EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

Disciplina:Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Educar pela pesquisa. O papel da universidade na produção do conhecimento e sua contribuição no desenvolvimento da sociedade. Trabalhos acadêmicos e a violação de direitos autorais. Uso das bibliotecas presenciais e virtuais e o acesso à informação. O trabalho acadêmico-científico em suas diferentes formas: conceitos e tipos. Como sublinhar e esquematizar um texto. Linguagem acadêmica e científica. Normas metodológicas para as citações, bibliografias e referências. Aspectos normativos e tipográficos de trabalhos acadêmicos. Como redigir um Curriculum Vitae.

Disciplina:Filosofia Geral

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Compreensão da singularidade do saber filosófico em relação aos demais saberes (religioso, literário e científico). Enfoque dos seus principais campos (ética, estética, política, metafísica, epistemologia, filosofia da linguagem).

Disciplina:História da Educação

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Síntese histórica da evolução da educação desde as sociedades primitivas até a atualidade, procurando compreender o processo educativo dentro do contexto sócio-cultural de cada época. Sociedades Tribais. Antiguidade Oriental. Antiguidade Grega. Antiguidade Romana. Idade Média. Renascimento. Idade Moderna. Século XVIII. Século XIX. Século XX. Século XXI.

Disciplina:Sociologia Geral

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Introdução aos conceitos e terminologias utilizadas pelas diferentes correntes do pensamento sociológico diante ao surgimento do chamado mundo moderno.

Disciplina:Psicologia Geral

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Principais conceitos e correntes da Psicologia, bem como expressar os pensamentos de algumas correntes sobre o desenvolvimento, personalidade, aprendizagem e motivação. Evidenciar a compreensão da psicomotricidade para o desenvolvimento humano.

Disciplina:Filosofia Da Educação

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Compreensão da singularidade do saber filosófico em relação aos demais saberes (religioso, literário e científico). Enfoque dos seus principais campos (ética, estética, política, metafísica, epistemologia, filosofia da linguagem). Propiciar uma visão histórica introdutória do pensamento filosófico com enfoque nas questões pertinentes na filosofia contemporânea.

Disciplina:Didática

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Conceituar, refletir e discutir sobre Educação, Instrução, Ensino, Educação Escolar, Pedagogia e Didática. Estudo da Didática como teoria da Instrução e do Ensino. Descrição e estudo do processo de ensino – aprendizagem. O magistério e sua formação no contexto social e político. Tendências Pedagógicas. Instrumentalizar o profissional para analise de práticas pedagógicas diversas.

Disciplina:Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:A evolução histórica da educação brasileira nas Constituições Federais. Sistema e organização de ensino. As estruturas didáticas e administrativas. Política educacional brasileira. As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Análise de Planos e Políticas de Educação no Brasil.

Disciplina:Português

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Leitura, interpretação e produção de textos. Coesão e coerência textual. Texto dissertativo de caráter científico. Normas gramaticais usuais (aplicáveis ao texto). Oratória: conceito. Qualidades do orador. O público: questões práticas. Recursos audiovisuais: regras básicas para a produção de um bom visual. Recursos visuais: vantagens e desvantagens.

Disciplina:Organização da Escola

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Teoria das organizações. A organização do trabalho na escola e na sala de aula. Equipe dirigente: administração e coordenação pedagógicas: concepções, funções básicas. Construção do projeto político-pedagógico e da ação colegiada na Unidade Escolar. O cumprimento da função social da escola.

Disciplina:Filosofia da Educação Brasileira

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Estudo da Filosofia da Educação Brasileira tendo como referência o pensamento dos principais representantes brasileiros, dentro de uma análise crítica filosófica, destacando as idéias relevantes da atualidade.

Disciplina:Sociologia da Educação

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Educação e sociedade: modelos de interpretação e explicação sociológica. A educação como processo social. Educação e estrutura social. Tendências teóricas da sociologia da educação e sua influência na educação.

Disciplina:Psicologia da Educação

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Concepções sobre o desenvolvimento da inteligência. Epistemologia genética proposta por Piaget. Construtivismo. Abordagem Sócio-histórica Cultural. Correntes sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Teoria Cognitivista e sua aplicação no contexto escolar.

Disciplina:Didática

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Evolução histórica do pensamento didático. Relação educação, pedagogia e didática como construção do saber fazer. Concepções de didática em diferentes tendências. Abordagem da situação do ensino brasileiro como prática social. Estudo da constituição histórica e da natureza do trabalho docente, articulando o papel do Estado na formação e profissionalização docente e da escola como lócus e expressão desse trabalho.

Disciplina:História da Educação Brasileira

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Estudo da construção histórica, política, social e educacional das comunidades e sociedade brasileira para compreensão da situação atual. As pedagogias dominantes e não dominantes e seus contextos históricos no Brasil.

Disciplina:Educação Especial e Inclusão

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Educação especial. Deficiências. Inclusão. História e os paradigmas da inclusão e educação especial. Políticas públicas, princípios, leis e concepções de educação inclusiva. Metodologias específicas de atendimento educacional.

Disciplina:Fundamentos da Educação Infantil

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Contexto sócio-político e econômico em que emerge e se processa a Educação Infantil e seus aspectos culturais constitutivos. Concepções de infância. Contribuições da História, Psicologia, Filosofia e Sociologia. Infância e Sociedade. Infância e Cultura. Historia do atendimento à criança brasileira. A política de educação pré-escolar no Brasil. Perspectiva histórica do profissional de Educação Infantil no Brasil. Historia, legislação e políticas públicas. 

Disciplina:Metodologia da Educação Infantil

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Gestão, Organização e Políticas para a Educação Infantil. Natureza e especificidade do trabalho pedagógico. Particularidades dos processos educativos na Educação Infantil, organização curricular, articulação entre cuidar e educar, tempo e espaço nas instituições educadoras, planejamento, avaliação e concepções de educação. O jogo, o brinquedo e a brincadeira na Educação Infantil. Gestão democrática autonomia e programas de descentralização. Relações entre publico e privado. Financiamento da Educação no Brasil – origem e destino das fontes de recursos. Políticas públicas para a Educação Infantil e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico.

Disciplina:Planejamento e Avaliação em Educação

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Planejamento: Aspectos gerais, obstáculos, tipos, níveis, etapas, relações. Avaliação: fundamentos históricos, sociológicos e metodológicos. Avaliação e seu papel no contexto atual do ensino. Análise crítica dos diversos tipos de avaliação. Técnicas e instrumentos de avaliação. Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no Projeto Político Pedagógico da escola de Educação Básica. Analisar conceitos de currículo, planejamento e avaliação a partir de diferentes abordagens, compreendendo a sua importância para a prática pedagógica.

Disciplina:ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Estudo de aspectos teórico-prático, contemplando as áreas de conhecimento na Educação Infantil. Prática nas modalidades: planejamento, observação, docência, pesquisa, extensão e avaliação articuladas com o processo de ensino e aprendizagem na prática de ensino. Orientar e supervisionar a prática pedagógica na educação a fim de subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos. 

Disciplina:Fundamentos Teórico–Metodológicos em Artes e Educação Física

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Arte: Concepção de arte. O processo histórico da arte na história da humanidade. A linguagem da arte como produto cultural e histórico. O significado da arte nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Dimensão estética e dimensão artística. Linguagens simbólicas e a expressão gráfica da criança. Códigos da linguagem visual. Elementos básicos das linguagens artísticas: elementos básicos da linguagem das Artes Visuais; elementos básicos da linguagem da Dança; elementos básicos da linguagem da Música; elementos básicos da linguagem do Teatro. Produções/manifestações artísticas e seus elementos contextualizadores. Propostas metodológicas para o ensino da arte.Educação Física: História e Didática da Educação Física escolar. As diferentes abordagens do ensino da Educação Física. Saberes e práticas docentes necessários à Educação Física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Conteúdos básicos da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental – o esporte, o jogo, a ginástica, a luta e a dança; conhecimento a respeito do corpo.

Disciplina:Planejamento e Organização do Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:O pesquisador e a comunicação científica. Reflexões sobre a escolha do tema. A pesquisa e suas classificações. Métodos científicos. O projeto de pesquisa e suas etapas. Aspectos normativos e tipográficos do projeto de pesquisa.

