Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Professores da UENP participam de Feira de Profissões

Terça, 11 Junho 2013 10:23

Os professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Camila Costa de Araújo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Jacarezinho, e Marcelo Alves da Silva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Luiz Meneghel (CLM), participaram, no sábado (8), da Feira de Profissões promovida pelo CEA-COC, de Santo Antônio da Platina. O evento reuniu cerca de 300 alunos que tiveram oportunidade de conhecer, através de palestras ministradas pelos profissionais convidados e painéis de diversas áreas, aspectos gerais da atuação e formação de cada carreira.

Professora no curso de Fisioterapia, Camila falou sobre o que é a sua profissão, o que o fisioterapeuta faz, locais onde pode trabalhar e como é a formação profissional. Ela destacou e explicou ainda todas as áreas que o fisioterapeuta pode atuar, como: Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Neurologia infantil e adulto, Cárdio-respiratória, Ergonomia, Perícias Judiciais, Ginástica laboral, atendimentos em casa, Geriatria, Desportiva, Dermatofuncional, Reumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Terapias Manuais, Técnicas Posturais como RPG, Pilates e Isostretching, dentre tantas outras áreas de atuação.

A professora pontua que a maior parte dos alunos que acompanharam sua palestra pretende prestar vestibular para Fisioterapia na UENP. "Este encontro foi de grande importância para divulgarmos os trabalhos que são realizados pela Universidade e os diversos projetos que a UENP disponibiliza para atendimento da população. Os alunos mostraram bastante interesse e fizeram vários questionamentos no final da palestra", ressalta.

Já o professor doutor Marcelo, auxiliado pelo mestrando em agronomia e professor voluntário do CLM, Luís Murilo Ferraz de Almeida, e pela graduanda do 4º ano de Medicina Veterinária, Mariana Silvério Arrotheia, apresentou, durante a Feira, um pouco da realidade que será vivida pelo acadêmico de veterinária. Além de expor uma mini fazenda, que teve o intuito de demonstrar as áreas de atuação da veterinária e da agronomia, Marcelo ministrou palestra sobre as atividades do profissional de veterinária.

Durante a fala, ele enfatizou cinco grandes áreas de atuação do veterinário: clínica e cirurgia, produção animal, inspeção e tecnologia, agronegócio e saúde animal. O professor esclareceu aos pré-vestibulandos que, para qualquer atividade que desejar desempenhar dentro dessa área de atuação, o processo deverá ser economicamente viável, socialmente justo, moralmente aceito e ambientalmente sustentável. Lembrou ainda de que "Não Basta gostar de animais para cursar veterinária. De animais, quase todo mundo gosta, o que não é um argumento válido. Há aqueles ainda que dizem: 'Eu faço veterinária porque não gosto de gente'. Mas se esquecem de que quem irá ligar pedindo ajuda é o cliente que gosta daquele animal e quer que você resolva o problema dele".

Professor de ética, pastagem e bovinocultura leiteira, Marcelo salienta a importância de uma feira de profissões para o estudante do ensino fundamental. "Às vezes, o aluno, quando vai fazer a inscrição para o vestibular, não tem tão claro em sua mente o que é cada profissão. Assim, poderá ser movido por paixão, por aquilo que gosta de fazer, ou pelo fator econômico relacionado à profissão, mas não conhece, nem superficialmente, qual a atuação daquele profissional. O que buscamos aqui é clarear para os vestibulandos o que é cada profissão e divulgar o curso de Ciências Agrárias da UENP".

A proprietária do CEA, Andrea Perri Massuia Vaz, acentua que "O evento que realizamos tem o intuito de fazer com que o vestibulando tenha a oportunidade de ter contato direto com o profissional que poderá partilhar sobre suas experiências, perspectivas da área e ainda como foi a vida acadêmica dele". Os estudantes que participaram da Feira de Profissões tiveram oportunidade de ouvir palestras das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Bioquímica, Farmácia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Análise de Sistemas, Jogos Digitais, Ciências da Computação, Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Técnicos, Alimentos, Gastronomia, Comunicação e Informação, Publicidade e Propaganda, Marketing, Arquitetura, Design de Interiores, Design de Moda, Psicologia, Pedagogia, Serviço social, Ciências Jurídicas, Direito e Carreiras Jurídicas, Medicina Veterinária, Agronomia, Administração Rural, Administração e Negócios, Administração, Economia e Ciências Contábeis.