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GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – Licenciatura

ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS E CULTURAIS – AACC

I – DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS

Art.1º Este Regulamento define, no âmbito do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE – UENP – Campus de Jacarezinho as Atividades Acadêmicas Científicas Culturais – AACC a que se refere à Resolução CNE/CP Nº2 – de 19/02/2002, do Conselho Nacional de Educação, bem como disciplina os procedimentos a serem adotados para a atribuição e cômputo da carga horária.

Art. 2º As Atividades Acadêmicas Científicas Culturais, integrantes do currículo pleno do curso de Pedagogia, correspondem a 200 (duzentas) horas, a carga horária deverá ser cumprida pelo aluno durante o curso de graduação, observado o disposto no § 1º deste artigo.

§1º As Atividades Acadêmicas Científicas Culturais deverão perfazer o total de 200 horas e serem cumpridas a partir do 1º ano do curso, distribuídas em 50 horas a cada ano. Para o cômputo das horas os acadêmicos deverão observar a tabela de horas deste regulamento.

§2º Cada aluno deverá gerenciar a sua carga horária de AACC ao longo de todo o seu curso, zelando por assistir as atividades oferecidas pela UENP–CCHE/CJ.

§3º O aluno poderá também buscar outras atividades fora da UENP que melhor lhe convenha e atenda aos seus interesses de formação profissional.

Art. 3º A escolha das Atividades Acadêmicas Científico-Culturais é de responsabilidade exclusiva do aluno, considerando-se que a sua finalidade é: ampliar o conhecimento teórico-prático dos acadêmicos com atividade extraclasse; fomentar a prática de trabalho em equipe e parceria; incentivar o acadêmico à tomada de iniciativa e investimento profissional; proporcionar vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamentos em estudos diversos além de aquisição de novas experiências, tendo como objetivo a formação integral do profissional.

§1º Os alunos que ingressarem no curso de Pedagogia, por transferência, ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária estabelecida no caput deste artigo, podendo solicitar à Coordenação do Curso o cômputo da carga horária atribuída pela Instituição de origem, observadas as seguintes condições:

a) Compatibilidade das Atividades Acadêmicas Científico Culturais estabelecidas pela Instituição de origem com as estabelecidas neste Regulamento;

b) A carga horária atribuída pela instituição de origem não poderá ser superior à conferida por este Regulamento à atividade idêntica ou congênere.

§2º Não serão consideradas, em caso algum, atividades desenvolvidas pelo aluno antes do ingresso no curso de Pedagogia UENP-CCHE/CJ, ressalvada a situação prevista no § 1º do art. 3º.

II – DA ATRIBUIÇÃO E CÔMPUTO DA CARGA HORÁRIA

Art. 4º A atribuição de carga horária pelo desenvolvimento das atividades acadêmicas científicas culturais obedecerá ao seguinte procedimento:

a) Preenchimento da Ficha de Atividades (em anexo);

b) Distribuição da carga horária para a atividade, observados os limites e carga horária previstos no § 3º deste Regulamento;

c) Anexar cópia dos documentos comprobatórios, observados os § 1º, § 2º e § 3º do Art. 5º deste Regulamento;

d) Análise pelo professor responsável pela turma, do material recebido e sua pertinência.

§1º O indeferimento do pedido de atribuição de carga horária pelo professor responsável pela turma será comunicado por escrito ao aluno, que tomará ciência do mesmo, podendo na ocasião ou, no máximo, nos três dias seguintes, formular pedido de reconsideração.

§2º Ficam estabelecidos os seguintes requisitos e limites para o aproveitamento e cômputo de carga horária:

ATIVIDADE ACADÊMICA CIENTÍFICA CULTURAL

REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA

LIMITE DE CARGA HORÁRIA

Projeto de iniciação científica

Apresentação da carta-contrato ou termo de responsabilidade do bolsista

Até 20 horas por ano

Participação em Grupos de Pesquisa

Declaração do coordenador da pesquisa

Até 20 horas

Participação em Projetos de Extensão

Declaração do coordenador do projeto

Até 20 horas

Publicação de Artigos em Anais ou em periódicos

Cópia do Artigo e Certificado do evento

20 horas por produto

Participação como ouvinte em congressos, seminários, encontros, palestras e conferências da área

Declaração ou Certificado de participação

40h

= 20h

20h

= 10h

16h

= 8h

Participação como ouvinte em congressos, seminários, encontros, palestras e conferências de outras áreas

Declaração ou Certificado de participação do evento

40h

= 10h

20h

= 5h

16h

= 2h

Comunicação de trabalho em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares

Declaração ou Certificado de participação do evento

10 horas por trabalho

Organização de eventos acadêmicos, científicos, culturais

Declaração da instituição ou sociedade responsável pelo evento

5 horas por evento

Participação como conferencista, mediador ou debatedor em eventos acadêmicos

Declaração ou Certificado de participação no evento

2 horas por evento

Monitoria em disciplinas do curso de Pedagogia.

Declaração atestando a condição de monitor pelo professor orientador

Até 10 horas

Monitoria em congressos, seminários, encontros, palestras e conferências.

Declaração ou Certificado da Coordenação do evento atestando a condição de monitor


Até 10 horas

Assistência à defesa de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado

Declaração da coordenação do programa ou do professor orientador

2 horas por defesa

Realização de cursos de extensão/atualização/especialização presenciais ou semipresenciais

Declaração ou Certificado de participação e apresentação de relatório sobre o curso

10 horas por evento

Apresentações musicais/teatrais/cinemas

Ingresso e relatório sobre o evento

Até 2 horas por evento

 

Art. 5º As atividades, com as respectivas cargas horárias, desenvolvidas pelo aluno, serão anotadas em Fichas de Atividades próprias para esta finalidade, de acordo com a documentação comprobatória fornecida pelo estudante (certificados, atestados, declarações conforme solicitação do Art. 4º no § 3º).

§1º É vedado o preenchimento da carga horária global das atividades num só grupo de ações, devendo ser observado o disposto no Art.4º no § 3º do presente regulamento.

§2º O aluno deverá encaminhar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

§3º A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue ao professor responsável pela turma até o último dia útil da primeira quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

Art. 6º Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma Coordenação do Colegiado de Pedagogia da UENP-CCHE/CJ, para fim de registro, nos históricos escolares dos alunos, do total de carga horária computada.

§1º. Toda a documentação dos alunos deve ser entregue a coordenação do colegiado de Pedagogia, anualmente, até o último dia útil da segunda quinzena do mês de novembro, sem prorrogações.

§2º. O relatório final, referente às atividades dos quartanistas, deve ser entregue na mesma data.

III – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 7º Compete ao Colegiado do Curso, dirimir dúvidas, referentes à interpretação do presente regulamento, bem como em relação aos casos omissos, sendo expedidos os atos normativos complementares que se fizerem necessários.

Art. 8º O presente Regulamento entrará em vigor após sua aprovação pelo colegiado, revogadas às disposições em contrário.