UENP participa de Encontro Nacional de pró-reitores de Extensão

Quarta, 29 Novembro 2017 16:46 por Assessoria de Comunicação Social

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Castanho, participou do 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro em Florianópolis – SC.

Por meio de atividades como palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e visita técnica, o evento debateu o tema "Os rumos da extensão universitária brasileira: 30 anos do FORPROEX " em uma extensa programação.

A organização local foi da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC).

O encontro teve como objetivo estimular o avanço de pontos cruciais para a consolidação da extensão universitária no Brasil e contou com a participação de mais de 70 instituições de ensino superior.

A 42ª edição do FORPROEX abriu espaço para a discussão de proposta de resolução que estabelece as diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira. Essa resolução é considerada um marco histórico do FORPROEX e a mesma será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.

A abertura do evento foi comandada pelo historiador e educador José Eustáquio Romão que acompanhou o pedagogo brasileiro Paulo Freire por vários anos. Romão, em sua fala ressaltou o papel extensionista dentro das instituições de ensino superior: “A extensão no século XXI é a missão institucional mais importante da universidade”.

O Fórum é um marco para a questão da extensão na educação do país e é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

Última modificação: Quarta, 29 Novembro 2017 16:47