UENP sedia 33° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho

Segunda, 07 Agosto 2017 20:17 por Assessoria de Comunicação Social

Pintura, escultura, colagem e outras técnicas de arte marcam o 33° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, cuja abertura foi realizada na quinta-feira (03/08), nas dependências do PDE, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. O Salão, que visa propiciar, aos artistas brasileiros, um panorama reflexivo sobre a produção cultural e estimular a recepção de novas modalidades tecnológicas, é uma promoção da Prefeitura de Jacarezinho, em parceria com a UENP e Serviço Social do Comércio (SESC).

Nesta edição, a comissão organizadora do projeto recebeu 38 inscrições, que contabilizam o número de 103 obras submetidas à seleção. Destas, 20 foram selecionadas e três premiadas. As obras foram julgadas mediante os critérios estabelecidos no regulamento do Salão, como qualidade estética, pertinência poética e contemporaneidade das propostas. A curadoria foi composta pelos artistas visuais Marcos Coga, Luiz Lavalle e Felipe Scandelari, os quais avaliaram, individualmente, cada proposta artística.

Jucelino Biagini, de Jacarezinho (PR), Marcos Almeida, de Santo Antonio da Platina (PR) e Monique Brandão, de Assis (SP), foram, respectivamente, premiados com as obras “As três graças”, “Chuva de melancolia I, II, III” (conjunto da obra), “Sem título”. Os critérios de seleção foram "Contemporaneidade", "Temática de grupo" e "Conjunto da Obra".

Mais de 200 pessoas marcaram presença na abertura do Salão. Além das autoridades civis e membros da comunidade artística local e regional, alunos e professores dos Centros de Letras, Comunicação e Artes, e Ciências Humanas e da Educação prestigiaram a mesa redonda formada pelos artistas premiados. Na ocasião, os artistas explanaram sobre suas referências artísticas, processos de constituição da obra e suas respectivas trajetórias no âmbito da Arte. A mesa foi mediada pela ex-aluna do curso de Letras da UENP, Camila Pereira, que integra o projeto de extensão “Salão de Artes de Jacarezinho: diálogo entre memória, arte, preservação e ensino”, do Programa Universidade Sem Fronteiras.

A pró-reitora de Extensão e Cultura destacou a importância da Arte para a formação humana e a importância do Salão para comunidade artística. “O incentivo à arte é um compromisso com a cidadania e com sociedade que busca, por meio de diversas formas de expressão, reconhecer a si e as suas experiências de vida captadas pelo olhar do artista. É por isso que Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem incentivado, efetivamente, ações culturais como este Salão, que evidencia sua importância não apenas para a cidade de Jacarezinho ou para região do Norte do Paraná, mas para todo nosso País”, disse.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, destacou a parceria entre as instituições para realização do Salão. “Reconhecemos a grande importância desse Salão para Jacarezinho e região e destacamos a parceria entre a Prefeitura, a UENP e o Sesc, que tem tornado possível sua realização nos últimos anos”. Durante a abertura, o prefeito cumprimentou os artistas presentes e parabenizou os premiados no salão.

O gerente-geral do Sesc de Jacarezinho, José Dimas Fonseca, destacou a atuação do Sesc na cultura, no esporte e no lazer. “Estamos sempre de braços abertos para projetos como esse do Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho”. Dimas destacou ainda os trabalhos realizados por Geraldo Silva, um dos fundadores do Salão de Jacarezinho.“Parabenizo o senhor Geraldo e agradeço pelo trabalho imprescindível que tem realizado à frente do Cat”.

O Salão de Artes de Jacarezinho foi organizado pelas equipes da Prefeitura de Jacarezinho, do Sesc e pelos integrantes do projeto de extensão “Salão de Artes de Jacarezinho: diálogo entre memória, arte, preservação e ensino”, coordenado pela professora Luciana Brito, do Centro de Letras, Comunicação e Artes, do Campus de Jacarezinho. As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17 horas. Visitas mediadas deverão ser previamente agendadas por meio do telefone: (43) 3911-3132.

Horário de Visitas: Das 9 às 12h das 14 às 17h
Local: PDE – Campus de Jacarezinho