Disciplina:Fundamentos da Gestão Escolar

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Gestão escolar, qualidade do ensino e fins da educação. A gestão e o papel da escola. A escola seu projeto, uma construção coletiva. A escola como espaço sócio-cultural. A ação pedagógica e a gerência do tempo. Características da escola atual, sua estrutura organizacional, gestão escolar. Perfil do gestor e autonomia da escola. Técnicas e práticas da gestão escolar. Estudos acerca dos fundamentos da gestão educacional e do papel do pedagogo no processo de organização e orientação dos espaços educativos, com base na legislação e na política educacional, estadual e nacional.

Disciplina:Alfabetização e Letramento

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:A leitura e a escrita como atividades sociais significativas. A atuação do professor: pressupostos teóricos-práticos. As contribuições das diferentes ciências (História, Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Linguística, Psicolinguística, Sociolinguística) na formação do professor. Estudo e análise crítica dos diferentes processos de Ensino da Língua Portuguesa, da Alfabetização e do Letramento. Considerações teórico-metodológicas para a prática pedagógica de Alfabetização e Letramento. Letramento como instrumento de poder.

Disciplina:Fundamentos Teórico–Metodológicos de Matemática e Ciências

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:O processo histórico da construção dos conceitos matemáticos e a evolução da construção humana das ciências. Os conteúdos básicos para o ensino de Matemática e Ciências: números e operações; medidas; geometria; tratamento da informação; corpo humano e saúde; ambiente; matéria e energia; tecnologia. Questões metodológicas em matemática e ciências: a resolução de problemas; a modelagem matemática; o uso de mídias e tecnologias; etnomatemática. A importância dos jogos e brincadeiras para a construção de conceitos matemáticos e científicos. As relações que se estabelecem entre as demais disciplinas.

Disciplina:Fundamentos Teórico–Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Analisar a evolução histórica e política da Educação de Jovens e Adultos no contexto sócio-econômico e educacional no Brasil. Caracterização da EJA em seus aspectos teórico-metodológicos. Análise conceitual do desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo e da aprendizagem dos adolescentes, adultos e da terceira idade, princípios e fatores que intervém no processo de desenvolvimento. Análise conceitual de ensino e de aprendizagem, estudo de suas características e do significado desses processos para esses sujeitos; relações entre formas de interação em sala de aula com o papel do professor. Estudar cada fase do desenvolvimento bio-psico-social dos adolescentes, do adulto e da terceira idade e suas implicações para a educação.

Disciplina:Fundamentos Teórico–Metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Dimensões históricas do ensino da Língua Portuguesa e da Alfabetização nas escolas brasileiras. Diferenças e contradições da complexidade contemporânea que envolve o processo de Alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa. As diferentes concepções de Alfabetização e da Língua Portuguesa. A língua como discurso presente nas práticas sociais cotidianas. A oralidade, a leitura e a escrita como elementos articuladores do processo de alfabetização e da continuidade no ensino da língua. Encaminhamentos metodológicos.

Disciplina:Orientação de Estágio

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Estudo de aspectos teórico-prático-metodológicos, contemplando as áreas de conhecimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Prática nas modalidades: planejamento, observação, docência, pesquisa, extensão e avaliação articuladas com o processo de ensino e aprendizagem na prática de ensino. Orientar e supervisionar a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio a fim de subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos.

Disciplina:Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos linguísticos da Libras. Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar no ensino de língua e literaturas da língua portuguesa.

Disciplina:Fundamentos Teórico–Metodológicos em História e Geografia

Carga horária: 144 h/a

Série:

Ementa:História: Ações e relações humanas como objeto de estudo da História. Categorias de análise: espaço e tempo. Construção histórica das comunidades e sociedades e seus processos de trabalho no espaço e no tempo. Configuração das relações de poder nos espaços sociais no tempo. As experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo. Análise de fontes e historicidade.Geografia: Histórico da geografia como ciência. Objeto de estudo e de ensino da Geografia: o espaço geográfico. Conceitos básicos da geografia: paisagem, região, lugar, território, natureza e sociedade. Análise espacial: histórica, social, econômica e cultural nas diferentes escalas geográficas, tais como: local, regional, nacional e global. Categorias de análise do espaço geográfico: relações espaço-temporal e relações sociedade natureza.

Disciplina:Planejamento e Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Orientação metodológica e científica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Desenvolvimento e implementação da monografia conforme regulamento do curso de Pedagogia. Aspectos técnicos e metodológicos da escrita de monografias. Redação e apresentação do Resumo da monografia. A interlocução entre orientador e orientando. Técnicas de apresentação em público.