentes.

II - Assistir a defesas de Monografias, Dissertações e Teses, nas áreas pertinentes ou em temas afins, no âmbito da UENP ou externamente.

III - Participar de cursos de extensão, de Seminários, Simpósios, Congressos, Conferências, e outros eventos afins, no âmbito da UENP ou externamente.

§ 2º - Constituem Atividades do Grupo II:

I - Apresentar publicação de artigos vinculados às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou afins, inclusive virtuais, desde que idôneas;

II - Participar de projetos de iniciação científica, de pesquisa ou de assistência à pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou por docentes e discentes da Pós-Graduação stricto sensu.

III - Apresentar trabalhos em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

IV - Fomentar e participar de Oficinas de Leitura e Oficinas Interdisciplinares em Educação, Filosofia, História, Sociologia, Português, Línguas Estrangeiras Modernas.

§ 3º - Constituem Atividades do Grupo III:

I - Atividades desenvolvidas através de prestação de serviços à comunidade.

II - Participar de representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

III – Participar de atividades culturais, como palestras, teatro, cinema, folclore, desde que a temática abordada seja compatível com o curso e que o professor acompanhe a turma, mediante registro de presença.

Art. 3º - O aproveitamento das Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) seguirá os critérios estabelecidos no quadro em Anexo.

Art. 4º - A carga horária das AACC, de 200 horas, será distribuída ao longo do curso, de acordo com a disposição constante nas grades curriculares e deverá ser preenchida com atividades de, pelo menos, dois grupos dos previstos no quadro em anexo.

Art. 5º. O aluno deverá encaminhar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

Parágrafo único. A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue ao professor até o último dia útil da primeira quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Art. 6º - Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma à Secretaria da UENP, para fim de registro, nos históricos escolares dos alunos, do total de carga horária computada.

Parágrafo 1º. Toda a documentação dos alunos deve ser entregue ao setor do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/CJ, da Secretaria da UENP, anualmente, até o último dia útil da segunda quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Parágrafo 2º. O relatório final, referente às atividades dos quartanistas, deve ser entregue na mesma data.

 

Art. 7º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/Campus de Jacarezinho.

QUADRO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DE AACC

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Carga Horária

(máxima de)

Requisitos

- Congresso Nacional / Internacional.

20h

Certificado de presença.

- Cursos de Extensão / Atualização / Curta duração.

20h

Certificado de aproveitamento.

- Seminário / Simpósio / Conferência / Colóquio / Encontro

20h

Certificado de presença.

- Disciplina que não pertence à grade curricular.

10h

Aprovação na disciplina.

- Defesas de Dissertações, Teses e Monografias, nas áreas pertinentes ou afins.

3h (cada)

Atestado de presença.

- Palestras / Atividades culturais.

4h

Certificado de presença.

- Representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

15h (anual)

Atestado da Instituição.

- Projetos de Iniciação Científica, de Pesquisa ou de Assistência à Pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou da Pós-Graduação, ou ainda por discente do Programa Pós-Graduação stricto sensu.

30h

Relatório do Professor Orientador.

- Publicação de Artigos e Comunicações Científicas vinculadas às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou Anais.

20h

Artigo publicado.

- Apresentação de trabalho em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

20h

Certificado de participação

e trabalho apresentado.

- Participação em oficinas de leitura/oficinas interdisciplinares.

15h / oficina

Certificado de aproveitamento.

- Prestação de serviços à comunidade universitária e não universitária.

20h (anual)

Declaração do responsável

pelo projeto

Obs.: Este Regulamento faz parte do Projeto Político Pedagógico das matrizes curriculares dos cursos de Letras, do CLCA-UENP/CJ, e suas habilitações.

 


GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - AAC

 

Para conclusão da dupla habilitação cursada, o estudante deverá comprovar o cumprimento de 300 horas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), de acordo com o disposto no Regulamento que segue.

 

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS – AACC DO CURSO DE LETRAS – CLCA/CJ

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º.  O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Acadêmico-científico-culturais (AACC) do Curso de Letras – CLCA/CJ.

 

CAPÍTULO II

DA CARACTERIZAÇÃO

 

Art. 2º. Entende-se por AACC as atividades ligadas à formação acadêmica do aluno, suplementares aos conteúdos ministrados nas disciplinas constantes do currículo pleno, em observância à modalidade do curso de graduação.

 

Art. 3º. As AACC constituem-se em componente curricular que deve contemplar aspectos pertinentes à área de formação.

 

Art. 4º. As AACC do curso de Letras serão organizadas contemplando, obrigatoriamente, as seguintes categorias:

 

I – Atividades de ensino;

 

II – Atividades de pesquisa;

 

III – Atividades de extensão.

 

§1º. O estágio não-obrigatório pode ser computado como AACC, nas condições estabelecidas por esse Regulamento, desde que desenvolvido no decorrer do curso na respectiva área de formação.

 

§2º. As atividades que integram as categorias previstas nos incisos deste artigo, com suas respectivas cargas horárias, serão elencadas por este regulamento em tabela própria.

 

CAPÍTULO III

DA CARGA HORÁRIA

 

Art. 5º. As AACC compreendem no mínimo trezentas (300) horas.

 

§1º. A carga horária total deve ser desenvolvida pelo estudante entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais de 50% do total de horas previsto.

 

§2º. O total da carga horária de AACC no curso de Letras será distribuído por série, conforme matrizes curriculares.

 

§3º. As atividades desenvolvidas na modalidade à distância serão reconhecidas no limite de 20% da carga horária total para integralização das AACC.

 

CAPÍTULO IV

DOS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO

 

Art. 6º. As atribuições e os mecanismos para controle e registro interno das AACC seguirão o disposto neste Regulamento.

 

Art. 7º. O controle das AACC será feito por professores do curso de Letras.

 

§1º. Cada turma terá um professor responsável, que preferencialmente, deverá acompanhá-la do ingresso à conclusão do curso.

 

§2º. A distribuição das turmas ente os professores será feita pelo Coordenador do Colegiado.

 

Art. 8º. O aluno deverá entregar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

 

Parágrafo único. A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue em data estabelecida pelo docente responsável.

 

Art. 9º. Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma ao Coordenador de Colegiado, em formulário próprio, até 15 (quinze) dias antes do término letivo, para providências junto à Divisão Acadêmica.

 

Parágrafo único. Para fins de controle, no início de cada período letivo, o professor responsável deverá disponibilizar à turma o extrato de horas cumpridas por aluno em cada ano letivo, observado formulário próprio.

 

Art. 10. Compete ao Coordenador do Colegiado de Curso, assessorado pela Secretaria do seu Centro de Estudo, antes do término do período letivo, encaminhar à Divisão Acadêmica do Campus a carga horária cumprida por aluno, para registro no histórico escolar.

 

Art. 11. Para controle e registro interno das AACC, o Colegiado deve observar os seguintes procedimentos:

 

I – A carga horária cumprida por meio de atividades de ensino, na forma de monitoria acadêmica, será lançada a partir do relatório final de monitoria por disciplina, encaminhado pelo docente responsável;

 

II – A carga horária referente à participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos, será comprovada mediante declaração emitida pelos respectivos Coordenadores dos projetos;

 

III – A carga horária referente à participação em estágios não-obrigatórios, relacionados à área de formação, será lançada a partir do relatório expedido pela concedente do estágio, com aproveitamento de carga horária indicado em tabela própria.

 

§1º. Somente será convalidada a participação em AACC que puder ser comprovada por atestado, certificado ou outro documento idôneo.

 

§2º. Somente serão convalidadas as atividades de AACC desenvolvidas em período concomitante à matrícula e frequência regular do estudante no curso.

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 12. Como componente curricular, a AACC assume caráter obrigatório, devendo ser cumprida pelo estudante em conformidade a este Regulamento, como condição para integralização do curso.

 

Art. 13. As AACC serão reconhecidas e registradas no histórico escolar pelo quantitativo de horas exigido em cada matriz curricular.

 

Art. 14. As AACC não podem ser aproveitadas para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

 

Art. 15. A classificação das atividades bem como a indicação de carga horária estão organizadas nas tabelas em anexo.

 

Parágrafo único. À critério do Colegiado de Curso, outras atividades poderão ser convalidadas como AACC, desde que enquadradas nas categorias estabelecidas e que tenham relação com a área de formação.

 

Art. 16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Letras.

 

TABELAS DE ATIVIDADES E PONTUAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA AACC

 

Ficha de Controle AACC