SiSU última chamada

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

(Ingressantes em 2010)

Disciplina: Oficina de Leitura e Produção Textual

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Aprimorar as competências e habilidades relativas às atividades de leitura, análise, interpretação, produção e revisão de textos. Leitura como subsídio para a produção textual. Qualidades essenciais de um texto. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Adequação do texto às diferentes condições de produção.

Disciplina: Linguística I

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conhecimentos fundamentais da Linguística concebida como ciência descritiva e explicativa da linguagem verbal humana, em contraposição à gramática normativa. Domínio dos conceitos e dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista e gerativista. Distinguir Fonética de Fonologia e suas implicações pedagógicas no contexto escolar. Conceitos básicos de fonética visando ao ensino/ aprendizagem da língua materna.

Disciplina: Língua Portuguesa I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da estrutura fonológica e introdução à estrutura morfológica da Língua Portuguesa, numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque linguístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita, em seus aspectos socioculturais e linguísticos.

Disciplina: Língua Latina

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O curso de Língua e Literatura Latina tem por objetivo levar ao conhecimento dos alunos as estruturas básicas mínimas da língua latina, que permitam uma abordagem inicial exploratória de textos latinos, e fornecer subsídios para aprofundamento de estudos do idioma vernáculo e de outras línguas românicas; bem como oferecer um panorama histórico da língua latina, introduzindo-os, ainda, nos estudos de sua literatura.

Disciplina: Língua Inglesa I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Compreensão e expressão oral e escrita, leitura e produção de textos narrativos e/ou descritivos da Língua Inglesa em nível elementar.

Disciplina: Teoria Literária I

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Reflexão sobre o conceito de arte. Valorização da obra literária enquanto objeto artístico. Conceituação e enfoque das características distintas de textos literários e não literários. Definição de Teoria Literária. Diferenciação entre literatura oral e escrita. Definição e análise do gênero lírico e épico.

Disciplina: Teoria e Fundamentos do Ensino

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica.

Disciplina: Iniciação Científica em Letras

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Comunicação científica: O ciclo da informação na pesquisa. Os canais da comunicação científica: formais e informais. Pesquisa na Internet: infraestrutura da rede de computadores, ética e privacidade, comércio eletrônico. Leitura e interpretação de textos técnicos e científicos. Métodos e técnicas da Pesquisa Bibliográfica. Estudos e aplicação das normas da ABNT. As novas tecnologias e a educação: Impasses e perspectivas. Critérios para seleção e utilização de recursos tecnológicos.

Disciplina: Linguística II

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudo da trajetória da Linguística Textual e princípios de construção textual do sentido. Introdução às teorias enunciativas e aos tipos e gêneros textuais, visando à identificação dos diferentes usos sociais da linguagem e das relações de poder que os determinam. Texto, contexto, intertextualidade e dialogismo. Leitura e fatores de compreensão e de produção de sentido do texto. Modelos de descrição semântica. Semântica argumentativa. Sintaxe: os constituintes da oração sob a ótica da gramática gerativista. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas ao exercício de docência do futuro educador.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da morfologia e de aspectos da sintaxe da Língua Portuguesa numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque lingüístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita em textos diversos, priorizando aspectos socioculturais da Língua e literaturas da língua portuguesa.

 

Disciplina: Língua Inglesa II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Compreensão e expressão oral e escrita, leitura e produção de textos narrativos e/ou descritivos da Língua Inglesa em nível elementar.

 

Disciplina: Teoria Literária II

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Definição de gênero e traços estilísticos. O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do conto. Análise de textos narrativos de épocas e de literaturas diversas. O gênero dramático e seus elementos constitutivos. Compreensão e produção oral e escrita no nível intermediário. Leitura e produção de textos narrativos, descritivos e dissertativos.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: A formação da nação e da cultura portuguesas. As primeiras manifestações literárias. O lirismo trovadoresco. A narrativa medieval. O teatro vicentino. Luís de Camões – épica e lírica. O século das Luzes: Bocage e Marquesa de Alorna. Filosofia e cânones temáticos e estilísticos do Romantismo e do Realismo. Textos e autores que traduzem estes estilos de época em Portugal. O Modernismo como escola literária e seus autores essenciais. Metáforas da modernidade na literatura portuguesa do século XX: Fernando Pessoa e José Saramago. A prosa contemporânea portuguesa. As literaturas de Língua Portuguesa.

 

Disciplina: Literatura e Ensino

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conceituações e peculiaridades da literatura infanto-juvenil. Estudo de aspectos teóricos, históricos e metodológicos da educação literária. O ensino de literatura no Brasil. Literatura e livro didático. Parâmetros Curriculares e Ensino de Literatura. Alternativas metodológicas.

 

Disciplina: Tópicos de Literatura Universal

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudos de textos da literatura universal pertencentes aos diversos gêneros literários. Abordagem da construção do cânone a partir da análise de textos referenciais, em especial, da cultura ocidental. Possibilidade de conhecer obras fundamentais da literatura as quais exerceram ou sofreram influências entre si. Oportunidade de estabelecer relações dialógicas com a experiência do leitor.

 

Disciplina: Linguística III

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: A disciplina estudará aspectos da Sociolinguística e sua relevância para o ensino de língua materna; como também focalizará estudo teórico-reflexivo de interpretação de textos em vários gêneros, fundamentado em teorias interpretativas de vertente semiótica e da análise do discurso (ambas de linha francesa). Desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas ao exercício de docência do futuro educador.

 

Disciplina: Língua Portuguesa III

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo de aspectos diacrônicos da Língua Portuguesa, bem como de aspectos da Linguística Textual, com ênfase na leitura e produção de textos dissertativo-expositivos e dissertativo-argumentativos e nos recursos de argumentação desses gêneros textuais.

 

Disciplina: Língua Inglesa III

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Compreensão e expressão oral e escrita, leitura e produção de textos narrativos e/ou descritivos da Língua Inglesa em nível pré-intermediário.

 

Disciplina: Literatura de Língua Inglesa I

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Panorama da Literatura de Língua Inglesa nos contextos históricos e sócio-culturais desde o inglês arcaico até o século XVI. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Inglesa.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a legislação vigente e com os fundamentos teórico-práticos. Objetivos da metodologia de ensino da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Discussão teórica acerca do planejamento de ensino: fundamentos, fases, etapas e suas relações. Análise de atividades de ensino-aprendizagem e propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Portuguesa e Literatura. Análise de propostas curriculares e de livros didáticos de Língua Portuguesa.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Língua Inglesa

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudo crítico, discussão e reflexão sobre questões de linguagem, do processo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira / inglesa, e da formação do professor de línguas; articulação da prática e da teoria no que concerne ao desenvolvimento de saberes, habilidades, competências e atitudes, tomando-se por base os diferentes contextos institucionais de atuação ligados à formação inicial e contínua.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa I (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Orientações práticas sobre metodologias e técnicas mais adequadas ao Ensino Fundamental, como subsídios para planejar, aplicar e replanejar (se necessário) as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Elaboração de projetos de ensino e de extensão e de planos de aulas para atuação do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Estudos metodológicos direcionados à possibilidade de aplicação, no ambiente escolar, durante o desenvolvimento do estágio. Orientação e Supervisão do Estágio Curricular Supervisionado. Através do estágio o educando desenvolverá o domínio de conhecimentos, capacidades, habilidades, hábitos, atitudes e convicções, fundamentais para a prática docente.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Inglesa I (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Desenvolvimento de atividades que contemplem e contribuam para com as diversas modalidades de formação do estágio curricular supervisionado no que tange à integração dos diferentes públicos / agentes e contextos institucionais envolvidos na construção do profissional de Língua Inglesa. Vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Aprofundamento do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subsequente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno professor de Língua Inglesa. Modalidades de estágio a serem desenvolvidas em escolas que ofertam a disciplina. Participação em projetos de ensino, levando a língua e a cultura inglesa a este público.

