SiSU UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - BACHARELADO

Disciplina: Biologia Celular, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento
Carga horária: 150 h
Série:
Ementa: Métodos de estudo em Biologia Celular, Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. Aspectos morfofuncionais e bioquímicos da célula: revestimento, compartimentos e componentes celulares. Comunicação entre células e seu ambiente. Ação e expressão gênica. Ciclo celular e divisão celular. Apoptose. Gametogênese. Fecundação. Clivagem e gastrulação em ovos de vertebrados. Diferenciação dos folhetos embrionários e organização da forma básica do corpo. Anexos embrionários. Teratologia.Conceitos básicos e modelos animais em biologia do desenvolvimento. Bases celulares e moleculares da morfogênese. Controle e plasticidade da expressão gênica. Diferenciação celular e células-tronco. Padrões de determinação dos eixos corporais de vertebrados.

 

Disciplina: Introdução à Medicina Veterinária e Zootecnia Geral
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Aspectos gerais do curso de Medicina veterinária, aspectos curriculares e áreas de atuação do médico veterinário.Origem e domesticação das espécies domésticas, raças e grupos zootécnicos. Utilidade e serviço dos animais domésticos. Caracteres raciais. Evolução das espécies.

 

Disciplina: Ecologia e Etologia Animal
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Conceito e objetivos de ecologia; a relação com organismos de interesse econômico. O ecossistema sob o ponto de vista energético: o fluxo energético; conversão de matéria orgânica: Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica. Ecologia terrestre, de água doce e marinha. Dinâmica das populações. Ecologia urbana e rural. Ecologia médica. Ecologia dos animais domésticos. Poluições. Conservação dos recursos naturais. Comportamento animal, adaptação das populações animais, características das espécies.

 

Disciplina: Anatomiaveterinária
Carga horária: 150 h
Série:
Ementa: Introdução ao estudo da anatomia e constituição do corpo dos animaisdomésticos. Estudo das estruturas anatômicas presentesnossistemas: ósseo, articular, muscular, digestório, respiratório, cardiovascular, urogenital masculino e feminino, nervoso, tegumentar e órgãos do sentido. Introdução à Anatomia Topográfica. Técnicas de Dissecção.

 

Disciplina: Citologia e Embriologia Veterinária
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Noções de microscopia óptica e demais técnicas aplicadas ao estudo celular. Classificação e diferenciação das células eucariontes e procariontes. Morfofisiologia dos componentes celulares. Constituição molecular, estruturas especializadas e transportes por membrana plasmática. Relações de ultraestrutura com sua fisiologia. Ciclo celular e meiose. Gametogênese. Interação célula e matriz extracelular. Morfologia, localização e funções dos elementos que constituem o citoesqueleto. Estudo do núcleo, ácidos nucléicos e síntese de proteínas. Noções de sistemas reprodutores de interesse embrionário. Origem e formação de gametas. Fecundação. Formação dos folhetos embrionários. Estudo comparado das fases do desenvolvimento embrionário. Período somítico (organogênese). Período fetale parturição. Placentologia e anexos fetais. Estudo comparado dos sistemas. Gemelidade. Teratologia.

 

Disciplina: Bioestatística
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Funções de variável real e suas aplicações como modelos matemáticos para situações experimentais em medicina veterinária. Conceitos básicos de estatística. Estatística descritiva. Distribuições teóricas de probabilidades. Correlação e regressão linear. Análise de variância em diversos delineamentos experimentais. Testes estatísticos para comparação de médias.

 

Disciplina: BIOQUÍMICA VETERINÁRIA
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Ligações químicas, soluções, equilíbrio químico, pH e tampões. Estudo do átomo de carbono, cadeias carbônicas e funções orgânicas. Caracterização das biomoléculas. Aminoácidos e proteínas: estrutura, propriedades e funções. Enzimas: mecanismos de ação, classificação, centro ativo e coenzimas. Carboidratos e Lipídios: Estrutura, propriedades e funções. Nucleotídeos. Glicólise. Ciclo do Ácido Cítrico. Metabolismo e biossíntese de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos Integração e controle do metabolismo. Bioquímica aplicada à medicina veterinária.

