Pasta Programas e Projetos em Execução

Categorias

Pasta Ações de Apoio e Assistência Estudantil

Ações de Apoio e Assistência Estudantil

Pasta NAAEF

Programa de Extensão “Núcleo de Avaliação e Acompanhamento do Exercício Físico (NAAEF)”

Pasta NEAT

O Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), situado na cidade de Bandeirantes, Paraná é uma entidade de caráter público, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, tendo como objetivo principal: Desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população da região Norte do Paraná.
O NEAT foi criado para dar suporte às ações que visam contribuir com a superação dos problemas socioeconômicos e ambientais do Norte do Paraná, com foco nos municípios que compõem o Território da Cidadania "Integração Norte Pioneiro".
Como espaço socialmente construído, o Território Integração Norte Pioneiro consiste num lugar de manifestação de diversidades culturais e ambientais que expressam limites e potenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável; bem como num processo que articula, de maneira integrada, as dimensões sociocultural, político-institucional, econômica e ambiental.

Pasta PIBEX

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX, da Fundação Araucária, tem por finalidade a concessão de bolsas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições de ensino superior do Paraná, para desenvolvimento de atividades vinculadas à extensão universitária.

Pasta PIBIS

O Programa de Apoio à Inclusão Social (PIBIS) é uma iniciativa da Fundação Araucária que visa estimular ações de pesquisa e extensão por acadêmicos que são oriundos de escolas públicas. Com a implantação do sistema de cotas sociais e sociorraciais no vestibular, a UENP tornou-se apta a participar da Chamada Pública PIBIS Pesquisa e Extensão da Fundação Araucária.

Pasta Programa de Educação Tutorial - PET

O é uma iniciativa do governo federal, criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Pasta Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras - USF

O Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), elaborado, desenvolvido e financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), é considerado o maior programa de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados, estudantes de graduação e do ensino médio trabalham em centenas de projetos presentes em mais de 300 municípios. A diretoria de extensão da PROEC é responsável por gerenciar e administrar os projetos de extensão que fazem parte do programa USF.

Pasta Projeto Rondon Nacional

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.