1. Pesquisa em Educação para a Educação Básica (obrigatória – 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre as diferentes teorias e concepções metodológicas em sua relação com a pesquisa em Educação para a Educação Básica. Os diferentes tipos de pesquisa em Educação. Técnicas de Pesquisa em Educação.

 

2. Teorias Pedagógicas e ação docente na Educação Básica (obrigatória da linha 2 – 4 créditos)

Ementa: Estudo das teorias pedagógicas em sua relação com os conhecimentos socialmente produzidos sobre a docência, considerando saberes e práticas embasadas em aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos na organização escolar brasileira. As teorias e práticas pedagógicas na educação básica brasileira. A docência comprometida com as necessidades da escola pública.

 

3. Gestão, Planejamento e Políticas de Avaliação da Educação Básica (obrigatória da linha 1– 4 créditos)

Ementa: Identificação e análise das tendências nacionais e internacionais que orientam as políticas de gestão, de planejamento e avaliação do sistema educacional.

 

4. Oficinas de Produtos Educacionais I (obrigatória – 4 créditos)

Ementa: Espaço interdisciplinar para debate sobre a pesquisa aplicada em Educação Básica. Elaboração de projetos de intervenção e produtos educacionais na Educação Básica.

 

5. Oficinas de Produtos Educacionais II (obrigatória – 4 créditos)

Ementa: Espaço interdisciplinar para debate sobre a pesquisa aplicada em Educação Básica. Elaboração de projetos de intervenção e produtos educacionais na Educação Básica.

 

6. Políticas educacionais e formação de professores no Brasil (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Reforma do Estado e Políticas Educacionais do século XX e seus desdobramentos no século XXI. Políticas curriculares e formação de professores. Tendências do campo de formação de professores no Brasil.

 

7. Fundamentos políticos da Educação Básica (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Investigação dos fundamentos políticos e seus impactos na elaboração e implementação das políticas educacionais da Educação Básica, para além dos marcos legais que as constituem.

 

8. Culturas escolares e Educação Básica (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre a escola e o cotidiano escolar – conteúdos, comportamentos e normas sociais. Investigação sobre os fundamentos do processo de escolarização moderno, o embate em torno dos saberes escolarizáveis e as propostas de disciplinarização e educação dos sentidos.

 

9. Ação docente interdisciplinar na Educação Básica: fundamentos teóricos e metodológicos (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Conceitos de interdisciplinaridade. Contribuições da interdisciplinaridade no campo da Ciência e da Educação. A formação interdisciplinar para a docência. A escola como espaço interdisciplinar.

 

10. Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Perspectivas teóricas da avaliação do ensino e da aprendizagem. Tipos, critérios e instrumentos de avaliação.

 

11. Aspectos históricos da escolarização no Brasil (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Aspectos históricos do processo de escolarização no Brasil. A constituição do sistema nacional de educação. Trajetória histórica dos projetos sociais e sua relação na organização e democratização da escolarização básica.

 

12. Tópicos Especiais I: Gestão e Planejamento da Educação Básica (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Estudos de temáticas da área de Educação com o objetivo de aprofundar as discussões da linha de pesquisa Educação Básica: Gestão e Planejamento.

 

13. Tópicos Especiais II: Práticas Docentes para a Educação Básica (eletiva – 4 créditos)

Ementa: Estudos de temáticas da área de Educação com o objetivo de aprofundar as discussões da linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica.