SiSU UENP

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - Licenciatura

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - AAC

 

Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade definir normas e critérios para a seleção e aproveitamento das disciplinas e atividades que compõem a ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAL do curso de graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

 

Art. 2º A ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL do curso de graduação em PEDAGOGIA da UENP está estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso, compondo a carga horária total da matriz curricular plena do curso, e atende aos objetivos:

I - buscar a interdisciplinaridade pela efetiva integração entre os conteúdos de ensino que compõem os currículos dos cursos;

II - integrar teoria e prática, por meio de vivência e/ou observação de situações reais;

III - promover a contextualização do currículo, a partir do desenvolvimento de temas regionais julgados significativos para a formação profissional;

IV - estimular o desenvolvimento de atividades acadêmicas inovadoras, distintas das que convencionalmente integra os currículos dos cursos, assim como a iniciativa dos estudantes;

V - possibilitar aos alunos exercitarem o seu livre arbítrio e sua cidadania, atuando como sujeitos ativos, agentes do seu processo histórico e, capazes de selecionar os conhecimentos mais relevantes para o seu processo de desenvolvimento como cidadãos;

VI - complementar a formação acadêmica em atividades ou disciplinas não abrangidas pelo currículo do curso;

VII - possibilitar a participação dos acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão.

 

Art. 3º O cumprimento da ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL se dá por meio da participação em atividades de caráter cultural e científico:

I - Eventos de divulgação científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – congresso, seminário, simpósios e colóquios na área de Pedagogia.

II - Participação em mini-cursos e palestras na área de Pedagogia.

III - Atividades acadêmicas em projetos de iniciação científica.

IV - Atividade em projetos de extensão.

V - Atividades em grupos de pesquisa.

VI - Disciplinas optativas.

 

Art. 4º A ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL não pode ser aproveitada para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

 

Art. 5º A atividade deve ser cumprida e desenvolvida fora do horário regular das aulas e somente será computada se realizada durante o período em que o acadêmico estiver matriculado e com frequência regular no curso.

 

Art. 6º Os alunos que ingressarem no curso por meio de transferência ou aproveitamento de estudos ficam sujeitos ao cumprimento da carga horária de ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAL, podendo solicitar à coordenação o cômputo da carga horária atribuída pela instituição de origem, observadas as seguintes condições:

a) as atividades realizadas na instituição de origem devem ser compatíveis com as estabelecidas neste regulamento;

b) a carga horária atribuída pela instituição de origem não poderá ser superior a conferida por este regulamento.

 

Art. 7º ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL aceita para integralização curricular terá no total 200 horas.

 

Art. 8º O registro do aproveitamento da atividade ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL será requerido pelo acadêmico, anualmente, até trinta dias antes do encerramento do ano letivo, por meio do formulário próprio.

§1º O requerimento será encaminhado ao Coordenador de Curso para análise e parecer.

§3º Caso haja dúvida quanto à adequação da atividade realizada às disposições deste regulamento, o processo será remetido pelo Coordenador ao Colegiado de Curso para reavaliação.

§4º Cumpridas as etapas previstas nos parágrafos anteriores, o requerimento será encaminhado pelo Coordenador de Curso à Secretaria Acadêmica para o registro da carga horária.

 

Art. 9º São consideradas válidas apenas as atividades desenvolvidas a partir do ingresso no curso.

 

Art. 10 A carga horária total da ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL deverá ser cumprida no transcorrer do curso, declarada anualmente.

Parágrafo único:  O disposto no caput deste artigo não se aplica aos casos previstos no art. 4º deste regulamento quando houver equivalência entre a carga horária das disciplinas consideradas e a carga horária total prevista para a ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAL.

 

Art. 11 O cumprimento carga horária da ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL é obrigatório, sem o que o acadêmico não terá direito ao Certificado de Conclusão de Curso e, por conseguinte, ao Diploma, mesmo que tenha sido aprovado nas demais disciplinas da matriz curricular do curso, inclusive não tendo direito à participação na solenidade de Colação de Grau.

 

Art. 12 Os casos omissos serão analisados e solucionados pelo Colegiado de Curso.

 

Art. 13 Este regulamento entrará em vigor na data da sua aprovação pelo Conselho Departamental.