Resultado do Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - BACHARELADO

Disciplina: Química

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceitos fundamentais da Química; estrutura da matéria; periodicidade química; ligação química; gases; líquidos e soluções; noções de termodinâmica; cinética química; equilíbrio químico; eletroquímica; compostos de carbonos; noções de reações orgânicas; introdução à química analítica; Química analítica quantitativa: amostragem e preparação de amostras; algarismos significativos; erros em análise química quantitativa; análise gravimétrica; análise titulométricas: neutralização, precipitação, complexação e óxido-redução; noções de espectrofotometria de emissão e absorção.

 

Disciplina: Física

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Mecânica: estática, dinâmica e cinemática; Termologia: termometria, calorimetria e transmissão de calor; Eletricidade; Energia e desenvolvimento; Matriz energética: consumo, produção e conservação de energia; Fontes de energia; Energia no Meio Rural.

 

Disciplina: Cálculo

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Cálculo diferencial. Cálculo integral. Geometria analítica.

 

Disciplina: Morfologia e Sistemática

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Histologia vegetal. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos de plantas vasculares. Polinização e reprodução. Sistemática de espermatófitas, classificações taxonômicas e técnicas de coleta e herborização. Estudos de briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e das principais famílias de espermatófitas de importância econômica e ambiental.

 

Disciplina: Biologia Celular

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Métodos de estudos em Biologia Celular. Membranas. Transporte através da membrana. Citosol. Sistema de endomembranas. Energia: mitocôndrias e plastos. Ciclo celular. Mitose e meiose.

 

Disciplina: Metodologia Científica

Carga horária: 30 h/a

Série:

Ementa: Ciências; método científico; pesquisas científicas; difusão tecnológica.

 

Disciplina: Microbiologia Geral

Carga horária: 30 h/a

Série:

Ementa: Introdução à Microbiologia, cultivo e crescimento microbiano, bactérias, fungos e vírus (aspectos gerais e fitopatogênicos).

 

Disciplina: Geologia Aplicada a Solos

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Materiais terrestres. Noções gerais de estratigrafia. Geologia do Estado do Paraná. Mineralogia física. Mineralogia química. Mineralogia sistemática. Silicatos. Petrologia magmática. Petrologia sedimentar. Petrologia metamórfica. Ciclo das rochas. Origem, natureza e classificação dos materiais originários dos solos.

 

Disciplina: Logística e Mecanização Agrícola

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Unidades de medidas, características, parâmetros de prestação e conceitos físicos aplicados a motores; transmissão de potência; análise de custo de máquinas agrícolas; adequação e racionalização de conjuntos moto mecanizados. Tipos de tração; relação maquina, solo e implemento. Máquinas e implementos agrícolas: planejamento, dimensionamento, organização e administração de parque de maquinas; estudos, uso e manutenção. Máquinas para: preparo periódico do solo, adubação, plantio, semeadura, tratamento fitossanitário, colheita, cultivo mínimo e plantio direto; estudo econômico das máquinas agrícolas; projetos de mecanização.

 

Disciplina: Anatomia e Fisiologia Animal, Bioclimatologia e Melhoramento Animal

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia. Estudo dos sistemas ósseo, respiratório, urinário, digestório, genital masculino, genital feminino. Sistema endócrino. Noções fisiológicas da respiração digestão e reprodução. Anatomia das aves. Importância da Bioclimatologia. Elementos do clima. Mecanismo da regulação térmica. Atributos anatomofisiológicos para adaptação. Efeitos sobre a produção e reprodução. Importância do Melhoramento Animal. Avaliação genética animal. Seleção e métodos de seleção para diversas características. Cruzamentos.

 

Disciplina: Bioquímica

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Propriedades de água e tampões; química de aminoácidos e proteínas; química de carboidratos; química de nucleotídeos e ácidos nucléicos; química de lipídios e membranas biológicas; transporte através de membranas; bioenergética; enzimas; metabolismo de carboidratos; metabolismo de lipídios; metabolismo do nitrogênio; metabolismo de nucleotídeos.

 

Disciplina: Estatística Geral, Técnicas e Análises Experimentais

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Estatística descritiva; probabilidade; distribuições estatísticas; testes de significância; elementos de experimentação agrícola; correlação e regressão; delineamentos experimentais e seus modelos matemáticos; análise de dados obtidos em diferentes delineamentos e esquemas experimentais; experimentação e estatística nos projetos e relatórios de pesquisas.

 

Disciplina: Pedologia, Física e Química do Solo

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Introdução á ciência do solo; gênese de solos; produtos de intemperismo; mineralogia da fração argila; capacidade de troca iônica; morfologia do solo; classificação do solo; levantamento de solos; textura do solo; superfície específica; relações massa-volume; estrutura e agregação do solo; interações solo e água; consistência do solo; aeração do solo; diferenciações de manejo entre classes de solos.

 

Disciplina: Topografia e Geoprocessamento

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Conceitos fundamentais. Princípios de Geodésia e de cartografia. Planimetria, altimetria. Sensoriamento remoto. Geoprocessamento: sistema de informação geográfica (SIG). Métodos e técnicas.

 

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Dormência e Germinação de Sementes. A água no sistema solo-planta-atmosfera. Noções de nutrição mineral de plantas. Fotossíntese. Respiração. Translocação de solutos orgânicos. Reguladores vegetais.

 

Disciplina: Fitossanidade Geral

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Microbiologia Aplicada: técnicas microbiológicas para quantificar os microrganismos do solo, verificar a qualidade microbiana da água e dos alimentos. Utilização de microrganismos na indústria. Princípios de fitopatologia: conceito de doença; sintomatologia; diagnose; ciclo das relações patógeno hospedeiro; princípios gerais de controle; grupos de doenças; resistência de plantas a patógenos; fundamentos básicos sobre as doenças fungicas; bacterianas e viroses; fungicidas.

 

Disciplina: Climatologia Agrícola

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Introdução da influência dos mecanismos meteorológicos nas diversas atividades agronômicas; os fenômenos meteorológicos e suas escalas; relações cosmográficas Terra-Sol, enfatizando a mudança de mentalidade com o modelo de Copérnico; composição e estrutura vertical da atmosfera, evidenciando as mudanças climáticas em decorrência da alteração de concentração de elementos atmosféricos; espectro solar e respectivas influências no desenvolvimento das plantas; leis da radiação; temperatura do ar e do solo; umidade do ar; evaporação e evapotranspiração nos seus aspectos físicos e fisiológicos, destacando a importância deste conhecimento no campo da irrigação; dinâmica da formação dos principais.

 

 

Disciplina: Nutrição Animal e Forragicultura

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Os nutrientes e seu metabolismo-água, carboidratos, proteínas, lipídeos minerais e vitaminas. Analise de alimentos. Digestibilidade. Formas de avaliar a qualidade da proteína dos alimentos. Formas de avaliar a energia dos alimentos. Descrição dos principais alimentos concentrados Aditivos de rações. Métodos de cálculo de rações e calculo de rações para as diferentes espécies. Morfologia de plantas forrageiras. Descrição das principais espécies forrageiras cultivadas. Adubação de pastagens. Estabelecimento de pastagens. Morfogênese do pastejo. Tipos de pastoreio. Conservação de forragens. Pragas das pastagens.

 

 

Disciplina: Horticultura Básica

Carga horária: 30 h/a

Série:

Ementa: Classificação da horticultura; características da exploração hortícola; importância social, econômica e alimentar; Propagação de plantas hortícolas; Orientação do crescimento de plantas hortícolas.

 

Disciplina: Fitotecnia I

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Culturas de mandioca, sorgo, amendoim, girassol e mamona. Para cada cultura: introdução, importância econômica e social, classificação botânica e morfológica, cultivares, clima e solo, conservação e preparo de solo, calagem e adubação, tratos e práticas culturais, pragas e doenças, colheita e comercialização.

 

 

Disciplina: Fertilidade do Solo e Adubação

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Fundamentos da fertilidade do solo; conceitos básicos; elementos essenciais; reação do solo: calagem; matéria orgânica do solo; amostragem do solo; métodos laboratoriais de análise química de terra para fins de fertilidade do solo; análise foliar: conceitos e aplicação no diagnóstico da fertilidade do solo; dinâmica do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre no solo e micronutrientes. Histórico da adubação; classificação dos adubos; descrição de adubos nitrogenados, fosfatados, potássicos, cálcicos, magnesianos, sulfurados e com micronutrientes. Adubos e adubação foliar; recomendação de calagem, gessagem e adubação baseada na análise do solo para as principais culturas. Adubos e misturas de adubos; fertirrigação e obtenção, consumo e legislação sobre adubos no Brasil.

 

 

Disciplina: Engenharia Rural

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa:Hidrostática; escoamento de fluídos; equação de Bernoulli; perdas de carga: equações de Darcy, Hazen-Willians, Flamant; condução da água; por gravidade e mecanicamente; canais; projetos de sistemas de abastecimento de água rural.Projetos de edificações rurais; materiais de construção; planejamento de construções rurais; tecnicas de construções; concreto armado, vigas, pilares e lages; silos; instalações para animais; eletrificação rural; orçamento de obras rurais.

 

Disciplina: Olericultura

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Hortaliças de folhas, raízes e tubérculos. Abordando os aspectos: Importância econômica, identificação botânica e classificação comercial. Variedades e cultivares, técnicas de cultivo sustentável e ecologicamente correto. Exigências nutricionais, épocas de plantio, solo e adubação. Tratos culturais, colheita e comercialização. Armazenamento, beneficiamento e industrialização. Produção de sementes. Hortaliças de bulbos, flores e frutos. Abordando os aspectos: Importância econômica, identificação botânica e classificação comercial. Variedades e cultivares, técnicas de cultivo sustentável e ecologicamente correto. Exigências nutricionais, épocas de plantio, solo e adubação. Tratos culturais, colheita e comercialização. Armazenamento, beneficiamento e industrialização. Produção de sementes.

 

Disciplina: Fitotecnia II

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Culturas de arroz, milho, feijão, trigo. Para cada cultura: introdução, importância econômica e social, classificação botânica e morfológica, cultivares, clima e solo, conservação e preparo de solo, calagem e adubação, tratos e práticas culturais, pragas e doenças, colheita e comercialização.

 

Disciplina: Entomologia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Classificação da classe Insecta; morfologia externa; anatomia e fisiologia externa e interna; reprodução e desenvolvimento. Insetos úteis; insetos nocivos. Métodos de controle de pragas por processos não químicos; métodos de controle de pragas por processo químico; controle integrado de pragas; Receituário Agronômico.

 

Disciplina: Proteção de Plantas I

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Principais doenças: algodoeiro, arroz, cafeeiro, cana-de-açúcar, citros, feijoeiro, milho, soja, tomateiro e trigo. Nematóides: morfologia, classificação, fisiologia, reprodução, ocorrência nas principais culturas, controle, métodos de análises de amostras.

 

Disciplina: Genética e Melhoramento Vegetal

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Noções de genética molecular; base citológica da herança; mendelismo, ligação gênica e mapeamento; herança poligênica e quantitativa; genética das populações; herança extracromossômica. Evolução das espécies cultivadas, introdução de plantas e banco de germoplasma; variabilidade genética; modo de reprodução e sistema de polinização; métodos de melhoramento aplicado às espécies autógamas; métodos de melhoramento aplicado as espécies alógamas; melhoramento visando resistência às doenças; melhoramento de espécies de reprodução assexuada; organismos geneticamente modificados.

 

Disciplina: Desenvolvimento Agrário

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Conceitos e estratégias de desenvolvimento. Territorialidade e sustentabilidade do desenvolvimento. Reconhecimento da realidade agrária local: sujeitos e agentes do desenvolvimento, características do meio físico, socioeconômico e ambiental. O exercício profissional do Engenheiro Agrônomo diante da complexidade do meio agrário. Fundamentos de Economia e Sociologia Rural. Agricultura familiar: evolução conceitual, caracterização socioeconômica e políticas públicas. Agronegócio: os conceitos de coordenação e de competitividade. A análise de mercado: formação de preços dos produtos agropecuários e estruturas de mercado. Macroeconomia: políticas e instrumentos que influenciam no desenvolvimento agrário.

 

Disciplina: Produção de Sementes

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Embriologia; qualidade e deterioração de sementes; legislação de sementes; estabelecimento de campos de sementes; fiscalização da produção e do comércio de sementes; colheita de sementes; secagem de sementes; beneficiamento e tratamento de sementes; armazenamento de sementes; análise de sementes.

 

Disciplina: Conservação do Solo e da Água

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Fatores de degradação do solo e da água. Erosividade, erodibilidade. Práticas e manejo conservacionistas do solo e da água. Estimativa de perda de solo por erosão. Métodos de avaliação do potencial de uso dos solos: capacidade de uso dos solos e aptidão agrícola das terras. Planejamento de uso racional do solo da água em propriedades agrícolas e planejamento conservacionista em bacias hidrográficas.

 

Disciplina: Proteção de Plantas II

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Acarologia: classificação zoológica, morfologia e fisiologia, reprodução, biologia, disseminação, principais famílias, sintomatologia, métodos de controle, principais culturas, ácaros de produtos armazenados. Principais pragas das culturas cultivadas em clima tropical e subtropical.

 

Disciplina: Administração e Cooperativismo

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Administração; contabilidade agrícola; custo de produção; planejamento rural; crédito rural; legislação e política agrária; informática aplicada na agricultura; cooperativismo; gestão empresarial e marketing.

 

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa: Conceitos; Modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e em diferentes Países. O papel da Extensão Rural frente ao Desenvolvimento Rural, Econômico, Político, Social e Cultural Brasileiro; Comunicação e Mudança de Comportamento; Metodologias e Técnicas utilizadas em Extensão Rural; Modelos de Diagnóstico Rural; Organização Rural; Programas de Qualidade e Segurança do Trabalho nas empresas frente ao Agronegócio; Relações Étnico-Raciais; Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Disciplina: Tecnologia de Produtos Agropecuários

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Princípios de nutrição humana; alterações dos alimentos; microbiologia dos alimentos; processos gerais de conservação dos alimentos; tecnologia de produtos de origem vegetal; tecnologia de produtos de origem animal; tecnologia das fermentações.

 

Disciplina: Irrigação e Drenagem

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa:Água no solo; relação solo-planta-água-atmosfera; quantidade de água a aplicar na irrigação; métodos de irrigação; projetos de irrigação; qualidade da água de irrigação; drenagem e o sistema solo-planta; drenagem superficial e drenagem do solo; projetos de drenagem.

 

Disciplina: Fruticultura

Carga horária: 90 h/a

Série:

Ementa:Introdução à fruticultura; fruticultura e sua Importância social, econômica e alimentar. Espécies frutícolas de maior interesse econômico: botânica; variedades e cultivares; exigências edáfo-climática, e nutricionais; propagação; implantação, tratos culturais e manejo de pomares; colheita, beneficiamento, classificação e comercialização; industrialização.

  

Disciplina:Fitotecnia III

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Culturas do café, algodão, cana-de-açúcar e soja. Para cada cultura: Introdução; importância econômica e social; classificação botânica e morfológica; cultivares; clima e solo; conservação e preparo do solo; calagem e adubação; tratos e práticas culturais; tratamento fitossanitário; rotação e intercalação de culturas; colheita; classificação; beneficiamento; armazenamento; comercialização.

 

Disciplina: Zootecnia de Ruminantes e de Não Ruminantes

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Bovinocultura de corte; bovinocultura de leite; ovinocultura; caprinocultura e bubalinocultura: situações atuais das atividades pecuárias; noções de instalações; estudo das principais raças, seleção dos animais e melhoramento genético; sistemas de produção; índices zootécnicos de interesse/categorias animais; planejamento pecuário e evolução de rebanho; manejo reprodutivo, sanitário e nutricional; manejo de ordenha. Avicultura; suinocultura e equinocultura: situação mundial e nacional; genética; principais raças; sistemas de criação e tipos de produção. Produção; noções sobre instalações e equipamentos; manejo nas diferentes fases de criação do rebanho.

 

Disciplina: Matologia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Importância da biologia das plantas daninhas para as recomendações de manejo; origem, genética/diversidade e evolução das plantas daninhas; taxonomia/Identificação das plantas daninhas; biologia de populações em agroecossistemas. Dinâmica do banco de sementes; padrões de disseminação, dispersão e processos de invasão das plantas daninhas; métodos de análise da vegetação daninha; interferência entre plantas daninhas e cultivadas; alelopatia; métodos de controle de plantas daninhas. Manejo integrado de plantas daninhas; herbicidologia; manejo de plantas daninhas nas principais culturas; resistência de plantas daninhas aos herbicidas; culturas geneticamente modificadas resistentes aos herbicidas; elaboração de projetos de pesquisa com biologia e manejo das plantas daninhas; análise crítica de trabalhos.

 

Disciplina: Manejo e Gestão Ambiental

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do sistema de gestão ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e legislação de avaliação de impactos ambientais no Brasil. Métodos de avaliação, identificação, caracterização dos impactos ambientais. Fatores de degradação dos recursos naturais. Análise e planejamento de bacias hidrográficas. Uso de geotecnologias para análise ambiental. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.

 

Disciplina: Nutrição Mineral de Plantas

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Critérios de essencialidade. Cultivo de plantas em solução nutritiva. Absorção e Interação iônica radicular. Transporte e redistribuição de nutrientes. Metabolismo dos macro e micronutrientes. Sintomas de deficiências e excessos. Elementos benéficos e tóxicos. Relação entre nutrição mineral, doenças e pragas. Diagnose foliar: amostragem, processos de análise, métodos de interpretação.

 

Disciplina: Plantas Medicinais e Aromáticas

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Importância econômica e social das plantas medicinais e aromáticas. Técnicas de cultivo, colheita, beneficiamento, armazenamento e comercialização dessas plantas. Etnobotânica (a medicina popular no Paraná e no Brasil). Conservação desses vegetais através de recursos genéticos destas espécies. Fitoquímica e terapêutica.

 

Disciplina: Armazenamento e Pós-Colheita

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Estrutura, composição e propriedades de grãos, frutas, hortaliças e outras partes vegetais; fisiologia de pós-colheita: processos de maturação e transformações físicas, químicas e bioquímicas pós-colheita e no armazenamento; emprego de técnicas para conservação e redução de perdas pós-colheita, armazenamento, transporte e distribuição; controle de qualidade de grãos, frutas, hortaliças e outras partes vegetais.

 

Disciplina: Agronegócio do Açúcar e do Álcool

Carga horária: 30 h/a

Série:

Ementa: Atualidades sobre o agronegócio brasileiro. Evolução e estruturação do setor sucroalcooleiro no Brasil. Fatores que influenciam o mercado do açúcar e do etanol. Fundamentos do comércio exterior: competitividade e abertura de novos mercados, o ambiente institucional no comércio exterior.

 

Disciplina: Tecnologia do Açúcar e do Álcool

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Introdução à Tecnologia do Açúcar; matéria-prima preliminar da fabricação do Açúcar; recepção e condução da cana; extração do caldo, purificação do caldo de cana; evaporação do caldo; cozimento do xarope, centrifugação da massa cozida; controle químico (visita Usina); Introdução à Tecnologia do Álcool; matéria-prima, preparação e correção do mosto; agentes de fermentação alcoólica; preparo do levedo alcoólico; salas e dornas de fermentação; destilação, retificação e desidratação.

 

Disciplina: Agroecologia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Integração agricultura e produção animal. Conceitos, objetivos e princípios de ecologia e de renovação de recursos naturais. Ecossistemas naturais e agroecossistemas. Sucessão ecológica, Bases da agroecologia; ciclos biogeoquímicos e sua importância na agricultura; energia, fluxo energético. Balanço energético nos ecoagrossistemas; origem da agricultura; agricultura industrial; vulnerabilidade genética dos cultivares e raças modernas. Revolução verde. Efeitos adversos dos agrotóxicos. Agricultura orgânica. Origens, princípios e técnicas da agricultura orgânica. Uso racional de máquinas e implementos agrícolas. Manejo ecológico de culturas, diversificação de culturas: rotações e cultivo múltiplo. Coberturas vivas e mortas. Agro silvicultura tropical (Permacultura); Manejo ecológico de espécies daninhas e alternativas ao controle químico de pragas, patógenos e plantas invasoras. Alelopatia, variedades resistentes e competitivas.

 

Disciplina: Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Características dos agrotóxicos, equipamentos de proteção individual, equipamentos de aplicação, características das gotas, caracterização de alvo e avaliação da qualidade, condições ambientais e condições dos equipamentos nas aplicações.

 

Disciplina: Silvicultura

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Principais aspectos bioecológicos das árvores; viveiros florestais; implantação e condução de povoamentos florestais; sistema agrossilvopastoril; desramas, desbastes; Dendrometria; principais aspectos da exploração florestal; regeneração de povoamentos florestais; principais tratamentos preservativos da madeira para fins rurais; Dendrologia.

 

Disciplina: Floricultura, Parques e Jardins

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Histórico da floricultura; panorama nacional e internacional da floricultura; Conhecimento e cultivo das principais flores de corte e vaso; propagação de flores e plantas ornamentais; armazenamento e conservação pós-colheita; comercialização de flores e plantas ornamentais; noções de arquitetura paisagística; elaboração de projetos paisagísticos; parques e jardins; arborização urbana.

 

Disciplina: Fitotecnia IV

Carga horária: 45 h/a

Série:

Ementa: Culturas de aveia, cevada, triticale, centeio e canola. Para cada cultura: Introdução, importância econômica; caracterização da planta; regiões recomendadas; cultivares; clima; solo; preparo do solo; calagem; adubação; implantação da cultura; tratos culturais; colheita; secagem; comercialização. Rotação e intercalação de culturas; classificação; beneficiamento; armazenamento.

  

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 30 h/a

Série:

Ementa: Aplicação de conhecimentos adquiridos em forma de pesquisa científica. Elaboração de trabalho monográfico e redação de um artigo científico, segundo periódicos da área de ciências agrárias.