Mestrado em Ensino oferta cursos para professores do NRE de Ibaiti

Segunda, 23 Abril 2018 10:36 por Assessoria de Comunicação Social

Cerca de 400 profissionais que atuam no Núcleo Regional de Educação de Ibaiti-PR (diretores, pedagogos e professores) participaram no dia 17 de abril de cursos ofertados por docentes do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A formação corresponde a uma das atividades estabelecidas em Termo de Cooperação Pedagógica celebrado entre o Núcleo de Ibaiti e o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP) para uma ação conjunta na área de formação docente.

A abertura oficial ocorreu no auditório do CEEP – Ibaiti e contou com a presença da chefe do NRE, professora Arlete Korovisk dos Santos, com as presenças do prefeito Antonelly de Cássio Alves de Carvalho e do vice-prefeito Ulisses Ferreira de Melo Neto, do vereador José Oscar Belão e da secretária municipal de educação, professora Zélia Aristides de Carvalho, de Ibaiti.

No Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hatanda (CEEP) foram realizadas as palestras “Saberes Docentes”, “Avaliação” e “Mapas Conceituais como Instrumentos Avaliativos”, respectivamente, com os professores-doutores Lucken Bueno Lucas, Simone Luccas e Marlize Spagolla Bernardelli.

Ainda no CEEP, para profissionais da área de Enfermagem e professores do curso de Enfermagem, realizou-se o curso “Desafios para a formação docente na área de enfermagem”, com as palestrantes professora-doutora Aneccy Tojeiro Giordani e professora-mestre Silvane Marcela Mazur.

No Espaço Cultural Dini de Moura Fadel, foi realizada, para profissionais da Educação Especial, a palestra “Formação de Professores e Neurociências”, ministrada pelos professores-doutores João Coelho Neto, Marilia Bazan Blanco e Roberta Negrão de Araujo.

Para a chefe do NRE de Ibaiti, Arlete Korovisk, “o evento configurou o início de um processo de formação que terá continuidade com a oferta de oficinas para as diversas áreas de ensino”. O prefeito Antonelly ressaltou a importância da parceria entre as escolas municipais e estaduais com a UENP, agradecendo e colocando o município de Ibaiti à disposição para novas iniciativas.

Segundo o coordenador do Mestrado Profissional em Ensino da UENP, Lucken Bueno Lucas, os cursos foram pensados em função das demandas iniciais apresentadas pela chefia do NRE de Ibaiti, a qual não mediu esforços para estabelecer parceria com o PPGEN.

Segundo o professor, “essa foi a primeira de uma série de intervenções que serão promovidas no sentido de aproximar os pesquisadores e estudantes do PPGEN dos docentes que atuam na circunscrição educacional de Ibaiti, de modo a proporcionar não apenas a formação de docentes, mas, ampliar o campo de aplicação dos produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado. Assim, a UENP segue dando retorno social e contribuindo positivamente na região norte pioneira do Paraná”.

Última modificação: Sábado, 28 Abril 2018 11:07