Numape realiza atendimento virtual a mulheres vítimas de violência

Segunda, 06 Abril 2020 15:26 por Assessoria de Comunicação Social
Atendimentos e orientações jurídicas estão sendo realizados pelas redes sociais e por e-mail Atendimentos e orientações jurídicas estão sendo realizados pelas redes sociais e por e-mail

O Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) continua realizando atendimento a mulheres vítimas de violência em Jacarezinho. Durante esse período de isolamento social e de suspensão das atividades presenciais na Universidade, as ações têm ocorrido de forma virtual, com foco na prevenção, buscando garantir às mulheres em situação de violência apoio jurídico e psicológico.

A advogada do Núcleo, Layana Laiter, comenta que o Numape está em contato contínuo pelo telefone com as mulheres assistidas que procuraram o Núcleo no último mês e os casos mais complexos. “Os atendimentos e orientações jurídicas estão sendo realizados pelas redes sociais e por e-mail. Algumas das mulheres que têm nosso contato pessoal também nos enviam mensagens pelo WhatsApp. Os atendimentos e acompanhanentos psicológicos continuam sendo realizados por telefone. E com aquelas mulheres que possuem o recurso da internet e um ambiente privado, são feitas chamadas de vídeo. Semana passada, foram 14 mulheres atendidas pela nossa psicóloga”, disse.

A orientação que o Núcleo tem passado às mulheres em situação de violência é de buscar se abrigar na casa de parentes ou amigos, comenta Layana. “É muito difícil orientar uma vítima de violência doméstica a ficar em casa, sendo que esse é o lugar mais perigoso para elas. E nossa preocupação é com o aumento de números de casos nesse período que se tem registrado no Paraná”, acentua.

Layana informa que as mulheres em situação de violência, independentemente de já terem sido atendidas pelo Numape, podem entrar em contato com o Núcleo pelo e-mail ou pelas redes sociais Numape uenp (Instagram) e Numape Jacarezinho (Facebook). Em situação de emergência, a vítima deve discar diretamente para o número 180 ou 3511-0600 da Delegacia de Polícia. “Se você está vivenciando uma situação de violência familiar e doméstica, ou conhece alguém que esteja passando por isso, não se cale, denuncie”, finaliza Layana.

Última modificação: Sexta, 15 Mai 2020 12:25

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• ALTERAR A COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka