Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Pró-reitora de Universidade Argentina visita UENP

Quinta, 05 Outubro 2017 16:17

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, de 22 a 28 de setembro, a visita da pró-reitora de Pós-Graduação da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu), da Argentina, professora Patrícia Luna Pizzarro. Durante o período na UENP, foram discutidos, em âmbito institucional, nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, parcerias e convênios entre as duas instituições.

Para coordenadora de Relações Internacionais da UENP, professora Eliane Segati Rios Registro, a visita foi muito positiva e possibilitou estabelecer um cronograma de trabalho para a consolidação de projetos conjuntos. “A parceria entre as duas instituições deverá contribuir para a qualificação e disseminação das pesquisas em publicações internacionais, além de proporcionar intercâmbios de alunos e professores com vista ao desenvolvimento linguísticos e de pesquisas conjuntas. Esperamos também consolidar acordos e projetos bilaterais para fomentar a pós-graduação nas duas Universidades”, destacou.

Durante a visita, a professora Patrícia Luma, acompanhada pela coordenadora do CRI e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves da Silveira Reis, participou, em Bandeirantes, de reunião com o coordenador do mestrado em Agronomia da UENP, Leopoldo Sussumu Matsumoto, para buscar parceria a fim de fomentar pesquisas conjuntas entre as duas Universidades.

A pró-reitora Patrícia reuniu-se também com o professor Carlos Eduardo Delfino Vieira, do curso de Ciências Biológicas, de Cornélio Procópio, para definir atividades a serem desenvolvidas no II Simpósio de Ecologia e Conservação do Norte do Paraná (SIMEC) do qual participou ainda durante a visita como palestrante, e para discutir projetos desenvolvidos pelo curso e possibilidades de parcerias. Ainda em Cornélio, Patrícia se reuniu com a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras, Eliana Merlin Deganutti de Barros, para tratar de parcerias na pós-graduação.

Na terça-feira, dia 26, a pró-reitora voltou ao Campus Luiz Meneghel para uma reunião com o professor Rogério Macedo e integrantes do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT). Visitou o Laboratório de Leite, acompanhada do professor Éder Paulo Fagan, e participou de reunião com professores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e com o diretor Carlos Eduardo Ribeiro. No Colegiado de Agronomia, reuniu-se com a professora Laila Herta Mihsfeldt, e alunos do quarto ano de Agronomia para apresentação da Universidad de Jujuy, e para tratar de possibilidades de parcerias e mobilidade acadêmica.

Na quarta-feira, esteve novamente no Campus de Cornélio Procópio para visitar a cozinha central da alimentação escolar do município, a empresa Frutas Tomita Itimura (de processamento de hortifrutis - tomate, pepino e pimentão), a Emater, a cozinha responsável pelas refeições da penitenciária do município e RU da UTFPR. Patrícia foi acompanhada, nessa visita, pela discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Amanda Magnago Menon.

Na quinta-feira, no Campus de Jacarezinho, participou de reunião com a Coordenadora de Relações Internacionais, Eliane Segati Rios Registro, com o coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica, Fernando de Brito Alves, e com a pró-reitora de Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves, e visitou à Clínica de Odontologia da UENP. Durante o dia, a professora participou ainda de reunião com os professores da área de Línguas do curso de Espanhol, e com o professor Alexandre Oliveira Fernandes da Silva, coordenador do curso de Ciências Biológicas/CJ, e com o professor Jorge Sobral da Silva Maia, diretor de pós-graduação da UENP. Reuniu-se ainda com o vice-reitor, Fabiano Gonçalves da Costa.

Última modificação: Quinta, 05 Outubro 2017 16:28