Resultado do Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA – Licenciatura

Disciplina: Oficina de Leitura e Produção Textual

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Aprimorar as competências e habilidades relativas às atividades de leitura, análise, interpretação, produção e revisão de textos. Leitura como subsídio para a produção textual. Qualidades essenciais de um texto. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Adequação do texto às diferentes condições de produção.

 

Disciplina: Linguística I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: A disciplina deverá conduzir o acadêmico ao domínio dos conceitos e dos principais pressupostos teóricos da lingüística moderna. Distinguir e descrever Fonética e Fonologia e suas implicações pedagógicas no contexto escolar. Introduzir a Lingüística Textual e os princípios de construção do sentido do texto.

 

Disciplina: Língua Portuguesa I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da estrutura fonológica e introdução à estrutura morfológica da Língua Portuguesa, numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque lingüístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita, em seus aspectos socioculturais e lingüísticos.

 

Disciplina: Língua Latina

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O curso de Língua e Literatura Latina tem por objetivo levar ao conhecimento dos alunos as estruturas básicas mínimas da língua latina, que permitam uma abordagem inicial exploratória de textos latinos, e fornecer subsídios para aprofundamento de estudos do idioma vernáculo e de outras línguas românicas; bem como oferecer um panorama histórico da língua latina, introduzindo-os, ainda, nos estudos de sua literatura.

 

Disciplina: Teoria Literária I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Reflexão sobre o conceito de arte. Valorização da obra literária enquanto objeto artístico. Conceituação e enfoque das características distintas de textos literários e não literários. Definição de Teoria Literária. Diferenciação entre literatura oral e escrita. Definição e análise do gênero lírico e épico.

 

Disciplina: Teorias e Fundamentos do Ensino

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Especificidade do ato pedagógico nas dimensões básicas do saber, fazer e do ser. Definição de ensino aprendizagem. Concepção e modelos de ensino-aprendizagem. Fatores biopsicossociais que afetam a aprendizagem. Análise de contribuições anteriores e atuais de diversas teorias do ensino-aprendizagem em seus respectivos contextos históricos. Reflexão crítica relativa à pesquisa e a prática pedagógica a partir dessas teorias. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, suas implicações para a prática pedagógica.

 

 

Disciplina: Iniciação Científica em Letras

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Comunicação científica: O ciclo da informação na pesquisa. Os canais da comunicação científica: formais e informais. Pesquisa na Internet: infra-estrutura da rede de computadores, ética e privacidade, comércio eletrônico. Leitura e interpretação de textos técnicos e científicos. Métodos e técnicas da Pesquisa Bibliográfica. Estudos e aplicação das normas da ABNT. As novas tecnologias e a educação: Impasses e perspectivas. Critérios para seleção e utilização de recursos tecnológicos.


Disciplina: Linguística II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da trajetória da Linguística Textual e princípios de construção textual do sentido. Introdução às teorias enunciativas e aos tipos e gêneros textuais, visando à identificação dos diferentes usos sociais da linguagem e das relações de poder que os determinam. Texto, contexto, intertextualidade e dialogismo. Leitura e fatores de compreensão e de produção de sentido do texto. Modelos de descrição semântica. Semântica argumentativa. Sintaxe: os constituintes da oração sob a ótica da gramática gerativista. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas ao exercício de docência do futuro educador.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da morfologia e de aspectos da sintaxe da Língua Portuguesa numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque lingüístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita em textos diversos, priorizando aspectos socioculturais da Língua e literaturas da língua portuguesa.

 

Disciplina: Teoria Literária II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Definição de gênero e traços estilísticos. O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do conto. Análise de textos narrativos de épocas e de literaturas diversas. O gênero dramático e seus elementos constitutivos. Compreensão e produção oral e escrita no nível intermediário. Leitura e produção de textos narrativos, descritivos e dissertativos.

 

Disciplina: Tópicos de Literatura Universal

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudos de textos da literatura universal pertencentes aos diversos gêneros literários. Abordagem da construção do cânone a partir da análise de textos referenciais, em especial, da cultura ocidental. Possibilidade de conhecer obras fundamentais da literatura as quais exerceram ou sofreram influências entre si. Oportunidade de estabelecer relações dialógicas com a experiência do leitor.

