Calendário de Eventos

VII Jornada de Debates: Encontros com a Filosofia - Em torno da Arte. IV Encontro de Iniciação Científica em Filosofia da UENP
De Segunda-feira, 08 Setembro 2014
a Sexta-feira, 12 Setembro 2014

bn filosofia d

A "Jornada de debates: encontros com a Filosofia" é um evento realizado anualmente, desde 2008, pelo curso de Filosofia da UENP. Desde o início do curso, em 2008, é considerado o seu evento principal. A Jornada envolve toda a comunidade acadêmica da Universidade e do seu entorno e se destaca pela sua diversidade de temas. O seu foco principal é a Filosofia e seus problemas. O tema deste ano será a Filosofia da Arte. Serão realizadas conferências que tratarão, a partir de diferentes perspectivas, da questão acerca dos encontros da Filosofia com a Arte. Para tanto, o evento contará com a presença de conferencistas de diversas Universidades brasileiras. Neste ano o evento também realizará o IV Encontro de Iniciação Científica em Filosofia da UENP. A Jornada também contará com a participação dos bolsistas do PIBID – Filosofia da UENP, na forma de oficinas e intervenções artísticas.

Objetivos:

1. Integrar a comunidade acadêmica da UENP tendo como foco a Filosofia e suas questões em torno da Arte.
2. Promover o encontro e o intercâmbio de diferentes perspectivas em torno dos problemas filosóficos, dentro e fora do curso de Filosofia da UENP.
3. Promover a investigação e o debate em torno dos problemas da Filosofia da Arte, bem como criar espaços de expressão artística.
4. Fomentar a pesquisa em Filosofia.

Programação:

08 de setembro de 2014 (segunda-feira)
19:30 – Inscrições e credenciamento
20:00 – Abertura. Atividade Cultural
20:30 – Conferência. Prfª. Dra. Ana Portich (UNESP – Marília): "'O preceptor', de Lenz a Brecht: a personagem do professor, segundo a teoria crítica"

09 de setembro de 2014 (terça-feira)
14:00 – Atividades com os bolsistas do PIBID/Filosofia da UENP. Oficina e intervenção artística
19:30 – Atividade Cultural
20:00 – Conferência. Prof. Dr. Rodrigo Rabelo (UEL): "Sobre a função da Arte: A questão do Esteticismo"
21:30 – Comunicação dos alunos egressos do curso de Filosofia da UENP

10 de setembro de 2014 (quarta-feira)
19:30 – Atividade Cultural
20:00 – Conferência. Prof. Dr. Hélio Rebello (UNESP – Assis): "O conceito de sensação na estética de Gilles Deleuze"
21:30 – Comunicação dos alunos egressos do curso de Filosofia da UENP

11 de setembro de 2014 (quinta-feira)
14:00 – Minicurso. Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza e o grupo "Marxismo e Filosofia": "A arte em Marx"
19:30 – Atividade Cultural
20:00 – Conferência. Prof. Dr. Cristiano Perius (UEM): "Filosofia e literatura: Carlos Drummond de Andrade"
21:30 – Comunicação dos alunos egressos do curso de Filosofia da UENP

12 de setembro de 2014 (sexta-feira)
19:30 – Comunicações
21:30 – Encerramento: Atividade Cultural.

Comunicações e resumos:

Comunicações: O tempo de cada apresentação será de 20 minutos
Resumos: 300 a 500 caracteres, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Word 93-2007. Deverá conter: título, 4 palavras-chave, e-mail do comunicador e instituição de origem.
Os Resumos deverão ser enviados para o e-mail do evento () até o dia 25 de agosto de 2014.

Inscrições:

R$ 20,00 para todos os participantes.
Inscrições no local e nos dias do evento.

Para contato e outras informações:
Facebook: https://www.facebook.com/encontroscomafilosofia

Coordenação Geral do Evento:

Prof. Me. Alexander Gonçalves (UENP)
Prof. Dr. Guilherme Müller Junior (UENP)

Comissão organizadora:

Aline Laureano Suave
Lucas de Melo
Rosimeri Silva Barbosa
Érika Tinagero de Souza Ferreira
Felipe Martins
Rafaela Pilatos Martins