Seminário PNAE/Norte Pioneiro
Quarta-feira, 13 Agosto 2014

bn seminarioeconomia

O Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado do Paraná e o Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) da UENP, vêm por meio deste, convidar todos os Conselheiros Municipais de Alimentação Escolar do Norte Pioneiro do Paraná para participar do Seminário PNAE/Norte Pioneiro, no qual será debatida a Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Papel dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar no Controle Social.

As palestras serão ministradas pelo FNDE, Controladoria Geral da União – CGU, Tribunal de Contas da União – TCU, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA entre outros. Este é o momento e o espaço que os conselheiros possuem, para sanarem as suas dúvidas e aperfeiçoarem seus conhecimentos, percebendo que não estão sozinhos.

O objetivo do seminário é capacitar os membros dos CAEs municipais e promover a interação com as organizações da agricultura familiar, órgãos de controle, executores do PNAE, entidades de Ater e profissionais da área de nutrição e conhecer experiências positivas de prefeituras e organizações da agricultura familiar na execução do PNAE.

13 de agosto de 2014

LOCAL
Auditório Thomas Nicoletti da UENP / Campus Luiz Meneghel (BR 369 KM 54 – Bandeirantes – PR).

09 horas – Abertura.

09h30 – O Programa de Nacional de Alimentação Escolar / Técnica(o) do FNDE.

10h30 – O papel do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, sua importância no controle social da política pública / Presidente do CAE Estadual.

11h15 – Nutrição e saúde na idade escolar e implicações na vida adulta – o papel da(o) nutricionista / Nutricionista que atua na região.

12 horas – Almoço.

13h30 – Características e potencial da Agricultura Familiar da região no fornecimento de produtos para
alimentação escolar / Técnico do MDA.

14h30 – A responsabilidade na execução correta e controle sobre da política pública (PNAE), responsabilidades do executor e do órgão de controle social (CAE) / Técnico(a) de um órgão de controle ou Ministério Público.

15h00 – Café da tarde.

15h30 – Apresentação de experiências de boas práticas na execução do PNAE na região (2 prefeituras e 2 organizações da agricultura familiar).

16h30 – Encerramento.