UENP discute Desenvolvimento Estratégico para próximos anos

Sexta, 01 Julho 2016 14:50
Plano de Desenvolvimento Institucional  é elaborado a cada cinco anos pela Universidade; novo documento entrará em vigor a partir de 2018 Plano de Desenvolvimento Institucional é elaborado a cada cinco anos pela Universidade; novo documento entrará em vigor a partir de 2018

A Universidade Estadual do Norte do Paraná concluiu, na quarta-feira (29/06), a primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Institucional da UENP para os anos de 2018 a 2022. Durante dois dias, professores, alunos e agentes universitários se reuniram no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Jacarezinho para discutir o futuro da Universidade. A ideia é ter uma perspectiva de como a UENP estará nos próximos anos e traçar caminhos para que esse desenvolvimento seja possível.

Segundo o diretor de Avaliação Institucional da Universidade, Tayso Silva, essa primeira etapa serviu para avaliar como a comunidade acadêmica enxerga a Instituição. “As conversas sobre o novo PDI começaram nos campi da Universidade. Cada colegiado se reuniu para discutir seus pontos fortes, fragilidades e também o que esperam para o futuro. Depois, reunimos todas essas ideias e ampliamos o debate durante esses dois dias. Assim foi possível ter um panorama de como estamos. E, a partir daí, traçar nosso planejamento”, explicou.

As conversas foram mediadas por George Baum, consultor do SEBRAE que analisou diversos aspectos da Universidade como Missão, Visão e Valores. "Esses são alguns dos pontos fundamentais na hora de se fazer um planejamento. Seja de uma empresa, seja de uma instituição como a UENP. É algo que precisa estar na mente de todos os colaboradores", disse Baum. "Essa primeira etapa tratou justamente disso. De rever, redefinir e fixar esses conceitos para que todo o trabalho de planejamento estratégico aconteça de uma forma participativa e coerente com a realidade", reforçou.

Para a reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, as discussões foram bastante positivas. "Foi uma grande oportunidade para que pudéssemos pensar nossa Universidade e ouvirmos uns aos outros. Acredito que essa seja a melhor maneira de se construir algo. E o fato de ter toda a comunidade acadêmica representada durante esses dois dias possibilitou isso. Tenho certeza de que estamos no caminho certo para o nosso crescimento", afirmou a reitora.

A estudante do 3º ano de Pedagogia do Campus de Jacarezinho, Amanda Augusto da Silva, também participou das discussões. Para ela, foi uma oportunidade de conhecer como a Universidade se organiza. "Eu achei interessante participar. Aqui eu pude ter uma noção de como a UENP funciona, quais são as prioridades e onde os alunos entram nisso tudo. Eu trouxe vários apontamentos que meus colegas de sala fizeram, para poder colaborar no processo. Foi esclarecedor", conta.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP, Bruno Ambrósio Galindo, a próxima etapa começa já nas próximas semanas. “É um processo longo. Nós ainda temos algumas etapas que envolverão reuniões de caráter técnico com as Pró-Reitorias e outras etapas que incluem reuniões estratégicas nos três campi", explicou. "Depois que cumprirmos todo esse ciclo é que teremos o novo PDI, que só entrará em vigor depois de aprovado pelo Conselho Universitário”, concluiu o pró-reitor.

A previsão é de que o novo PDI fique pronto no segundo semestre do ano que vem. Os interessados podem acompanhar o processo de elaboração do PDI através da página da PROPAV, no site da UENP.

Última modificação: Sexta, 01 Julho 2016 14:55