Resultado do Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS – BACHARELADO
(Ingressantes 2008)

 

Disciplina: História do Pensamento Econômico

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Conceito e importância do Pensamento Econômico. Pensamento econômico na Antiguidade e idade Média. Mercantilismo. Fisiocracismo. Escola Clássica. Doutrinas Socialista. Revolução Keynesiana e a Ciência Econômica. Problemas fundamentais da Ciência Econômica atual. Introdução a Ciência Política, com ênfase em Marx e Engel.

 

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conceito – Campo de aplicação: objetivo e finalidade da Contabilidade. Patrimônio: conceito e estrutura. Origem e aplicação dos recursos. Fatos contábeis: registro e influências na composição e variação do patrimônio. Noções de custo. Encerramento do exercício: apuração de resultados. Demonstrações financeiras – estruturas. Análise dos demonstrativos financeiros. Quociente de estruturas. Quocientes de liquidez. Quocientes de rotação. Quocientes de rentabilidade da análise vertical / horizontal. Interpretações dos coeficientes e análise vertical / horizontal.

 

Disciplina: Filosofia e Ética

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Cultura econômica; fundamentos; reflexões e críticas de situações econômicas na modernidade. Conduta do ser humano e do profissional de economia da esfera pública e privada. Estudos da racionalidade e as relações com os princípios ético-morais-ontológicos. A Lei profissional e o Código de Ética do Economista.

 

Disciplina: Introdução à Administração

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Atividade administrativa. Teoria da administração. Processo administrativo. Organizações. Centralização e descentralização. Liderança. Ética. Planejamento estratégico e tático. Marketing (produto, preço, ponto de venda e promoção).

 

Disciplina: História Econômica Geral

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: História Econômica: conceito. Economias: Primitivas e da Antiguidade. Economias Comerciais. Características sócio-econômicas e políticas do Feudalismo. Mercantismo. Revolução Industrial. Capitalismo. Imperialismo. Conflitos mundiais e suas implicações econômicas. Holdings, cartéis e trusts.

 

Disciplina: Matemática

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Conjuntos – operações. Números relativos. Potenciação. Raiz quadrada. Operações algébricas. Equações de 1º e 2º graus. Sistema de equações. Função linear crescente e decrescente. Logaritmos. Sistemas de logaritmos. Antilogaritmos derivados. Aplicações de derivadas. Integrais. Aplicações de integrais Limites e Continuidades. Funções contínuas em intervalos fechados. Regra de cadeias. Teoria da Cadeia. Teoria do valor médio. Fórmula de Taylor. Máximo e mínimo. Gráficos. Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Álgebra matricial. Matriz e determinantes.

 

Disciplina: Princípios de Economia

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Histórico da Economia e da Ciência Moderna. Fundamentos das Ciências Econômicas e duas inter-relações com os agentes econômicos. Sistema de preços. O estado na economia. O crescimento e o desenvolvimento econômico.

 

Disciplina: Sociologia Aplicada à Economia

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Ciências e as Ciências Sociais. Métodos. Instituições e Estruturas. Estudo e natureza do Pensamento Social. Ideias sociais e sua evolução. O capitalismo industrial: ideias sociais e políticas. Formação da burguesia, colonialismo, imperialismo, totalitarismo e liberalismo. As revoluções na sociedade moderna. Exercício do poder.

 

 

 

Disciplina: Direito Tributário

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Direito Tributário Aplicado à Economia. Conceitos Básicos. Sistema Tributário Nacional.

 

Disciplina: Matemática Aplicada à Economia

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conceito de juros, capital e taxa. Juros simples. Descontos simples. Juros compostos. Desconto composto, taxas, série de pagamentos. Sistema de amortização de empréstimo. Capitais equivalentes. Rendas certas. Empréstimos indivisíveis. Amortizações. Correção monetária.

 

Disciplina: Formação Econômica do Brasil

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Expansão comercial europeia. Evolução econômica da América espanhola até o século XIX. Predomínio do trabalho escravo no Brasil: economia açucareira e mineira. Economia cafeeira: das origens até a crise de 30. Processo de industrialização anterior e durante os anos 30. Economia durante a 2ª Guerra e no pós-guerra, até 1956.

