GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS – AACC

Art. 1º - O presente conjunto de normas tem por finalidade disciplinar a realização, avaliação e o registro das horas correspondentes às Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC), sendo o seu cumprimento na forma constante no currículo pleno do curso de graduação em que o aluno se encontra matriculado.

Art. 2º - Para a integralização curricular do curso de Letras, o aluno deverá cumprir carga horária através da participação em atividades dos seguintes grupos:

Grupo I – Extensão em geral.

Grupo II – Pesquisa, produção científica e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Grupo III – Atividade social.

§ 1º - Constituem Atividades do Grupo I:

I - Cursar disciplinas, no âmbito da UENP, que não pertencem à grade curricular, ministradas através de módulos, por alunos da Pós-Graduação ou por docentes e ex-docentes.

II - Assistir a defesas de Monografias, Dissertações e Teses, nas áreas pertinentes ou em temas afins, no âmbito da UENP ou externamente.

III - Participar de cursos de extensão, de Seminários, Simpósios, Congressos, Conferências, e outros eventos afins, no âmbito da UENP ou externamente.

§ 2º - Constituem Atividades do Grupo II:

I - Apresentar publicação de artigos vinculados às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou afins, inclusive virtuais, desde que idôneas;

II - Participar de projetos de iniciação científica, de pesquisa ou de assistência à pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou por docentes e discentes da Pós-Graduação stricto sensu.

III - Apresentar trabalhos em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

IV - Fomentar e participar de Oficinas de Leitura e Oficinas Interdisciplinares em Educação, Filosofia, História, Sociologia, Português, Línguas Estrangeiras Modernas.

§ 3º - Constituem Atividades do Grupo III:

I - Atividades desenvolvidas através de prestação de serviços à comunidade.

II - Participar de representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

III – Participar de atividades culturais, como palestras, teatro, cinema, folclore, desde que a temática abordada seja compatível com o curso e que o professor acompanhe a turma, mediante registro de presença.

Art. 3º - O aproveitamento das Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) seguirá os critérios estabelecidos no quadro em Anexo.

Art. 4º - A carga horária das AACC, de 200 horas, será distribuída ao longo do curso, de acordo com a disposição constante nas grades curriculares e deverá ser preenchida com atividades de, pelo menos, dois grupos dos previstos no quadro em anexo.

Art. 5º. O aluno deverá encaminhar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

Parágrafo único. A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue ao professor até o último dia útil da primeira quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Art. 6º - Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma à Secretaria da UENP, para fim de registro, nos históricos escolares dos alunos, do total de carga horária computada.

Parágrafo 1º. Toda a documentação dos alunos deve ser entregue ao setor do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/CJ, da Secretaria da UENP, anualmente, até o último dia útil da segunda quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Parágrafo 2º. O relatório final, referente às atividades dos quartanistas, deve ser entregue na mesma data.

 

Art. 7º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/Campus de Jacarezinho.

QUADRO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DE AACC

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Carga Horária

(máxima de)

Requisitos

- Congresso Nacional / Internacional.

20h

Certificado de presença.

- Cursos de Extensão / Atualização / Curta duração.

20h

Certificado de aproveitamento.

- Seminário / Simpósio / Conferência / Colóquio / Encontro

20h

Certificado de presença.

- Disciplina que não pertence à grade curricular.

10h

Aprovação na disciplina.

- Defesas de Dissertações, Teses e Monografias, nas áreas pertinentes ou afins.

3h (cada)

Atestado de presença.

- Palestras / Atividades culturais.

4h

Certificado de presença.

- Representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

15h (anual)

Atestado da Instituição.

- Projetos de Iniciação Científica, de Pesquisa ou de Assistência à Pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou da Pós-Graduação, ou ainda por discente do Programa Pós-Graduação stricto sensu.

30h

Relatório do Professor Orientador.

- Publicação de Artigos e Comunicações Científicas vinculadas às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou Anais.

20h

Artigo publicado.

- Apresentação de trabalho em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

20h

Certificado de participação

e trabalho apresentado.

- Participação em oficinas de leitura/oficinas interdisciplinares.

15h / oficina

Certificado de aproveitamento.

- Prestação de serviços à comunidade universitária e não universitária.

20h (anual)

Declaração do responsável

pelo projeto

Obs.: Este Regulamento faz parte do Projeto Político Pedagógico das matrizes curriculares dos cursos de Letras, do CLCA-UENP/CJ, e suas habilitações.