Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Secretário e reitora visitam municípios da Operação Rondon

Segunda, 07 Agosto 2017 20:22

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho Sabaine de Melo, visitaram, na última semana, os 10 municípios que receberam a Operação Rondon 2017. O projeto, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a participação de 240 rondonista, contou com o apoio das Universidades Estaduais do Norte Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste). A ação, que em cada cidade contou com equipes de duas instituições e escoteiros, foi realizada de 23 de julho a 5 de agosto, no norte pioneiro do Paraná.

Para o secretário, a Operação trouxe resultados muito importantes para os municípios e para os rondonistas. “Os resultados foram maravilhosos. Eu estive, com a equipe da UENP, visitando os 10 municípios. Sentimos a satisfação dos prefeitos, da comunidade, dos rondonistas. Foram emocionantes as manifestações”.

João Carlos destacou a importância da integração entre os estudantes e a comunidade e o papel que as universidades têm no desenvolvimento dos municípios do Paraná. “Essa operação foi um sucesso e nós vamos institucionalizar a partir de 2018 como um programa permanente no Estado do Paraná”, disse o secretário.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, também ressaltou o sucesso da Operação e o número de pessoas alcançadas. “Estou muito honrada e emocionada por ter participado desse momento tão importante para a vida de todos nós, de nossas universidades. Esse Rondon foi um grande sucesso, com mais de 35 mil pessoas alcançadas”.

O coordenador geral da Operação Rondon 2017, professor Mário Cezar Lopes, da UEPG, comentou que cada edição que se realiza é uma satisfação muito grande e adiantou as expectativas futuras sobre esta ação extensionista. “A ideia é que ano que vem a gente amplie as ações com uns três ou quatro polos no Paraná. Que as universidades, por polo, assumam o papel de coordenação. As outras instituições participam com seus alunos, com uma, duas, ou mais equipes”.

A estudante de Odontologia, da Universidade Positivo (UP), Helena Kudla Schaphauser, comentou sobre o que viveu no município de Conselheiro Mairinck. “Foi uma experiência incrível. Não há palavras com que eu possa descrever. Cada dia era uma pessoa que vinha falar uma coisa e ficava marcado, fazendo dar mais valor para a vida que temos na nossa casa”.

Gelson Massur Nassar, prefeito de Joaquim Távora, já manifestou o desejo de receber os rondonistas novamente em 2018. “A Operação Rondon está sendo muito importante para nosso município. Está trazendo conhecimento tanto para nossa equipe de funcionários quanto para toda a comunidade”. A diretora Renata Betazzi Dorgal Tinelli, emocionada pelos trabalhos realizados na escola Ignez Panichi Hamzé, em Cambará, falou sobre os trabalhos realizados no município. “O programa veio para engrandecer nossa cidade, trazendo coisas que contribuíram com a aprendizagem das crianças e também das pessoas mais idosas”.

Para o estudante de Jornalismo, João Guilherme Castro, a experiência de ter participado da equipe de comunicação do projeto, proporcionou um conhecimento muito importante para atuação profissional. “A gente conheceu as 10 cidades, todos os rondonistas. Foi uma experiência muito grande, tanto para carreira profissional quanto para a vida pessoal”.

A equipe, coordenada pelo jornalista Neomil Macedo, assessor de comunicação da UEPG, contou ainda com os estudantes de jornalismo Gabriel Clarindo Neto e Scarlet Cristine Rodrigues. O grupo, além da cobertura diária com fotos e reportagens sobre, produziu um vídeo documental sobre a Operação que pode ser acessado pelo link: www.youtube.com/watch?v=hx5IrX9TvTM

A Operação Rondon foi financiada pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná. Com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O suporte de transporte, alojamento e alimentação foi garantido pelas prefeituras.

Agenda

Na terça (01/08), o secretário, João Carlos Gomes, visitou, acompanhado do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, e da pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho Sabaini de Melo, as equipes dos municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Santo Antonio da Platina. Eles foram recebidos pelos prefeitos Mário Augusto Pereira, Hiroshi Kubo, Gelson Mansur Nassar e José da Silva Coelho Neto, respectivamente.

Na quarta (2/8) e na sexta (4/8), acompanhado da reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do vice-reitor e da pró-reitora, o secretário esteve em visita as equipes nas cidades de Jacarezinho, na companhia do prefeito, Sérgio Faria; Cambará, com o prefeito, José Salim Haggi Neto; e Barra do Jacaré. Na sexta, visitou as equipes de Siqueira Campos, Wenceslau Braz, junto com o prefeito, Paulo Leonar Ferreira; e Conselheiro Mairinck.

Última modificação: Quinta, 17 Agosto 2017 17:49