 

Disciplina: Histologia Veterinária
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Conceito, classificação, importância e características dos tecidos: Tecido Epitelial de Revestimento, Tecido Epitelial Glandular, Tecidos Conjuntivos (Propriamente Dito, Adiposo, Cartilaginoso, Ósseo, Hematopoiético, Mucoso, dentre outros) e Substâncias intercelulares, Tecidos Musculares, Tecido Nervoso (Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico). Detalhes histofisiológicos dos órgãos e sistemas dos animais domésticos: Sistema Circulatório Sanguíneo, Sistema Circulatório Linfático e Tecidos Linfoides, Sistema Respiratório, Sistema Urinário, Sistema Digestório, Sistema Endócrino, Sistema Reprodutor Masculino e Feminino e Sistema Tegumentar.

 

Disciplina: Genética e Melhoramento Animal
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Introdução a genética molecular; Bases citológicas da Herança, Estrutura, descrição dos cromossomos e Cariótipos; Mendelismo; Herança e sexo; Ligação gênica - mapa genético e molecular; Anomalias causadas por aberrações cromossomos - defeitos genéticos; genética de populações. Genética quantitativa, Seleção e métodos de seleção; Consanguinidade e cruzamento; Interação genótipo e ambiente; Bases do melhoramento genético de diversas espécies de animais domésticos.

 

Disciplina: Parasitologia Veterinária
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Introdução ao estudo da Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro. Artropodologia, Protozoologia e Helmintologia Veterinária, destacando a taxonomia, morfologia, relação parasito-hospedeiro e importância socioeconômica.

 

Disciplina: Farmacologia Veterinária
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Farmacologia geral: formas farmacêuticas, farmacocinética, farmacodinâmica, prescrição terapêutica. Vias de administração: absorção, distribuição, biotranformação e excreção. Fatores que influenciam a ação das drogas: ações recíprocas (associação medicamentosa), sinergismo, tidotismo e antagonismo medicamentoso, niossincrasia, hiperestesia e alergia medicamentosa. Mecanismo de ação e efeitos: adrenérgicos e antiadrenérgicos; colinérgicos, anticolinérgicos e anticolinesterásticos. Farmacologia do sistema respiratório; cardiovascular; digestório e urinário; Farmacologia dos antimicrobianos, antinflamatórios e antiparasitários; Fluidoterapia e Terapias Naturais.

 

Disciplina: Fisiologia Veterinária
Carga horária: 150 h
Série:
Ementa: Fisiologia animal do sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, renal, digestório, reprodutor, endócrino e homeostase.

 

Disciplina: Imunologia e Microbiologia Veterinária
Carga horária: 150 h
Série:
Ementa: Introdução. Antígenos e sistema linfoide. Imunoglobinas. Sistema, complemento e interação. Ag-Ac. Resposta imune humoral, celular e cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpos e por células. Imunodeficiências e imunodepressão. Imunohematologia, imunologia dos transplantes e tumores. Autoimunidade. Imunoprofilaxia e imunodiagnóstico. Estrutura da célula procariótica, eucariótica e vírus. Sistemática. Metabolismo, nutrição, cultivo, crescimento e genética de microrganismos. Uso de antimicrobianos. Bactérias, fungos e vírus de interesse médico veterinário. Aspectos morfológicos, tintoriais, necessidade e características culturais, estrutura antigênica, toxina laboratorial e imunoprofilaxia.

 

Disciplina: Nutrição e Alimentação Animal
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Utilização de proteínas, carboidratos, lipídeos, água, vitaminas e minerais pelos animais domésticos. Uso de antibióticos, hormônios e aditivos em nutrição animal. Processamento dos alimentos. Padrões de alimentação. Análise de nutriente. Ensaios de digestibilidade e balanço nutricional. Noções básicas de fisiologia digestiva. Classificação e composição dos alimentos. Medidas de avaliação do valor nutritivo. Estudo dos alimentos volumosos, concentrados, energéticos e proteicos. Fontes suplementares de vitaminas e minerais. Formulação de rações balanceadas, segundo o padrão de exigências nutritivas para diversas espécies domesticas. Aspectos econômicos da alimentação animal no Brasil.

