Esquema sintético de oferta do curso e exigências

Ao longo dos 24 meses do curso, os estudantes do mestrado deverão cumprir no mínimo 30 créditos: 24 créditos em disciplinas (16 em obrigatórias, 8 em eletivas) e 6 créditos em elaboração e defesa pública da dissertação e/ou produto final e/ou projeto de intervenção. Até o início do 4o semestre, os mestrandos devem realizar o exame de qualificação, bem como terem cumprido os créditos de disciplinas e realizado o exame de proficiência em uma língua estrangeira moderna.

Todo aluno do programa deverá cursar Pesquisa em Educação para a Educação Básica (4 créditos) e Oficinas de Produtos Educacionais I e II (4 créditos cada). Além delas, há disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa: na linha 1, Gestão, Planejamento e Políticas de Avaliação da Educação Básica (4 créditos); na linha 2, Teorias Pedagógicas e ação docente na Educação Básica (4 créditos). Os mestrandos deverão cumprir mais duas disciplinas eletivas de 4 créditos cada, que possibilitarão aprofundar temáticas e problemáticas das duas linhas de pesquisa do programa, com vistas a uma formação específica articulada às pesquisas e intervenções na Educação Básica a serem desenvolvidas pelo aluno do PPEd.

O PPEd organiza a oferta de disciplinas em dois dias da semana, de modo a possibilitar ao maior número de candidatos possíveis a realização do Mestrado Profissional e da pesquisa dele derivada. Nesse sentido, exige-se dos mestrandos, no mínimo, a disponibilidade integral nas sextas-feiras e sábados, para atividades de aulas e desenvolvimento das pesquisas e orientações.