 

Disciplina: Economia e Estratégica Empresarial

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Função financeira da empresa. Principais áreas de decisão. Custos de produção. Alavancagem operacional – 1ª e 2ª versão. Alavancagem financeira. Alavancagem combinada – 1ª e 2ª versão. Mercado de ações. Indicadores de liquidez de ações.

 

Disciplina: Estatística

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Estatística descritiva. Probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Distribuições de probabilidade padronizadas.

 

 

Disciplina: Ciência Política

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Métodos e História da Ciência Política. Homem, Sociedade e Estado. Poder político. Objetivo do Estado. Autoridade e Liberdade. Constituição. Funções do Estado.

 

Disciplina: Teoria Microeconômica

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Teoria do consumidor pelas abordagens da utilidade e curva de liderança; teoria do produtor e custos de produção; modelos econômicos de mercados, com destaque para a concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio; formação de preços dos fatores de produção e teoria do bem-estar.

 

Disciplina: Economia Política

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Teorias econômicas dos preços relativos. Condições de produção. Teorias pelo custo de produção. Teoria do valor e da acumulação de capital do valor de Marx. Teoria do valor dos preços e de produção de Piero Sraffa.

 

Disciplina: Economia do Agronegócio

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Importância da agricultura no desenvolvimento econômico. Desenvolvimento agrícola. Desenvolvimento agrícola e a estrutura fundiária. Processos de produção na agricultura. Papel da pesquisa e da assistência técnica. Política agrícola. Crédito rural. Cooperativismo de produção. Noções de ecologia. Classificação de produtos agrícolas. Política de preços mínimos. Inter-relação agricultura-indústria. Aspectos sociais do homem do campo. A expansão do agronegócio no Brasil.

 

Disciplina: Economia Internacional

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conceitos. Relações econômicas internacionais. Teoria do Comércio internacional. Fundamentação Clássica e Neoclássica. Balança de pagamentos. Liquidez internacional. Pagamentos internacionais. Empresas multinacionais. Questão tecnológica. Políticas do comercio exterior.

 

 

Disciplina: Econometria

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Regressão Linear Simples e Múltipla. Relações Lineares e Linearizáveis. Multicolinearidade. Autocorrelação Serial. Heteroscedasticidade.

 

Disciplina: Teoria Macroeconômica

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa: Modelos macroeconômicos keynesianos e clássicos; determinação da renda, produto, emprego e preços; multipliacor; influências do capital, investimento, setor governamental e externo; utilização do instrumental IS-LM Economia fechada e aberta; e as decisões de políticas monetária e fiscal.

 

Disciplina: Economia Monetária

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Introdução ao estudo da Moeda e dos Bancos. Moeda: tipos e funções. Sistema Financeiro Nacional. Tipos de Bancos: Banco Central. Inflação: caso brasileiro. Demanda e oferta de moeda. Teorias Monetárias. Política Monetária. Objetivos e instrumentos de política monetária. Sistema Financeiro Internacional: mercados de câmbio.

 

Disciplina: Estatística Econômica

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Organização de dados. Medidas. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Estimulação. Inferência estatística. E modelos econômicos. Distribuição t. Teste F. qui-quadrado. Noções de regressão linear simples.

 

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Carga Horária: 144 h/a

Série:

Ementa:Análise da evolução da economia brasileira a partir do Plano de Metas (56-60); a primeira metade dos anos 60, toda a economia do período militar (Milagre Brasileiro, década de 70 e primeira metade dos anos 80); os Planos de estabilização da Segunda metade dos anos 80 (Cruzado, Bresser e Verão). Plano Collor e Plano Real. Estudo de temas atuais, como Globalização, formação dos Blocos Econômicos, e sua influência sobre a Economia Brasileira.

 

Disciplina: Técnica de Pesquisa em Economia

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Metodologia da pesquisa em economia. Técnicas quantitativas. Instrumentos de análise quantitativa e qualidade. Planejamento de pesquisa em economia. Elaboração do projeto piloto de pesquisa e normas técnicas de apresentação dentro das normas da ABNT.

