Portal do Egresso

O seu sucesso profissional é o nosso sucesso!

Alunos da UENP são aprovados no programa Ciência Sem Fronteiras

Segunda, 02 Junho 2014 15:11
Reitor recepciona alunos em reunião; estudantes embarcam para Irlanda, Itália e Estados Unidos pelo Programa Ciência Sem Fronteiras Reitor recepciona alunos em reunião; estudantes embarcam para Irlanda, Itália e Estados Unidos pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

Mais três alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foram aprovados para o programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal. A coordenadora geral do programa na UENP, professora Eliane Segati Rios Registro, realizou, na quinta-feira, 29, uma reunião com os bolsistas aprovados na modalidade graduação sanduíche. A UENP, atualmente, possui sete alunos em intercambio: três na Austrália e quatro nos Estados Unidos.

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, parabenizou os alunos pela conquista e destacou a oportunidade que estão tendo de conhecer novas culturas e aperfeiçoar o idioma. "Esta é uma chance única na vida de vocês. Aproveitem ao máximo cada momento desse intercâmbio. Vocês já são vencedores". Rinaldo, que responde pelas Relações Internacionais da UENP, parabeniza a professora Eliane Segati. "Precisamos destacar novamente o grande trabalho realizado pela professora Eliane Segati e sua dedicação a este processo de internacionalização da nossa Universidade".

Entre os bolsistas aprovados está o acadêmico do curso de Ciências Biológicas do CLM, Pedro Henrique Noronha Quesada, 21 anos, que foi contemplado com uma bolsa de 11 meses na Universidade de Limerick, na Irlanda. O estudante partilha que sua expectativa maior é fazer contatos e conhecer o país, além de se dedicar a uma nova área de estudos. "Quero me dedicar à Biologia Marinha, área do conhecimento que a gente não tem aqui. Estou indo previamente para melhorar o inglês e dar conta do recado". Pedro embarca em 23 de junho.

Nicole Zanetti Teles de Souza, 21, do curso de Veterinária, não esconde a ansiedade pela viagem que acontecerá em agosto. A acadêmica irá estudar, por um ano, na Universidade de Pizza, da Itália. "Quero poder melhorar o idioma, conhecer a cultura e ter contato com a tecnologia relacionada à minha área de atuação". Já o aluno de Agronomia, Matheus Fabris, 21, estudará na Angelo State University, de Sant Angelo, no Texas. O jovem embarca em 19 de junho para 14 meses de intercambio. "Buscarei aproveitar ao máximo esta oportunidade", disse Matheus.

A coordenadora do Ciência Sem Fronteira na UENP comenta que a reunião foi um momento importante para o repasse de informações sobre o programa e também sobre a situação acadêmica dos estudantes. Ela parabeniza a todos os bolsistas e deseja sucesso nessa nova etapa, na certeza de que a UENP estará muito bem representada no cenário internacional. Participou da reunião também a professora Laila Herta Mihsfeldt, coordenadora do curso de Biologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) do Campus Luiz Meneghel.

Ciência sem Fronteiras

O programa "Ciência sem Fronteiras" é uma iniciativa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Cinco alunos da UENP já concluíram participação no Projeto e outros três acadêmicos da Instituição estão em processo de alocação em Universidades estrangeiras com previsão de início de intercâmbio ainda neste ano. Como nova prerrogativa para participação no Ciência Sem Fronteiras, o Governo Federal estipulou uma média de 600 pontos no Enem para que o aluno possa se inscrever para seleção inicial. Não há previsão de chamadas ainda para este semestre.

Para mais informações, acesse: www.uenp.edu.br/csf

Última modificação: Segunda, 02 Junho 2014 15:18