 

Disciplina: Epidemiologia e Saneamento Aplicado
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Histórico e conceitos gerais. Tipos de estudo epidemiológico. Estudos das populações. Tríade epidemiológica. Fatores ligados ao agente, hospedeiro e meio ambiente. Métodos para a avaliação quantitativa de doenças e meios para prevenção, erradicação e controle das mesmas. Exercício sobre inquéritos epidemiológicos. Sensibilidade e especificidade. Conceitos sobre endemia, epidemia e pandemia. Noções de Saneamento básico, sistemas de captação e tratamento de água e esgoto. Resíduos sólidos coleta, destinação e controle. Poluição e contaminação ambiental, remediação e controle. Pragas urbanas. Programas de prevenção e controle de doenças.

 

Disciplina: Metodologia Científica
Carga horária: 30 h
Série:
Ementa: Fases e tipos de pesquisas: Bibliográfica, Descritiva e Experimental; Trabalhos de Comunicação Científica; Redação científica: características de linguagem e estilo, revisão de literatura, técnica de resumo, projeto e relatório de pesquisa, referências bibliográficas; popularização das ciências: artigos em jornais, revistas e palestras. Definição de encontros, onde podem ser apresentados os trabalhos científicos. Curriculum vitae. Normas de ABNT vigentes. Outras normativas em vigor (Estilo VANCOUVER; Normas da APA; Estilo ISO).

 

Disciplina: Forragicultura
Carga horária: 30 h
Série:
Ementa: Características morfológicas das plantas forrageiras. Capineiras. Formação, recuperação e manejo das pastagens. Adubação e conservação de pastagens. Fatores climáticos e princípios fisiológicos de manejo das pastagens. Conservação de forrageiras – ensilagem e fenação. Análise da pastagem.

 

Disciplina: Semiologia Veterinária
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Estudos dos métodos e meios de exploração semiológica; métodos de contenção; plano de exame clínico; termometria clínica; exame semiológico dos diversos sistemas nos animais domésticos com a finalidade de diagnóstico das enfermidades.

 

Disciplina: Doenças Parasitárias
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Estudo das Doenças Parasitárias, destacando-se a etiologia, epidemiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento, controle e profilaxia das enfermidades de etiologia parasitária, destacando-se os helmintos, protozoários, algumas rickétsias e os ectoparasitas que acometem os animais domésticos.

 

Disciplina: Avicultura e Suinocultura
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Introdução à suinocultura. Importância econômica. Raças e seus cruzamentos. Sistema de criação e tipos de produção. Instalações e equipamentos. Manejo reprodutivo. Alimentação. Planejamento. Higiene e profilaxia. Manejo da criação. Classificação de carcaças.Introdução à avicultura. Importância econômica nacional e mundial. Genética e seleção (linhagens comerciais). Anatomia e fisiologia das aves; Sistemas de criação. Instalações e equipamentos ligados à produção de aves de corte e de postura. Alimentos e alimentação. Higiene e profilaxia. Planejamento da criação; Produção de pintos de 1 dia.

 

Disciplina: Diagnóstico Por Imagem
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Avaliação radiológica, ultrassonográfica e outros métodos de diagnóstico por imagem, dos diferentes sistemas orgânicos dos animais.

 

Disciplina: Doenças Infecciosas
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnóstico clínico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenças causadas por bactérias, vírus, fungos, riquétsias e clamídeas dos animais domésticos. Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnóstico clínico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenças causadas por fungos, riquétsias e clamídeas dos animais domésticos.

 

Disciplina: Patologia Clínica Veterinária
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Seleção e envio de material ao laboratório clínico. Fundamentação teórica e prática em Patologia Clínica Veterinária (hematologia e bioquímica clínica, análise de fluídos biológicos).

 

Disciplina: Anestesiologia Veterinária e Técnica Cirúrgica
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Efeitos da anestesia sobre os sistemas vitais. Medicação pré-anestésica. Indução e planos anestésicos. Hipnóticos barbitúricos e não barbitúricos. Anestésicos dissociativos. Anestésicos inalatórios. Circuitos anestésicos. Anestésicos locais e bloqueios regionais. Controle da dor e inflamação. Fluidoterapia e equilíbrio hidroeletrolítico. Nomenclatura cirúrgica. Profilaxia da infecção cirúrgica. Períodos pré e pós-operatório. Tempos fundamentais da técnica cirúrgica (diérese, hemostasia e síntese). Fluidoterapia em pacientes cirúrgicos. Cirurgia plástica de pele. Cirurgias introdutórias dos diferentes aparelhos. Noções de posse responsável.

 

Disciplina: Patologia Veterinária
Carga horária: 150 h
Série:
Ementa: Considerações gerais sobre a patologia. Transtornos degenerativos, infiltrativos e regressivos. Patologia geral do aparelho circulatório. Inflamação. Relação hospedeiro-parasita. Restituição tecidual. Transplante de tecido. Tipos de transplante de tecidos. Mecanismo de rejeição. Alteração do crescimento e da diferenciação celular. Patologia geral das neoplasias.Patologia da pele e anexos. Patologia das glândulas mamárias. Patologia do aparelho respiratório. Patologia do aparelho circulatório. Patologia do aparelho digestivo. Patologia do aparelho urinário.

 

Disciplina: Bovinocultura de Leite e Corte
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Situação da pecuária de corte nacional. Instalação para gado de corte. Estudo das principais raças de bovinos e escolha dos animais. Fases do sistema de produção, índices zootécnicos de interesse. Categorias animais. Planejamento pecuário e evolução de rebanho. Manejo reprodutivo: estação de monta, índices zootécnicos, critérios de seleção, DEP. Desmama precoce, suplementação de bezerros. Recria a pasto. Manejo na seca. Fisiologia do crescimento. Ganho compensatório. Terminação a pasto. Novilho precoce. Confinamento.

 

Disciplina: Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução dos Animais Domésticos
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Estudo da anatomia funcional, endocrinologia, fisiologia, semiologia, patologia e clínica do aparelho reprodutor masculino e feminino dos mamíferos domésticos. Histórico, desenvolvimento e aplicação de biotécnicas da reprodução nos mamíferos domésticos.

 

Disciplina: Clínica Cirúrgica Veterinária
Carga horária: 210 h
Série:
Ementa: Avaliação pré e pós-operatória e contenção do paciente cirúrgico. Diagnóstico e tratamento das afecções dos sistemas respiratório, digestivo, urogenital, muscular, esquelético, oftálmico, auditivo e nervoso; da pele e do tecido subcutâneo, da glândula mamária e de hérnias dos pequenos e grandes animais.

 

Disciplina: Clínica Médica Veterinária
Carga horária: 210 h
Série:
Ementa: Conceitos, etiopatogenia, fisiopatologia, sintomas, diagnóstico e terapêutica das afecções clínicas de pequenos e grandes animais. Doenças nutricionais, metabólicas e endócrinas. Dermatologia Veterinária. Neonatologia Veterinária. Emergências clínicas. Doenças autoimunes. Doenças do sistema respiratório, sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário, sistema nervoso. Prática hospitalar e de fazenda na clínica de animais de produção e prática hospitalar em animais de companhia.

 

Disciplina: Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Normas para produção e beneficiamento de produtos granjeiros e cárneos de origem bovina,suína, eqüina, aves e pescado. Provas de rotina para análise de produtos lácteos e cárneos em suas características organolépticas, físico-químicas, microbiológicas e parasitárias. Legislação para transporte e comercialização de produtos de origem animal. Critérios de julgamento e classificação dos produtos de origem animal. Inspeção sanitária ante e post-mortem. Inspeção em ovo e mel. Pesticidas nos alimentos de origem animal. Funções do Médico Veterinário. Aditivos químicos nas indústria alimentares.

 

Disciplina: Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Carga horária: 120 h
Série:
Ementa: Composição, química, deterioração, microbiologia, métodos de conservação e tecnologia de: carne, pescado, ovos, leite e derivados.

