sisu terceira

GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA – Licenciatura

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - AAC

Entende-se como AACC aquelas atividades de caráter científico-cultural que visam enriquecer o processo formativo do corpo discente. Têm por objetivo incentivar o desenvolvimento da autonomia do aluno no gerenciamento de seu próprio processo de formação e enriquecimento profissional e cultural, por meio de um conjunto de atividades e experiências que podem ser levadas a efeito tanto na UENP quanto em outra IES, desde que sejam consideradas as afinidades com a formação humanística do curso.

São essas experiências que promoverão o encontro do estudante de Letras com um universo de abordagens e conhecimentos produzidos também fora do âmbito da Universidade que o influenciarão nas decisões a serem tomadas diante da pesquisa, da produção científica e mesmo da atuação docente.

O resultado das atividades complementares deve interferir na qualidade da docência do formado em Letras, primeiro objetivo do curso, bem como contribuir na formação de um profissional crítico frente aos problemas sociais nos quais estará inserido como docente, pesquisador ou atuante em outra atividade que requer o conhecimento adquirido no curso.

As AACC terão carga horária global de 200 (duzentas) horas a serem cumpridas no decorrer do curso, atendendo ao disposto nas Resoluções CNE/CP 1 e CNE/CP 2/2002.

Caberá ao professor representante de turma ou ao Coordenador do Colegiado do Curso avaliar e encaminhar o relatório final das atividades de cada aluno, à Secretaria da Universidade, para fim de registro em seu histórico escolar do total de carga horária computada. O aproveitamento das AACC seguirá os critérios estabelecidos no quadro que acompanha o seu Regulamento, descrito em seguida.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS - AACC

Art. 1º - O presente conjunto de normas tem por finalidade disciplinar a realização, avaliação e o registro das horas correspondentes às Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC), sendo o seu cumprimento na forma constante no currículo pleno do curso de graduação em que o aluno se encontra matriculado.

Art. 2º - Para a integralização curricular do curso de Letras, o aluno deverá cumprir carga horária através da participação em atividades dos seguintes grupos:

Grupo I – Extensão em geral.

Grupo II – Pesquisa, produção científica e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Grupo III – Atividade social.

§1º - Constituem Atividades do Grupo I:

I - Cursar disciplinas, no âmbito da UENP, que não pertencem à grade curricular, ministradas através de módulos, por alunos da Pós-Graduação ou por docentes e ex-docentes.

II - Assistir a defesas de Monografias, Dissertações e Teses, nas áreas pertinentes ou em temas afins, no âmbito da UENP ou externamente.

III - Participar de cursos de extensão, de Seminários, Simpósios, Congressos, Conferências, e outros eventos afins, no âmbito da UENP ou externamente.

§ 2º - Constituem Atividades do Grupo II:

I - Apresentar publicação de artigos vinculados às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou afins, inclusive virtuais, desde que idôneas;

II - Participar de projetos de iniciação científica, de pesquisa ou de assistência à pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou por docentes e discentes da Pós-Graduação stricto sensu.

III - Apresentar trabalhos em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

IV - Fomentar e participar de Oficinas de Leitura e Oficinas Interdisciplinares em Educação, Filosofia, História, Sociologia, Português, Línguas Estrangeiras Modernas.

§ 3º - Constituem Atividades do Grupo III:

I - Atividades desenvolvidas através de prestação de serviços à comunidade.

II - Participar de representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

III – Participar de atividades culturais, como palestras, teatro, cinema, folclore, desde que a temática abordada seja compatível com o curso e que o professor acompanhe a turma, mediante registro de presença.

Art. 3º - O aproveitamento das Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) seguirá os critérios estabelecidos no quadro em Anexo.

Art. 4º - A carga horária das AACC, de 200 horas, será distribuída ao longo do curso, de acordo com a disposição constante nas grades curriculares e deverá ser preenchida com atividades de, pelo menos, dois grupos dos previstos no quadro em anexo.

Art. 5º. O aluno deverá encaminhar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

Parágrafo único. A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue ao professor até o último dia útil da primeira quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Art. 6º - Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma à Secretaria da UENP, para fim de registro, nos históricos escolares dos alunos, do total de carga horária computada.

§1º. Toda a documentação dos alunos deve ser entregue ao setor do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/CJ, da Secretaria da UENP, anualmente, até o último dia útil da segunda quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

§2º. O relatório final, referente às atividades dos quartanistas, deve ser entregue na mesma data.

 

Art. 7º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Letras, do CLCA-UENP/Campus de Jacarezinho.

QUADRO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DE AACC

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Carga Horária

(máxima de)

Requisitos

- Congresso Nacional / Internacional.

20h

Certificado de presença.

- Cursos de Extensão / Atualização / Curta duração.

 

20h

Certificado de aproveitamento.

- Seminário / Simpósio / Conferência / Colóquio / Encontro

20h

Certificado de presença.

- Disciplina que não pertence à grade curricular.

10h

Aprovação na disciplina.

- Defesas de Dissertações, Teses e Monografias, nas áreas pertinentes ou afins.

 

3h (cada)

Atestado de presença.

- Palestras / Atividades culturais.

4h

Certificado de presença.

- Representação estudantil junto aos órgãos colegiados.

 

15h (anual)

Atestado da Instituição.

- Projetos de Iniciação Científica, de Pesquisa ou de Assistência à Pesquisa, orientados por docentes da Graduação ou da Pós-Graduação, ou ainda por discente do Programa Pós-Graduação stricto sensu.

30h

Relatório do Professor Orientador.

- Publicação de Artigos e Comunicações Científicas vinculadas às áreas pertinentes, em revistas acadêmicas ou Anais.

20h

 

Artigo publicado.

- Apresentação de trabalho em eventos científicos relacionados às áreas pertinentes ou afins.

20h

Certificado de participação e trabalho apresentado.

- Participação em oficinas de leitura/oficinas interdisciplinares.

 

15h / oficina

Certificado de aproveitamento.

- Prestação de serviços à comunidade universitária e não universitária.

20h (anual)

Declaração do responsável pelo projeto

Obs.: Este Regulamento faz parte do Projeto Político Pedagógico das matrizes curriculares dos cursos de Letras, do CLCA-UENP/CJ, e suas habilitações.