Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

UENP realizará auditoria para certificação de produtos orgânicos

Terça, 09 Julho 2013 21:39
 UENP tem meta de atender a pelo menos 50 produtores nos próximos três anos por meio do Programa de Certificação UENP tem meta de atender a pelo menos 50 produtores nos próximos três anos por meio do Programa de Certificação Foto: Jornal Agrícola

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) firmou convênio com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para certificação de produtos orgânicos nos 46 municípios de abrangência da Instituição. O projeto, que teve início no primeiro semestre de 2013, é coordenado pelo Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), do Campus Luiz Meneghel da UENP. Por meio da parceria, técnicos da Universidade visitarão agricultores familiares ou pequenas agroindústrias familiares que tenham interesse em converter sua produção convencional (agroquímica) para o modelo tecnológico orgânico.

A Universidade, através do projeto intitulado "Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos", tem meta de atender a pelo menos 50 produtores nos próximos três anos. O pró-reitor de extensão e cultura da UENP, professor doutor Rogério Macedo, explica que o processo de certificação dos produtos será orientado pelos técnicos da Universidade treinados pelo Tecpar para que possam acompanhar e capacitar os produtores e agroindústria para que se adéquem as normas legais de conformidade definidas pela legislação brasileira para produtos e processos de produção orgânica.

Podem ser contemplados os agricultores que trabalham com produtos de origem vegetal ou animal, as agroindústrias ou associados de produtores. Rogério comenta que para receber a certificação, o modelo orgânico de produção proíbe o uso de agroquímico como agrotóxicos e também de fertilização química. "O modelo é baseado na recuperação do solo, em seu manejo orgânico e no que se refere ao tratamento fitossanitário de pragas e de doenças, com tecnologias que não usem veneno".

Rogério comenta que durante o curso de vigência do projeto, não haverá custo nenhum ao produtor pelas auditorias realizadas pela Universidade, mas que a partir de 2015, quando encerra o projeto, a relação será direta com o Tecpar e passará a ter um custo, de tempo em tempo, para a visita de um auditor para manter a certificação. "Esse custo pela visita, em comparação com certificações privadas, é muito menor", garante o professor. O interessado vai assumir apenas os gastos que envolvam a mudança do sistema convencional para o orgânico, o que varia de propriedade para propriedade, dependendo do diagnóstico dos técnicos.

Rogério ressalta que, atualmente, há várias oportunidades de mercado para produtos orgânicos, mas que falta oferta. "O Governo Federal, por exemplo, tem o programa de merenda escolar que garante para cada município 30% a mais de recursos se o produto comprado for orgânico, mas somente uma minoria de municípios no Brasil consegue acessar esses recursos", disse.

A equipe da UENP, formada por dois engenheiros agrônomos, um biólogo, uma estudante de agronomia e outros dois professores agrônomos, fará o monitoramento, mas os agricultores só receberão os certificados depois que passarem por uma auditoria de outra instituição de ensino superior para evitar que as mesmas pessoas façam a avaliação. Neste caso, a auditoria será feita por técnicos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O agricultor e pequenas agroindústrias que aprovados aderirem ao Programa Estadual terão em seus produtos o certificado TECPAR CERT, que conta com reconhecimento no mercado internacional.

SERVIÇO

Os produtores interessados em obter mais informações sobre o processo de certificação podem entrar em contato com o NEAT pelo telefone(43) 3542-8047.

Última modificação: Quinta, 11 Julho 2013 12:43