 

Disciplina: Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Estudo da etiologia, patogenia, sintomas, diagnóstico, vigilância sanitária, tratamento das doenças dos animais domésticas, naturalmente transmissíveis ao homem. Mecanismos de transmissão na população animal e desta para a humana. Medidas de prevenção. Controle higiênico sanitário e epidemiológico dos alimentos de origem animal, aspectos sociais, econômicos e de saúde pública. Sistemas de vigilância alimentar.

 

Disciplina: Economia Rural
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Teoria econômica. Macro e micro. Economia aplicada. Desenvolvimento rural. Comercialização agrícola. Noções sobre teorias econômicas aplicadas à medicina veterinária.

 

Disciplina: Obstetrícia Animal
Carga horária: 90 h
Série:
Ementa: Morfologia obstétrica. Fisiologia da gestação, parto e puerpério. Higiene obstetrícia. Semiologia e clínica das patologias da gestação, parto e puerpério. Cirurgias obstétricas nas fêmeas domésticas.

 

Disciplina: Administração Rural
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Contabilidade agrícola. Custo de produção. Planejamento rural. Crédito rural. Legislação e política agrária. Informática aplicada na pecuária. Cooperativismo.

 

Disciplina: Deontologia e Legislação Aplicada à Medicina Veterinária
Carga horária: 30 h
Série:
Ementa: Noções básicas de deontologia e dos deveres e direitos do médico veterinário. Exercício legal e ilegal da profissão. Erros profissionais. Segredo profissional. Legislações pertinentes ao exercício profissional. Dopping e suas implicações no código penal.

 

Disciplina: Medicina Aviária
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Transmitir fundamentos teóricos e práticos, identificar, definir, distinguir e associar as mais importantes enfermidades de importância econômica e em saúde pública que acometem e/ou são transmitidas pelas aves; planejar, coordenar, operar e organizar esquemas sanitários para prevenção, tratamento e controle de enfermidades na criação de aves para fins comerciais, silvestres e domésticas (de companhia).

 

Disciplina: Extensão e Sociologia Rural
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Conceitos, filosofia, objetivo e história da Extensão Rural. O médico veterinário extensionista: papel e responsabilidade, sombreamento com outras profissões. Modelo do sistema brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural. Modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural do setor privado e no setor público do Brasil e em diferentes países. Princípios básicos para a estruturação operacional da Assistência Técnica e Extensão Rural. Compatibilização das linhas produtivas e sociais dentro dos programas de Extensão Rural.O papel desempenhado pela Assistência Técnica e Extensão Rural frente ao desenvolvimento econômico, político, social e cultural brasileiro. Importância, forma e obstáculos para a participação dos diferentes extratos da população rural nos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural. O processo de Comunicação e Mudança de Comportamento. Liderança rural. Metodologias e Técnicas utilizadas em Extensão Rural, Modelos de Diagnóstico Rural Participativo – DPR. Difusão e Adoção e Tecnologias. Papel da Extensão Rural frente aos modelos de Desenvolvimento Rural. Organização Rural e Desenvolvimento de Comunidades Rurais, Programas de Qualidade total nas Empresas frente ao Agronegócio, Noções sobre Engenharia de Segurança e Higiene do trabalho nas atividades laborais.

 

Disciplina: Ovinocultura e Caprinocultura
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Noções sobre cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. Instalações da ovinocaprinocultura. Exterior e raças das principais raças de caprinos e ovinos criados no Brasil. Fases do sistema de produção, índices zootécnicos de interesse/ Categorias animais. Melhoramento genético de ovinos e caprinos. Manejo nutricional, reprodutivo e sanitário de ovinos e caprinos. Produção de leite e manejo de ordenha na ovinocaprinocultura.

 

Disciplina: Equinocultura
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Introdução a equinocultura. Estudo do exterior do cavalo. Estudo das principais raças de equideos. Instalações de um haras. Manejo reprodutivo, alimentar e sanitário. Seleção e cruzamentos.

 

Disciplina: Toxicologia Veterinária
Carga horária: 60 h
Série:
Ementa: Conceitos sobre Toxicologia. Toxicocinética e Toxicodinâmica. Fundamentação teórica e prática para o diagnóstico e tratamento das principais intoxicações em Medicina Veterinária.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório
Carga horária: 540 h
Série: