Alunos e professores da UENP viajam para o Rio Grande do Norte para participar do projeto Rondon

Quinta, 07 Julho 2016 18:46
(Da esq. para a dir.) Bruna Oliveira, Pedro Fernandes, Rafaella Dias, Larissa Panichi, Felipe Dozzo, Luan de Lima, Lucas Campos, Aline Balandis, Micael de Oliveira, Ruahma Sabião; equipe desenvolverá oficinas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde junto à comunidade local (Da esq. para a dir.) Bruna Oliveira, Pedro Fernandes, Rafaella Dias, Larissa Panichi, Felipe Dozzo, Luan de Lima, Lucas Campos, Aline Balandis, Micael de Oliveira, Ruahma Sabião; equipe desenvolverá oficinas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde junto à comunidade local

Um grupo formado por oito estudantes e dois professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) viaja hoje (07/07), para Acari, no Rio Grande do Norte. Eles vão participar do Projeto Rondon, que será realizado entre os dias 08 e 24 de julho. O projeto é mantido pelo Governo Federal e Ministério da Defesa e leva estudantes em fase da graduação para desenvolver atividades em outras regiões do país. A ideia é promover a integração e o conhecimento das diversas realidades nacionais.

Os alunos que vão participar do projeto pertencem aos três campi da UENP (Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio) e passaram por três meses de capacitação. Eles participarão da "Operação Forte dos Reis Magos", que também será realizada em outras 10 municípios do Estado. Em Acari, os alunos vão desenvolver oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Segundo o professor Pedro Carnevalli Fernandes, coordenador do grupo de alunos da UENP, o projeto enviado pela Universidade obteve a maior nota entre os enviados para participar do Rondon. "Nós montamos o projeto de acordo com edital do Ministério da Defesa, que nos permitia escolher as áreas de atuação. Depois eu viajei até Acari, e apresentei as oficinas para a comissão do Projeto", explica. "Ficamos muito felizes ao ver que todo o conteúdo que programamos estava de acordo com as demandas da cidade. Estamos muito confiantes de que conseguiremos fazer um bom trabalho lá", complementa.

Além da UENP, outras 19 Instituições de Ensino Superior vão participar da Operação. De acordo com a professora Aline Balandis, uma das responsáveis pelo projeto na Universidade, os alunos participam de forma voluntária, o que torna a experiência ainda mais intensa. "O Projeto Rondon vai além de uma constante troca de conhecimento e cultura entre a comunidade visitada e os universitários. Ele proporciona uma lição de vida e cidadania. Eu já participei do projeto como aluna, e posso dizer que a transformação pessoal e profissional é imensurável”, afirma.

A estudante de Pedagogia do Campus de Jacarezinho, Larissa Panichi, 22, foi uma das selecionadas para o projeto, e falou como foi a preparação da equipe. "Foram 10 fins de semana de preparação intensa. A responsabilidade é muito grande. E víamos isso a cada reunião de capacitação", conta. "Tudo foi levado em conta: A realidade que eles vivem lá, o perfil dos moradores. Nós estamos indo a Acari para formar pessoas que vivem uma realidade muito diferente da nossa", disse.

As oficinas serão voltadas para crianças, adultos, como também para professores e líderes comunitários do município. Ruahma Sabião, 20 anos, é aluna de História do Campus de Jacarezinho e conta que está encantada. "O Projeto move algo em nós além do conteúdo acadêmico que levaremos à Acari. Move o coração. Espero que seja uma experiência única, que eu e meus colegas rondonistas possamos aprender em todos os momentos e crescer com cada aprendizado".

Além de Larissa e Ruhama, também vão participar do projeto os alunos: Bruna Barreto de Toledo Oliveira (Enfermagem - Campus Luiz Meneghel), Felipe Rodrigues Dozzo (Geografia - Campus de Cornélio Procópio), Luan Vitor Alves de Lima (Ciências Biológicas – Campus Luiz Meneghel), Lucas Henrique Campos Vasconcelos (Geografia - Campus de Cornélio Procópio ), Micael Almeida de Oliveira (Enfermagem - Campus Luiz Meneghel), e Rafaella Souza Dias (Direito - Campus de Jacarezinho).

A UENP, em Acari, atuará com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), responsável por oficinas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, que na UENP é gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, é coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a participação de Instituições de Ensino Superior. A ideia é somar forças com as lideranças comunitárias e com a população para contribuir com o desenvolvimento e a promoção da cidadania nos locais onde o projeto é realizado. Tem o objetivo também de contribuir para a formação do universitário como cidadão. O nome foi dado em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, bandeirante do século XX que fazia expedições pelo sertão do país, estendendo linhas telegráficas. Ele foi um dos precursores na luta em defesa dos índios. “Morrer se preciso for, matar nunca” foi o seu lema e inspirou as Forças Armadas.

A UENP tem tido presença constante no Projeto Rondon, nas expedições que são feitas nos dois períodos de férias escolares do ano. A Universidade já participou anteriormente de sete Operações. A primeira foi em 2010, em Riachão do Dantas, município do Estado de Sergipe; a segunda participação ocorreu em 2011, na cidade de Jauru, no Mato Grosso; a terceira ação foi em São Domingos do Capim, no Pará; a quarta aconteceu no ano de 2013, em Ubaíra, Bahia. Em julho de 2014, a Operação aconteceu em Jurema, Pernambuco, e, em janeiro de 2015, no município de Itabaiana, no agreste Paraibano. Ainda no ano passado, em julho, outro grupo da UENP participou de uma Operação em Abel Figueiredo, no Pará.

Última modificação: Segunda, 15 Mai 2017 10:47