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II CICLO DE DEBATES, MOSTRA DE CINEMA E DOCUMENTÁRIOS: "MESTRE PASTINHA E A DIÁSPORA AFRICANA"
De Segunda-feira, 07 Abril 2014
a Quarta-feira, 09 Abril 2014

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RESUMO
O projeto tem como enfoque discutir a questão da "Diáspora Africana", a partir da apresentação fílmica sobre a temática das práticas culturais e expressões sócio-políticas daqueles que, em comum, trazem como dupla herança a descendência de homens e mulheres que se viram sob a condição forçada da imigração. E que, nestes novos territórios – em face da expansão capitalista e do colonialismo – tornar-se-iam negros por serem escravos e escravos por ser negros, assim como, detentores do patrimônio e pertença à classe que se alienou como força de trabalho reserva sem qualquer tipo de assistência após terem construído a riqueza daqueles que ainda permanecem a ocupar a posição dominante nas camadas sociais dos Estados e nações europeus e americanos.

OBJETIVO
Trata-se, nesta Mostra, de apresentar e retomar as experiências dos africanos fora da África, tendo em conta a ideia do não desperdício de tais experiências, ou seja: as manifestações estéticas, corporais, maneiras de se vestir que se apresentam, dentre outras, espalhadas nos vários territórios do planeta e que se remetem às questões do poder e ao mando, desigualdades sociais, diferenças étnico-raciais, inclusão e exclusão, identidade, diversidade, invisibilidade social e, fundamentalmente, resistência.

 

JUSTIFICATIVA
Em face de comemorar-se no dia 05 de abril o centésimo vigésimo sétimo ano de nascimento de Vicente Ferreira Pastinha, o "Mestre Pastinha", praticante e entusiasta do "Jogo de Capoeira Angola", cuja atividade recentemente, em 2008, passou a ser considerado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, além de candidato, em 2013, a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O que corresponderia a tornar-se para nós, assim, objeto de elaboração de projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da sua manifestação.
Nesse sentido, para esta segunda edição, considerou-se de grande importância o momento histórico vivido tendo em conta o resgate desta tradição que, de há muito, "deu volta ao mundo" reinventando-se. Assim como oportuno, do ponto de vista da ação educativa, referendar a prática da Capoeira como experiência afro-brasileira reconhecida internacionalmente, mas ainda de pouca valorização tanto material como expressão simbólica da luta e da resistência às práticas de dominação de uns sobre outros, bem como, elemento de agregação das demais manifestações em seu vínculo com as questões do campo da cultura popular e da educação no que diz respeito às relações de ensino e aprendizagem – uma experiência singular dos africanos e de seus descendentes.

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