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa sob os aspectos sonoros, morfológicos, sintáticos, semânticos e lexicais. Estilística e aspectos discursivos. Análise e produção de textos literários e jornalísticos.

 

Disciplina: Língua Inglesa IV

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Compreensão e expressão oral e escrita, leitura e produção de textos narrativos e/ou descritivos da Língua Inglesa em nível pré-intermediário.

 

Disciplina: Literatura Brasileira

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudos de textos da literatura brasileira a partir do período colonial até a contemporaneidade. Sistematização dos estilos de época desde a Literatura Informativa até a Literatura Contemporânea, com seus principais autores e obras, para reflexão sobre a trajetória e discussão dos cânones literários. Relação do passado com o presente, tornando o texto literário um material para reflexão sobre a nossa realidade, com o auxílio do estudo contrastivo na identificação de semelhanças, diferenças e influências de escritores estrangeiros na literatura nacional.

 

Disciplina: Literatura de Língua Inglesa II

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Panorama da Literatura de Língua Inglesa a partir do século XVII. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Inglesa.

 

Disciplina: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O campo de estudo da disciplina e seu significado na formação do futuro professor. Educação e sociedade: contextualização da educação brasileira. Políticas educacionais públicas e realidade educacional brasileira. Organização e funcionamento do ensino fundamental e médio: aspectos gerais e normativos. Reformas de ensino. A nova LDB, questões básicas (democratização de saber, autonomia da escola, qualidade do ensino). O Plano Nacional de Educação. A educação como política social do Estado do Paraná: planos, programas e projetos e as demandas da sociedade. As políticas de inclusão adotadas no país e no Estado do Paraná. As funções dos órgãos públicos estaduais ligados à educação.

 

Disciplina: Tópicos de Inclusão e Aprendizagem

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudos para uma reflexão crítica sobre educação inclusiva e implicações no processo de acesso e permanência de todos os alunos. Ênfase na educação de surdos: diretrizes legais e político-pedagógicas. Aspectos linguísticos da língua de sinais brasileira – Libras. A gramaticalidade dos processos faciais e corporais em Libras. Contrastes entre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e a Língua Portuguesa. Fundamentos da educação bilíngue para surdos.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa II (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Orientações práticas sobre metodologias e técnicas mais adequadas ao Ensino Médio, como subsídios para planejar, aplicar e replanejar (se necessário) as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Elaboração de projetos de ensino e de extensão e de planos de aulas para atuação do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Estudos metodológicos direcionados à possibilidade de aplicação, no ambiente escolar, durante o desenvolvimento do estágio. Orientação e supervisão do Estágio Curricular Supervisionado. Através dos estágios o educando desenvolverá o domínio de conhecimentos, capacidades, habilidades, hábitos, atitudes e convicções, fundamentais para a prática docente.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Inglesa II (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Orientações práticas sobre metodologias e técnicas mais adequadas ao Ensino Médio, como subsídios para planejar, aplicar e replanejar (se necessário) as aulas de Língua Inglesa. Elaboração de projetos de ensino e de extensão e de planos de aulas para atuação do professor de Língua Inglesa. Estudos metodológicos direcionados à possibilidade de aplicação, no ambiente escolar, durante o desenvolvimento do estágio. Orientação e supervisão do Estágio Curricular Supervisionado. Através dos estágios o educando desenvolverá o domínio de conhecimentos, capacidades, habilidades, hábitos, atitudes e convicções, fundamentais para a prática docente.

 

  

Atividades: Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC)

  1. Carga horária: 100 h/a

  2. Série: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª

Ementa: Participação do graduando em atividades de natureza técnico-científicas divididas em três grupos: Grupo I – Extensão em geral; Grupo II – Pesquisa, produção científica e apresentação de trabalhos acadêmicos; Grupo III – Atividade social.