 

Disciplina: Contabilidade Social

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Princípios e fatos da realidade econômica. Conceitos e definições e inter-relações entre os agregados macroeconômicos. Métodos de elaboração. Descrição e compreensão do funcionamento da economia brasileira. Matrizes e suas análises. Sistema de Contabilidade Social.

 

Disciplina: Economia do Setor Público

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: O Setor Público na economia. O Sistema Orçamentário Internacional. Estudo das receitas e despesas do setor público. Estudo da legislação pertinente ao setor público brasileiro.

 

Disciplina: Mercado de Capitais e Finanças

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Função financeira da empresa. Principais áreas de decisão. Custos de produção.Alavancagem operacional – 1ª e 2ª versão. Alavancagem financeira. lavancagem combinada – 1ª e 2ª versão. Mercado de ações. Indicadores de liquidez de ações.

 

Disciplina: Monografia

Carga Horária: 288 h/a

Série:

Ementa:Trabalho de graduação, de caráter individual, sob orientação de um professor do departamento de Economia, temas de livre escolha, versando sobre assuntos econômicos. Avaliação sob forma de apresentação final e de conteúdo.

 

Disciplina: Desenvolvimento socioeconômico

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: Conceito de desenvolvimento e subdesenvolvimento. Desenvolvimento segundo grandes economistas. Experiência histórica do desenvolvimento. A CEPAL e o desenvolvimento no Brasil. A Agricultura e o desenvolvimento econômico. Teorias e abordagens do desenvolvimento sócioeconômico. Globalização da economia. Crescimento regional e economia urbana. Cooperativismo urbano. Desenvolvimento auto-sustentável. Abordagem Kaleckiana.

 

Disciplina: Empreendedorismo

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa: A prática da Inovação. A prática do empreendedorismo. Estratégias empreendedoras. Ser empreendedor. Reconhecer oportunidades. Os primeiros passos. Estratégias de entrada no mercado. Plano de negócios. As fontes de capital.

 

Disciplina: Teoria Macroeconômica II

Carga Horária: 72 h/a

Série:

Ementa:Modelos macroeconômicos de longo prazo: ciclos econômicos e crescimentos econômicos. Teoria da inflação. Inflação e desemprego a partir da década de 70. Programas de estabilização e as políticas monetária e fiscal aplicadas ao mundo real.

 


EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO

(Ingressantes 2013)

 

Disciplina: Noções de Administração e Empreendedorismo

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Introdução à administração. Principais funções administrativas frente às novas tendências. Planejamento: Tomada de decisão e Planejamento, Estratégia organizacional, Inovação e mudança. Organização: RH, Gerenciamento de pessoas e de equipe. Liderança e Controle. Empreendedorismo e seus Conceitos. Características, habilidades e perfil empreendedor. Sucesso e fracasso de novos empreendimentos. Ferramentas úteis ao empreendedor para ter uma visão abrangente e integrada de gestão de pequenas empresas: Marketing, Administração Estratégica e Responsabilidade Social.

 

Disciplina: História Econômica Geral

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Importância da História Econômica. Economias: Primitivas e da Antiguidade.  Economias Comerciais: período greco-romano. Características socioeconômicas e políticas do feudalismo. Transição para o capitalismo: Acumulação primitiva de capitais e mercantilismo. Fisiocracia. Primeira e Segunda Revolução Industrial.  Capitalismo. Imperialismo. Conflitos mundiais e suas implicações econômicas. 

 

Disciplina: Matemática

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conjuntos – operações. Números relativos. Potenciação. Raiz quadrada. Operações algébricas. Gráficos e funções. Equações de 1º e 2º grau. Sistema de equações. Função linear crescente e decrescente. Logaritmos. Sistemas de logaritmos. Antilogaritmos. Aplicações de derivadas. Limites e Continuidade. Funções contínuas e intervalos fechados. Derivas e suas aplicações. Regra da cadeia. Integrais e suas aplicações. Teorema do valor médio. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Álgebra linear matricial. Matriz e determinantes.

 

Disciplina: Princípios de Economia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceitual básico sobre a Ciência Econômica. Noções de Microeconomia: Teoria do Consumidor, Teoria da firma e Estruturas de Mercado. Noções de Macroeconomia: Agregados Macroeconômicos; Políticas Econômicas: Fiscal, Monetária; Comercial e Cambial; Considerações sobre o Setor Público, a Inflação e o Setor Externo. Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

 

Disciplina: Introdução às Ciências Sociais

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Ciências e as Ciências Sociais. Métodos. Instituições e Estruturas. Estudo e natureza do Pensamento Social. Ideias sociais e sua evolução. O capitalismo industrial: ideias sociais e políticas. Formação da burguesia, colonialismo, imperialismo, totalitarismo e liberalismo. As revoluções na sociedade moderna. Exercício do poder. Métodos e História da Ciência Política. Homem, Sociedade e Estado. Poder político. Objetivo do Estado. Autoridade e Liberdade. Constituição. Funções do Estado. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Disciplina: Instituições de Direito

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Noções de Direito Público: Direito tributário, constitucional e administrativo. Noções de Direito Privado: Direito das obrigações e Direito empresarial.

 

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito e importância da Contabilidade. Demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa. Noções de Contabilidade de Custo e Gestão de Estoques. Noções de Contabilidade Gerencial. Análise e Interpretação de Balanços: Índices financeiros e econômicos. Análise horizontal e vertical. Noções de Controladoria.

 

Disciplina: Contabilidade Social

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Princípios e fatos da realidade econômica. Conceitos e definições e inter-relações entre os agregados macroeconômicos. Métodos de elaboração e definição dos agregados macroeconômicos: produto, renda e despesa. Descrição e compreensão do funcionamento da economia brasileira a partir dos aspectos setoriais das contas nacionais. Sistema de Contabilidade Social. Matriz Insumo-Produto e suas análises. Câmbio e Balanço de Pagamentos. Indicadores de inflação, deflatores e números índices.

 

Disciplina: História do Pensamento Econômico

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito e importância do Pensamento Econômico. Escola Clássica: Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo. Economia Política e o Pensamento de Karl Marx. O pensamento utilitarista e a Escola Marginalista. Escolas Neoclássicas nos anos de 1870 a 1930.  Keynes e a Revolução Keynesiana. O pensamento de Michal Kalecki e Joseph Schumpeter. Teoria Monetarista. O embate teórico: Novos Clássicos e Novos Keynesianos. Pós-Keynesianos.

 

Disciplina: Teoria Microeconômica

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Mercado: demanda, oferta, equilíbrio e elasticidades. Comportamento do consumidor: restrição orçamentária, preferências, curvas de indiferença, utilidade e escolha. Demanda individual e Demanda de mercado. Modificações no preço e na renda. Bens inferiores, normais, substitutos e complementares. Efeito renda e substituição. Teoria da firma: produção, custos e lucro. Análise dos excedentes do consumidor e produtor. Equilíbrio em mercados competitivos. Introdução às Estruturas de mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio, Oligopólio e Concorrência Monopolística.

 

Disciplina: Estatística Aplicada à Economia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Estatística descritiva. Medidas de Posição e Separatrizes. Medidas de Dispersão. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade. Introdução à Estatística Indutiva. Estimação: por ponto e por Intervalo de confiança. Testes de hipótese. Análise de variância. Análise de Correlação e Regressão Linear.

 

Disciplina: Formação Econômica do Brasil

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Expansão comercial europeia. Evolução econômica da América espanhola até o século XIX. Predomínio do trabalho escravo no Brasil: economia açucareira e mineira. Economia cafeeira: das origens até a crise de 30. Processo de industrialização anterior e durante os anos 30. Economia durante a 2ª Guerra e no pós-guerra, até 1956.

 

Disciplina: Econometria

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Regressão Linear Simples e Múltipla. Relações Lineares e Linearizáveis. Variáveis Dummy. Multicolinearidade. Autocorrelação Serial. Heteroscedasticidade.

 

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Análise da evolução da economia brasileira a partir do Plano de Metas (56-60); a primeira metade dos anos 60, toda a economia do período militar (Milagre Brasileiro, década de 70 e primeira metade dos anos 80); os Planos de estabilização da Segunda metade dos anos 80 (Cruzado, Bresser e Verão). Plano Collor e Plano Real. Estudo de temas atuais, como Globalização, Integração Econômica, e sua influência sobre a Economia Brasileira.

 

Disciplina: Filosofia e Ética

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Reflexões e provocações a partir dos fundamentos epistemológicos da economia. Fundamentos antropológicos: a constituição do homem, o trabalho, a linguagem e o conhecimento. Fundamentos políticos: a questão do público e do privado, sociedade de consumo e o indivíduo. A concepção liberal e social da economia: dos modernos aos contemporâneos. Fundamentos axiológicos: ética, moral e os códigos de ética. A Lei profissional e o Código de Ética do Economista.

 

Disciplina: Teoria Macroeconômica

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Modelos macroeconômicos keynesianos e clássicos; determinação da renda, produto, emprego e preços; multiplicador; influências do capital, investimento, setor governamental e externo; utilização do instrumental IS-LM Economia fechada e aberta; e as decisões de políticas monetária e fiscal. Modelos macroeconômicos de longo prazo: ciclos econômicos.

 

Disciplina: Elaboração e Análise de Projetos

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito de juros, capital e taxa. Juros simples. Descontos simples. Juros compostos. Desconto composto, taxas, série de pagamentos. Sistema de amortização de empréstimo. Capitais equivalentes. Amortizações. Correção monetária. A decisão de investir. Indicadores financeiros para análise de projetos de investimentos: Fluxo de Caixa, Valor Presente Líquido – VPL e Taxa Interna de Retorno – TIR. Múltiplas alternativas de investimentos e critério de decisão. Elaboração de plano de negócio e análise de viabilidade econômica.

 

Disciplina: Técnica de Pesquisa em Economia

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Metodologia da pesquisa em economia. Técnicas quantitativas. Instrumentos de análise quantitativa e qualidade. Planejamento de pesquisa em economia. Elaboração do projeto piloto de pesquisa e normas técnicas de apresentação dentro das normas da ABNT.

 

Disciplina: Organização Industrial e Comércio Exterior

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Análise neoclássica das teorias modernas de oligopólio: Modelo de Cournot, Stackelberg, Bertrand e Cartéis. Análise crítica a visão clássica. Noções sobre Teoria dos Jogos. Defesa da concorrência. Política industrial e ambiental. A teoria do comércio internacional: as formulações clássica e neoclássica. Políticas e comércio internacional: livre comércio, protecionismo e organismos internacionais. Evolução do comércio internacional.

 

 

Disciplina: Economia do Setor Público

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: O Setor Público na economia. O Sistema Orçamentário. Estudo das receitas e despesas do setor público. Estudo da legislação pertinente ao setor público brasileiro. Intervenção estatal e endividamento do setor público no Brasil.

 

Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Socioeconômico

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Conceito de crescimento, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Teorias de crescimento econômico. Teorias de desenvolvimento segundo as escolas do pensamento econômico. Experiência histórica do desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. A CEPAL e o desenvolvimento no Brasil. Questões pontuais em Desenvolvimento: Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Regional, Globalização e Capital Humano.

 

Disciplina: Economia Monetária

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: Estudo da Moeda e dos Bancos. Moeda: tipos e funções. Sistema Financeiro Nacional. Tipos de Bancos: Banco Central. Inflação: caso brasileiro. Demanda e oferta de moeda. Teorias Monetárias. Política Monetária. Objetivos e instrumentos de política monetária. Sistema Financeiro Internacional.

 

Disciplina: Economia Política

Carga horária: 60 h/a

Série:

Ementa: As corporações capitalistas produtivas e suas estratégias de acumulação. Dinâmica da renda, do emprego e da riqueza. Impactos da financeirização do capitalismo. Análise das expansões e crises. Identificação e avaliação das diferentes abordagens vigentes desde o enfoque da Economia Política.

 

Disciplina: Orientação de Monografia

Carga horária: 120 h/a

Série:

Ementa: Trabalho de graduação, de caráter individual, sob a orientação de um professor do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas, onde cada professor deverá ter no máximo 6 (seis) orientados de acordo com a divisão de orientação de TCC feita pelo Colegiado de Curso em cada período letivo. Trata de disciplina direcionada à orientação para elaboração da Monografia (TCC), com temas de livre escolha, versando sobre questões específicas da ciência econômica. Avaliação sob a forma de apresentação final e de análise de conteúdo.