Tendo-se em conta a comemoração do septuagésimo oitavo ano de nascimento de Maria Beatriz do Nascimento, “historiadora transatlântica”, professora, ativista negra e poeta, nascida em Aracaju no Estado de Sergipe em 17 de julho de 1942, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI UENP “Beatriz Nascimento” – em referência a sua memória e à condição de patronesse – lança pesquisa que busca fazer levantamento de informações e análises a respeito das condições vividas pelas estudantes negras e negros ingressantes na UENP pelo regimento de cotas sociorraciais.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA/UENP) divulgará, no dia 17 de julho, às 10h, os resultados da Avaliação Institucional 2019. O evento será online, via Google Meet, e contará com a presença da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e do pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Ambrozio Galindo. A inscrição prévia deverá ser realizada por meio da plataforma de eventos Sympla (https://www.sympla.com.br/resultados-da-avaliacao-institucional-2019__898263).

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está desenvolvendo várias ações de extensão na prevenção e enfrentamento da Covid-19. Por meio do contato direto com o sistema de saúde, surgiu a necessidade de informações atualizadas sobre o avanço da doença e de se estabelecer protocolos de atendimento. Para atender às demandas, professores, estudantes bolsistas e profissionais da área organizaram o Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP.

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Editora UENP) lançou, na quinta-feira, 2, seu primeiro título com ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de identificação de livros. A publicação do Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP é um importante passo para tornar público o conhecimento acadêmico-científico produzido pela Universidade.

Um projeto multidisciplinar promovido por professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná e colaboradores externos da Instituição resultou na criação do aplicativo “DiSLibras – Dicionário de Sexualidade em Libras”. O aplicativo tem como intuito proporcionar um recurso visual e tecnológico que possa ser usado por pessoas surdas ou ouvintes na construção e reorganização do conhecimento a respeito da sexualidade. Inicialmente o DiSLibras está disponível apenas para android e pode ser baixado gratuitamente pela Play Store.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES