Considerando os benefícios pedagógicos de empreendimentos multi e interdisciplinares no campo da docência, como característica própria da área de Ensino, o corpo docente que compõe o PPGEN está reunido em um Programa de Pesquisa comum intitulado “Saberes e fazeres da docência na Educação Básica e no Ensino Superior”. Esse programa traduz o interesse desses docentes pela temática abordada, bem como delineia os perfis investigativos e formativos esperados para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino da UENP. Algumas pesquisas já foram realizadas e outras se encontram em desenvolvimento, somando esforços para a consolidação desse grupo de docentes, o qual visa a contribuir com o processo de formação de professores para o exercício da docência nas diferentes modalidades de ensino existentes no Brasil. O Programa em questão é caracterizado da seguinte forma:

- Título: SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR

- Descrição: é subdividido em projetos de pesquisas desenvolvidos pela equipe interdisciplinar de docentes do PPGEN/UENP, contando com pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, Letras, Educação Física, Enfermagem, Administração e Informática, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como foco o Ensino e a Formação Profissional para a docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Priorizam-se a pesquisa (artigos e livros) e as produções (processos, materiais, tecnologias educacionais e sociais, propostas educativas, sequências didáticas, entre outros) em ‘Ensino de determinado conteúdo’, buscando-se a interlocução com as áreas geradoras dos conteúdos a serem ensinados. Do diálogo interdisciplinar dos participantes são realizados estudos com o objetivo de investigar os saberes necessários à prática docente, além do desenvolvimento e da aplicação de produtos didático-pedagógicos voltados ao ensino de diferentes conteúdos, em favor de uma aprendizagem efetiva.

- Pesquisadores participantes:

Antonio Stabelini Neto (UENP - Campus de Jacarezinho)

Leticia Jovelina Storto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Lucken Bueno Lucas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Priscila Caroza Frasson Costa (UENP - Campus Luiz Meneghel)

Simone Luccas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Marlize Spagolla Bernardelli (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Willian Junior do Nascimento (UFPR – Campus de Jandaia do Sul)

Annecy Tojeiro Giordani (UENP - Campus Luiz Meneghel)

Carlos Cesar Garcia Freitas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

João Coelho Neto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Marília Bazan Blanco (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Selma dos Santos Rosa (UFPR – Campus de Jandaia do Sul)

Rodrigo de Souza Poletto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira

- Instituições envolvidas: Universidade Estadual do norte do Paraná (UENP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Considerando o Programa de Pesquisa acima apresentado como estrutura basilar e articuladora das pesquisas a serem desenvolvidas no PPGEN/UENP, foram delineados, a partir de seu escopo, quatro projetos de pesquisa básicos e coerentes com as linhas de investigação propostas, objetivando nortear os docentes orientadores quanto aos estudos que serão desenvolvidos no Mestrado. São eles:

Projeto 1: ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática;

Descrição: terá como foco a investigação de abordagens metodologias de ensino no campo das Ciências Naturais e Matemática com vistas à formação de professores dessas áreas. Serão consideradas as contribuições das didáticas específicas (Didática das Ciências, Didática da Química, Didática da Física e Didática da Matemática) no ensino de Ciências e Matemática, bem como a construção de propostas pedagógicas com subsídios didático-metodológicos para o ensino de conteúdos específicos. Contará com a participação de docentes e discentes (incluindo estudantes dos cursos de graduação, orientandos de PIBIC, PIBID, PDE, entre outros) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, envolvendo fases de levantamento bibliográfico, estudo, seleção, elaboração e aplicação de materiais didáticos com posterior análise de todo o processo.

Docentes envolvidos: Simone Luccas, Marlize Spagolla Bernardelli, Willian Junior do Nascimento, João Coelho Neto e Rudolph dos Santos Gomes Pereira;

 

Projeto 2: SABERES E FAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA

Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática;

Descrição: considerando as necessidades formativas dos professores de Ciências Naturais e Matemática (no Brasil), como a falta de conhecimento da matéria a ser ensinada, a prevalência de visões simplistas sobre o ensino, as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino e a aprendizagem, a ausência de conhecimentos teóricos sobre aprendizagem, a falta de conhecimento para avaliar, dirigir o trabalho dos alunos e preparar atividades capazes de gerar aprendizagem efetivas, além da ausência do enfoque histórico-filosófico da Ciência no ensino dessas áreas de conhecimento, este projeto terá como objeto de investigação os conhecimentos necessários à prática da docência no contexto atual. No âmbito da literatura que trata da formação de professores, serão investigados os saberes docentes envolvidos tanto na formação inicial de professores quanto aqueles desenvolvidos/adquiridos ao longo da prática docente, abrangendo questões voltadas às gestões de classe, de conteúdo e da própria aprendizagem da docência. Contará com a participação de docentes e discentes (incluindo estudantes dos cursos de graduação, orientandos de PIBIC, PIBID, PDE, entre outros) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, envolvendo fases de levantamento bibliográfico, estudo, seleção, elaboração e aplicação de materiais didáticos com posterior análise de todo o processo.

Docentes envolvidos: Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Rodrigo de Souza Poletto e Marília Bazan Blanco;

 

Projeto 3: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Linha de Pesquisa: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens;

Descrição: Neste projeto serão investigadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas possíveis contribuições para a prática docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Serão priorizados estudos que abordem o uso das TIC no ensino de diferentes áreas de conhecimento e, como desdobramento, suas contribuições para o processo de aprendizagem. Incluem-se como escopo investigativo as formas de linguagens presentes nos processos educativos no que compete à alfabetização científica e tecnológica, educação a distância, inclusão digital e aprendizagem em rede com destaque aos processos de comunicação, interação e mediação. Contará com a participação de docentes e discentes (incluindo estudantes dos cursos de graduação, orientandos de PIBIC, PIBID, PDE, entre outros) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, envolvendo fases de levantamento bibliográfico, estudo, seleção, elaboração e divulgação de materiais didáticos com posterior análise de todo o processo.

Docentes envolvidos: Selma dos Santos Rosa, João Coelho Neto, Carlos Cesar Garcia Freitas e Letícia Jovelina Storto;

 

Projeto 4: MODALIDADES E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE

Linha de Pesquisa: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens;

Descrição: investigará a avaliação enquanto componente intrínseco dos processos de ensino e de aprendizagem. Abordará as diferentes modalidades avaliativas (avaliação diagnóstica inicia, avaliação formativa e avaliação diagnóstica final) e os diversos instrumentos avaliativos, considerando os objetivos educacionais específicos. Contará com a participação de docentes e discentes (incluindo estudantes dos cursos de graduação, orientandos de PIBIC, PIBID, PDE, entre outros) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, envolvendo fases de levantamento bibliográfico, estudo, seleção e elaboração de material didático sobre avaliação, a ser utilizado por docentes de diferentes níveis formativos.

Docentes envolvidos: Lucken Bueno Lucas, Annecy Tojeiro Giordani, Antonio Stabelini Neto e Simone Luccas.