UENP mantém notas dos programas de pós-graduação

Segunda, 25 Setembro 2017 14:45

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, na última quarta-feira (20/09), os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) manteve as notas das avaliações anteriores com destaque para os cursos de mestrado e doutorado em Direito e mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), que obtiveram nota 4. Os mestrados em Agronomia e Profissional em Ensino obtiveram nota 3.

Na avaliação da CAPES, para obter a nota referente ao curso, são analisadas a infraestrutura, a proposta do programa, a análise do corpo docente e discente e a produção intelectual da instituição. As comissões utilizam como base as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado. Ao final de cada ano, as informações são confirmadas pelos pró-reitores das instituições.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves da Silveira Reis, enfatiza que, apesar da manutenção das notas, a leitura das fichas de avaliação levam à compreensão de que os programas da Universidade estão evoluindo de forma significativa em vários aspectos, e que isso é fruto do trabalho dos coordenadores e colegiado dos programas. “A avaliação é uma oportunidade para intensificar as ações que levaram à esta evolução e realinhar as recomendadas pelo CTCs (Conselho Técnico-Científico da Educação Superior). A UENP tem envidado esforços para dar suporte aos programas, buscando recursos nos editais dos órgãos de fomento como CAPES, FINEP, CNPq e Fundação Araucária”, destaca a pró-reitora.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressaltou a importância dos programas de pós-graduação para a Universidade e o comprometimento dos professores com os respectivos programas. “Com os nossos programas de pós-graduação, a UENP adentra, cada vez mais, o âmbito da pesquisa, contribuindo, assim, de maneira efetiva, com o desenvolvimento da ciência e com a produção tecnológica. Tudo isso só é possível graças aos professores que estão envolvidos e muito comprometidos com os cursos de mestrado e doutorado da nossa Instituição”, disse.

Última modificação: Segunda, 25 Setembro 2017 14:52