 

Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Reflexão sobre o conceito de literatura infanto-juvenil e sua valorização enquanto produção artística. Conceituação, enfoque e análise de características distintas de textos infanto-juvenis. Estudo da emergência histórica e do estatuto artístico da produção literária para infância Estudo da nacionalização da literatura infantil. Verificação da produção literária infanto-juvenil no período modernista e o marasmo criador dos anos 40-50. O “boom” nos anos 70-80. Imagem e poesia nos anos 80-90. Literatura infantil e novos códigos. Literatura infanto-juvenil e o mercado. A ilustração no livro infantil. Recepção, análise e produção crítica de obras de literatura infanto-juvenil brasileira.

 

Disciplina: Linguística III

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: A disciplina estudará aspectos da Sociolinguística e sua relevância para o ensino de língua materna; como também focalizará estudo teórico-reflexivo de interpretação de textos em vários gêneros, fundamentado em teorias interpretativas de vertente semiótica e da análise do discurso (ambas de linha francesa). Desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas ao exercício de docência do futuro educador.

 

Disciplina: Língua Portuguesa III

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudo de aspectos diacrônicos da Língua Portuguesa, bem como de aspectos da Lingüística Textual, com ênfase na leitura e produção de textos dissertativo-expositivos e dissertativo-argumentativos e nos recursos de argumentação desses gêneros textuais.

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: A formação da nação e da cultura portuguesas. As primeiras manifestações literárias. O lirismo trovadoresco. A narrativa medieval. O texto vicentino. A literatura palaciana. Luís de Camões. As expressões do Maneirismo e do Barroco. O Século das Luzes: principais contribuições.

 

 

Disciplina: Literatura Brasileira I

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Do período colonial ao Romantismo: principais autores e obras, com o objetivo de demonstrar que persiste na literatura brasileira a questão da identidade do homem brasileiro, partindo do princípio de que a literatura é um reflexo do momento histórico. Serão relacionados elementos do passado com os do presente, tornando o texto literário um material para reflexão sobre a nossa realidade. Estudo contrastivo que permita a identificação de semelhanças, diferenças e influências de escritores estrangeiros. Para tanto, estudar-se-á John Milton, William Blake, Byron, Göthe, Poe, Keats, Coleridge. Visão sincrônica e diacrônica da literatura mundial, com o objetivo de esclarecer e justificar as influências que determinaram e caracterizaram a Literatura Brasileira. Serão abordados autores e obras do período da Literatura Informativa até o Romantismo, para reflexão sobre a trajetória e aceitação dos cânones literários.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a legislação vigente e com os fundamentos teórico-práticos. Objetivos da metodologia de ensino da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Discussão teórica acerca do planejamento de ensino: fundamentos, fases, etapas e suas relações. Análise de atividades de ensino-aprendizagem e propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise lingüística em Língua Portuguesa e Literatura. Análise de propostas curriculares e de livros didáticos de Língua Portuguesa.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Literatura

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: A disciplina terá como prioridade a abordagem teórica de metodologias de ensino da Literatura, tendo em vista a formação pedagógica do futuro professor para atuar tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio: Estudo de aspectos teóricos, históricos e metodológicos da educação literária. O ensino de literatura no Brasil. Objetivos da metodologia de ensino de Literatura no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Discussão teórica acerca do planejamento de ensino: fundamentos, fases, etapas e suas relações. Análise de atividades de ensino-aprendizagem e propostas metodológicas para o ensino da Literatura. Análise de propostas curriculares e de livros didáticos. Parâmetros Curriculares e Ensino de Literatura. Alternativas metodológicas.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa I (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Orientações práticas sobre metodologias e técnicas mais adequadas ao Ensino Fundamental, como subsídios para planejar, aplicar e replanejar (se necessário) as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Elaboração de projetos de ensino e de extensão e de planos de aulas para atuação do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Estudos metodológicos direcionados à possibilidade de aplicação, no ambiente escolar, durante o desenvolvimento do estágio. Orientação e Supervisão do Estágio Curricular Supervisionado. Através do estágio o educando desenvolverá o domínio de conhecimentos, capacidades, habilidades, hábitos, atitudes e convicções, fundamentais para a prática docente.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Literatura I (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Políticas públicas do ensino de literatura. Fundamentação teórica e metodológica do ensino de literatura. Elaboração de propostas metodológicas. Estudo da realidade da escola e da sala de aula, com foco em atividades de observação, participação e reconhecimento das condições de ensino e aprendizagem de literatura no ensino fundamental e no ensino médio. Reflexão sobre os dados observados para a identificação de questões relacionadas aos problemas no ensino de literatura. Desenvolvimento orientado de propostas de práticas direcionadas aos problemas identificados. Concepção e planejamento de micro-aulas e de projetos de ensino.

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa sob os aspectos sonoros, morfológicos, sintáticos, semânticos e lexicais. Estilística e aspectos discursivos. Análise e produção de textos literários e jornalísticos

 

Disciplina: Literatura Portuguesa II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Filosofia e cânones temáticos e estilísticos do Romantismo e do Realismo. Textos e autores que traduzem estes estilos de época em Portugal. O Simbolismo e o Modernismo como escolas literárias, e seus autores essenciais. Metáforas da modernidade na literatura portuguesa do século XX: Fernando Pessoa e José Saramago. Articulação das categorias de diferentes teorias literárias às obras em estudo.

 

Disciplina: Literatura Brasileira II

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Do período Realismo / Naturalismo até a Literatura Contemporânea. Estilos de época com seus principais autores e obras, situando-os nos contextos em que surgiram, relacionando o passado com o presente, a literatura com outras manifestações artísticas, o texto literário com a música popular. Estudo contrastivo entre autores brasileiros e autores estrangeiros: semelhanças, diferenças e influências de autores como Joyce, Virginia Wolf, Henry James, Jane Austen.

 

Disciplina: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O campo de estudo da disciplina e seu significado na formação do futuro professor. Educação e sociedade: contextualização da educação brasileira. Políticas educacionais públicas e realidade educacional brasileira. Organização e funcionamento do ensino fundamental e médio: aspectos gerais e normativos. Reformas de ensino. A nova LDB, questões básicas (democratização de saber, autonomia da escola, qualidade do ensino). O Plano Nacional de Educação. A educação como política social do Estado do Paraná: planos, programas e projetos e as demandas da sociedade. As políticas de inclusão adotadas no país e no Estado do Paraná. As funções dos órgãos públicos estaduais ligados à educação.

 

Disciplina: Tópicos de Inclusão e Aprendizagem

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estudos para uma reflexão crítica sobre educação inclusiva e implicações no processo de acesso e permanência de todos os alunos. Ênfase na educação de surdos: diretrizes legais e político-pedagógicas. Aspectos lingüísticos da língua de sinais brasileira – Libras. A gramaticalidade dos processos faciais e corporais em Libras. Contrastes entre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e a Língua Portuguesa. Fundamentos da educação bilíngüe para surdos.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa II (sob a forma de Estágio Supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Orientações práticas sobre metodologias e técnicas mais adequadas ao Ensino Médio, como subsídios para planejar, aplicar e replanejar (se necessário) as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Elaboração de projetos de ensino e de extensão e de planos de aulas para atuação do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Estudos metodológicos direcionados à possibilidade de aplicação,no ambiente escolar, durante o desenvolvimento do estágio. Orientação e supervisão do Estágio Curricular Supervisionado. Através dos estágios o educando desenvolverá o domínio de conhecimentos, capacidades, habilidades, hábitos, atitudes e convicções, fundamentais para a prática docente.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Literatura II (sob forma de estágio supervisionado)

Carga horária: 100 h/a

Série:

Ementa: Aspectos teóricos sobre o ensino de literatura no ensino médio. A literatura no ensino médio: problemas e possíveis soluções. Elaboração de projetos de extensão. Planejamento da regência em ensino fundamental e ensino médio. Execução de regência. Elaboração do Portfólio.

 

 

Atividades: Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC)

Carga horária: 50 h/a

Série: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª

Ementa: Participação do graduando em atividades de natureza técnico-científicas divididas em três grupos: Grupo I – Extensão em geral; Grupo II – Pesquisa, produção científica e apresentação de trabalhos acadêmicos; Grupo III – Atividade social.