Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

UENP é aprovada em processo de Recredenciamento

Terça, 09 Abril 2013 14:11

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu parecer favorável da Comissão de Avaliação Externa no processo de Recredenciamento. A visita in loco dos peritos do Conselho Estadual de Educação aconteceu de 11 a 15 de março deste ano. O Relatório de Avaliação Externa e de Verificação das Condições Institucionais para o Recredenciamento foi apresentado à Universidade na última semana. No Parecer, os peritos destacam que, após análise documental, entrevistas e debates com dirigentes, professores, alunos e agentes universitários, puderam verificar a evolução demonstrada pela UENP desde seu credenciamento há cinco anos.

Dentre os apontamentos apresentados, os peritos destacaram que "Houve um esforço institucional de organização e constituição dos Colegiados e, a partir daí, uma normatização e regulamentação em vista da integração dos programas e atividades da universidade". A Comissão de Verificação in loco ressaltou ainda que "A UENP tem demonstrado empenho no avanço da pesquisa, com criação de grupos de pesquisa, com projetos aprovados junto a órgãos de fomento, com programas de iniciação científica e investimento na implantação e ampliação de laboratórios de pesquisa".

Os peritos enalteceram também os projetos de extensão realizados na UENP, acentuando que "A universidade oferece programas e atividades voltadas para as demandas das comunidades local e regional, sobretudo nas áreas das Ciências da Saúde, da Veterinária, da Agronomia e das Ciências Jurídicas", e que há uma interação maior entre ensino, pesquisa e extensão, o que, segundo eles, influi no engajamento mais acentuado dos discentes na vida institucional com reflexos na qualidade do ensino. A Comissão destaca também que houve um progresso significativo na qualificação docente, sobretudo no que diz respeito à titulação e à produção científica.

A Comissão sugeriu à Universidade, dentre outras questões, rever a composição dos Centros que agregam os cursos para que reflitam a integração das respectivas áreas de conhecimento. Destacaram também como sugestão à UENP: buscar estabelecer um planejamento para a implantação progressiva de restaurantes universitários e áreas desportivas de convivência e de serviços e indicaram a elaboração e execução de um planejamento de médio prazo para a adequação de melhorias dos ambientes de ensino nos aspectos de mobiliário, climatização e reforços de recursos didáticos.

Dentre as recomendações, os peritos pontuaram sobre a necessidade de a Universidade rever o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir de um diagnóstico local e regional, e indicaram também a elaboração de um diagnóstico situacional da instituição. O Relatório expõe ainda a necessidade de se definir uma política e estabelecer metas de gestão para a consolidação dos cursos e programas em oferta e também uma política institucional de permanente atualização do acervo das bibliotecas. O documento de 22 páginas apresenta ainda dados gerais do processo de Recredenciamento e da UENP, além de apresentar um breve histórico institucional e de sua região de abrangência.

Comissão

Os trabalhos foram conduzidos pela Comissão de Avaliação Externa composta por Erneldo Schallenberger, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE); Carlos Eduardo Bittencourt Stange, diretor de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Vitor Luiz Sordi, professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR; como peritos; com o acompanhamento técnico de Mário Cândido de Athayde Júnior, coordenador de Ensino Superior – (CES/SETI), nomeada com o objetivo de proceder a etapa de Avaliação Externa do processo de Avaliação Institucional das unidades que compõem a UENP.

Última modificação: Terça, 09 Abril 2013 14:24