Calendário de Eventos

III Encontro de divulgação de atividades de pesquisa, ensino e extensão Pibid
Sexta-feira, 28 Novembro 2014,  8:00 - 11:00

 

Evento Cancelado por motivo de alagamento no Cine Teatro Iguaçu

 

bn pibid

O encontro tem por finalidade elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em seus três campi nas cidades de Bandeirantes (CLM), Cornélio Procópio (CCP) e Jacarezinho (CJ), bem como estreitar as relações entre a UENP e as escolas públicas oportunizando ações de parceria na formação inicial e continuada ou em serviço de professores. Neste sentido, o II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP: desafios e perspectivas têm como dar continuidade ao evento institucional do Pibid já realizado na Uenp em duas edições anteriores e  promover um debate acerca das atividades do PIBID na UENP e seus impactos, neste ano de 2014, por meio da participação de todos os envolvidos.

O mesmo será realizado no campus de Jacarezinho, no dia 28 de  novembro de 2014, no período das 08:00 as 18:00 hs. Reunirá os subprojetos das 16 licenciaturas envolvidas, representações da rede básica de educação, dentre outros interessados, a fim de realizar um debate acerca do impacto PIBID na UENP e na rede básica envolvida. De modo que, sejam apresentados resultados deste ano, por meio das intervenções dos envolvidos.

Neste evento estarão presentes cerca de 500 pessoas, dentre elas bolsistas de iniciação a docência, bolsistas de supervisão, coordenadores de área, coordenação de gestão e institucional do PIBID – UENP,  representantes da Pró-reitoria de Graduação da UENP e da educação básica estadual e municipal. Além dos demais interessados na temática.

A programação geral do evento abarcará Mesa redonda para abrir os trabalhos, além de exposições/apresentações  de trabalhos, Grupos de Trabalho e Mesas com a participação dos diferentes bolsistas dos subprojetos.

Segue abaixo a programação detalhada do evento e orientações para o resumo expandido.

A Coordenação

Cornélio Procópio, 28 de outubro de 2014.

 

 

CRONOGRAMA  III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID–UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Local de realização e Data

Intuição realizadora

HORÁRIO

ATIVIDADES

UENP
Campus de Bandeirantes CLM 
27/11/2014

UENP

14:00hs

Reunião de Coordenadores de área para a discussão de regimento interno PIBID UENP.

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

08:00

Credenciamento

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

08:30

Abertura Oficial do III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E
EXTENSÃO PIBID–UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

09:15

O Perfil do PIBID na UENP

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

09:45

Mesa Redonda  “ PIBID: transformação em formação”

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

12:00

Intervalo para almoço




 

OBS: HORÁRIO DE ALMOÇO: Todos os que utilizarem-se do ônibus / van para deslocarem-se para os locais de almoço, deverão estar nos pontos combinados ao 13:10 para o retorno.

 

Atividades Período da Tarde

 

 

Local de realização e Data

Intuição realizadora

HORÁRIO

ATIVIDADES

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

13:30

Relato de experiências por áreas
Momento para relatar: dificuldades; acertos; situações vivenciadas nas escolas; proposições para o PIBID na UENP.

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

15:00

Intervalo

 

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

15:30

Comunicação Oral
Momento para conhecer e trocar experiências de intervenções especificas, das atividades dos projetos via comunicação oral.

UENP
Campus de Jacarezinho
CCHE
28/11/2014

UENP

17:00

Encerramento
Exposição de banners dos projetos e resultados do relato de experiência por área.

 OBS: TODOS OS BOLSISTAS SÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR DO EVENTO.

 

Orientações para envio de Resumo Expandido para Comunicação Oral

- A comissão cientifica do evento é composta pelos coordenadores de área, obrigatoriamente,  pois estes serão responsáveis pela correção dos trabalhos de seu subprojeto e orientar e/ou inseri-los nas normas indicadas;

- O numero de trabalhos é de acordo com o número dos coordenadores de área. Logo, deve ser enviado no mínimo 1 trabalho por subprojeto e no máximo um trabalho por coordenador de área; 

- Não há limite de autores por trabalho;

- É opcional o envio de arte para a produção de um banner por subprojeto. Banner que exponha o subprojeto, sua propostas, intervenções e resultados de modo geral. Neste banner não é necessário que se tematize de acordo com o evento ou algo da mesma ordem.

 

Normas para o envio do Resumo Expandido

Os trabalhos deste evento serão apresentados via comunicação oral, os mesmos deverão ser enviados até 20/11 para o e-mail , em formato de resumo expandido com  as seguintes orientações:  

 

1.Título: Tamanho 12, centralizado, caixa alta, letra maiúscula, em negrito.

2.Nome dos autores: um espaço abaixo do título, nome do(s) autor(es) (justificados à direita). Após o nome, deve constar uma nota de rodapé, indicando a formação, titulação, licenciatura / instituição a que pertence e endereço eletrônico.

3.Texto: Digitação em Word, fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5. Deve estar justificado e conter entre 3 e 5 páginas, apresentar:, palavras-chave (três no máximo), introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

4.Subtítulos: Tamanho 12, em negrito, justificado à esquerda do texto, letra inicial maiúscula.

5.Citações: 
5.1 Com até 3 linhas, deve vir no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses (MAFFESOLI, 2014, p. 32). 
5.2 Com mais de 3 linhas devem vir deslocadas, estar sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, com a respectiva referência bibliográfica logo após a mesma, no sistema autor, data, página, entre parênteses (MAFFESOLI, 2011, p. 24). 
5.3 Demais casos devem seguir as normas vigentes da ABNT.

6. Papel: A4, margem superior e inferior com 2,5 cm, margem esquerda e direita com 3,0 cm.

7. Rodapé: Somente as notas explicativas devem vir no rodapé da página, devendo aparecer no sistema numérico.

8. Tabelas e gráficos: se houver, devem estar inseridos no texto e seguir à norma específica (ABNT).

9. Referências Bibliográficas: devem aparecer no final do artigo (contendo somente as utilizadas diretamente no texto), seguindo a formatação das normas da ABNT.

10. Os textos enviados deverão ser salvos com as indicações das licenciaturas e campus (Geografia / CCP)

Obs: O texto deve estar adequado à norma padrão da língua portuguesa, revisado ortograficamente e obedecer rigorosamente às normas acima. As referências bibliográficas devem estar contidas no limite do número de páginas estabelecido.