Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Professores da UENP publicam livro ‘Ensaios Filosóficos: Ensino, Educação e Diálogos Interdisciplina

Terça, 05 Fevereiro 2013 16:13

Com o objetivo de propiciar a socialização de pesquisas realizadas em diversas instituições de ensino superior, os professores do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), José Carlos da Silva, Antonio Carlos de Souza e Fábio Antonio Gabriel organizaram o livro "Ensaios filosóficos: ensino, educação e diálogos interdisciplinares". A obra reúne textos de estudiosos dos temas afins com participações de professores da UENP e de outras instituições. A publicação foi realizada em janeiro deste ano pela Editora Intelectus (Editora Dom Bosco).

capa-ensaiosfilosoficosOs organizadores do livro salientam que o 'Ensaios Filosóficos' entrelaça contribuições de pesquisadores da Filosofia, em postura de diálogo entre diversos eixos reflexivos. "Nossa intenção é possibilitar a apresentação de estudiosos ligados a diversas universidades com suas respectivas contribuições. Esta obra surge em um contexto daquilo que estamos realizando desde 2009, com a publicação de 'Filosofia e educação: um diálogo necessário'; seguido de 'Filosofia e educação: um diálogo entre os saberes na contemporaneidade' (2011) e 'Ensaios Filosóficos (2012)'". Os professores destacam que os leitores irão encontrar, no percurso das 334 páginas do livro, discussões filosóficas em diálogo com temas do cotidiano como educação, ética, sociedade, conhecimento.

Os temas abordados no livro estão relacionados a artigos de três eixos: "Educação: Emancipação, Cidadania e Estética"; "Ensino de Filosofia: Experiências, Desafios e Propostas Curriculares" e "Diálogos Interdisciplinares: Literatura, Filosofia da Libertação e História". O prefaciador do livro, Renato Nunes Bittencourt, ressalta a relevância da publicação: "Muitas questões concentradas em uma ousada publicação. O livro convida para o diálogo filosófico que perpassa por diversos eixos temáticos, cujo ponto de convergência incide na análise dos problemas fundamentais do ofício filosófico. A diversidade de temas e de autores reunidos nesta publicação não expressa um amálgama heteróclito de conceitos, mas a articulação orgânica de ideias produzidas por autores que comungam a preocupação de intervir radicalmente no atual cenário filosófico, promovendo um exercício coletivo de reflexão intelectual que encontra sua unidade fundamental precisamente nesse desejo de estabelecimento do debate filosófico com base em suas múltiplas vertentes axiológicas".

Participações

Da comissão científica do livro, participaram os professores da UENP: Alexander Gonçalves; Fernando de Brito Alves; Guilherme Müller Junior; Luciana Brito e de outras instituições os professores Geraldo Balduíno Horn (UFPR); Gustavo Luiz Gava (UP); Maria Cristina Müller (UEL); Jelson Oliveira (PUC/PR); Maria Eliane Rosa de Souza (PUC/GO); Daniel Omar Perez (PUC/PR). Na comissão editorial, os professores Eva Cristina Franscisco; Fernando de Brito Alves; Luiz Antonio Xavier Dias; Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, além de outros professores: Izabel Mituco Akiyoshi Loureiro, Reginaldo Motta de Souza – SEED, Roselaine Bolognesi – UNICAMP.

O livro reúne textos de autores da UENP: Dayanna de Paula Mariani dos Santos; Eva Cristina Francisco; Fabio Batista; Giuseppe dos Santos; João Vicente Hadich Ferreira; Jorge Sobral da Silva Maia; Jorge Sobral da Silva Maia; Maurício de Aquino; Pedro Ferrari; Roberta Cristina Carvalho Chagas; Silvia Borba Zandoná Cadenassi; Tânia Regina Montanha Toledo.

Também textos de autores de outras instituições: Ana Lúcia Baccon (UEPG); André Luiz Depes Zanoti (UNIVEM); Carlos Willians Jaques Morais (UEPG); Daniel Figueiras Alves (UNICAMP); Karina Gaspar de Oliveira (UFRJ); Lilian Simone Godoy Fonseca (UFMG); Manoel Francisco do Amaral (UNICAMP); Marcelo da Rocha - Faculdade Sant'Ana de Ponta Grossa; Mércia Miranda Vasconcellos (FANORPI/ UFPR); Renato Nunes Bittencourt - Faculdade CCAA e da Faculdade Flama - RJ; Ronaldo Mainardes Pinheiro (SEED/PR); Sandra Borsoi (UEPG); Lucas André Teixeira (UNESP).

O livro, no início de fevereiro, deverá estar à venda em Jacarezinho, na Livraria Jubileu e através das Redes de Livrarias: Travessa, Saraiva, Cultura e, em março, é previsto a entrada na rede de Livrarias Curitiba. MAIS informações: .

Última modificação: Quinta, 07 Fevereiro 2013 16:18