Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

NEABI da UENP promove Manifesta Abril Indígena

Segunda, 27 Abril 2020 16:41

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizará, na próxima quarta-feira, 29, a primeira edição do evento “Manifesta Abril Indígena”. Gratuito, o evento será realizado remotamente, às 19 horas, por meio da ferramenta Google Meet e, por este motivo, terá capacidade para acolher até 250 participantes na sala virtual. Na ocasião, será discutido o documentário “Mboraihu, o espírito que nos une”. As inscrições vão até às 18 horas do dia 29 e poderão ser realizadas por meio do link: https://bit.ly/2VP1Ari

Paralela à discussão programada, o NEABI publicou, recentemente, em suas redes sociais, vídeos com depoimentos de alunos da UENP oriundos de comunidades indígenas do Norte do Paraná. Segundo a organização, a partir dessa agenda, o NEABI objetiva promover a discussão e a reflexão sobre o universo dos indígenas a partir da fala dos próprios indígenas.

O coordenador do evento, professor Antonio Donizete Fernandes, destaca que o objetivo do Manifesta Abril Indígena é conscientizar a sociedade. “Com o evento, queremos conscientizar a todos da importância da valorização da cultura e da história dos povos tradicionais indígenas do Brasil - vivência e legado no Norte do Paraná -, garantia e desenvolvimento sustentável sob os princípios da integralidade, equidade, respeito, inclusão e cidadania”, disse o professor.

Documentário

O documentário “Mboraihu, o espírito que nos une” trata da divulgação da cultura, dos direitos e da saúde e da importância dos conhecimentos tradicionais de unidades indígenas da etnia guarani-kaiowá, que vivem no Mato Grosso do Sul. Ele foi lançado em setembro de 2019, no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Brasília. O documentário está disponível no Youtube e pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCWiDeimTRNnmLc8Pl8in7bg

Regras e orientações para participação

1. Realizar inscrição neste formulário até às 18 horas do dia 29 de abril de 2020.

2. O participante deverá permanecer na sala virtual até o término da discussão. Aqueles que saírem antes, não receberão declaração de participação.

3. O link da sala virtual (Google Meet) será disponibilizada por e-mail ao inscritos em até uma hora antes do debate.

4. A chamada para contabilização de presença será realizada pelo mediador do debate, ao final da discussão.

5. O evento é gratuito e sua inscrição é limitada ao número de 250 pessoas.

Última modificação: Terça, 28 Abril 2020 09:38