A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está desenvolvendo várias ações de extensão na prevenção e enfrentamento da Covid-19. Por meio do contato direto com o sistema de saúde, surgiu a necessidade de informações atualizadas sobre o avanço da doença e de se estabelecer protocolos de atendimento. Para atender às demandas, professores, estudantes bolsistas e profissionais da área organizaram o Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP.

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Editora UENP) lançou, na quinta-feira, 2, seu primeiro título com ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de identificação de livros. A publicação do Manual para profissionais de saúde: atendimento da central de informações Covid-19 da UENP é um importante passo para tornar público o conhecimento acadêmico-científico produzido pela Universidade.

UENP lança dicionário de sexualidade em Libras Destaque

Segunda, 06 Julho 2020 10:29

Um projeto multidisciplinar promovido por professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná e colaboradores externos da Instituição resultou na criação do aplicativo “DiSLibras – Dicionário de Sexualidade em Libras”. O aplicativo tem como intuito proporcionar um recurso visual e tecnológico que possa ser usado por pessoas surdas ou ouvintes na construção e reorganização do conhecimento a respeito da sexualidade. Inicialmente o DiSLibras está disponível apenas para android e pode ser baixado gratuitamente pela Play Store.

Inep adia aplicação do Enade 2020 Destaque

Segunda, 06 Julho 2020 09:53

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020. O motivo são as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, com impacto no cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o país. De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a nova data será redefinida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. “Primeiro, nós precisamos saber como será a retomada das aulas nas instituições de ensino superior, como vai ser a conclusão do segundo semestre de 2020, para então podermos definir a data de aplicação do exame”, destacou.

Pesquisadores das Universidades Estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de Institutos de Pesquisa e de algumas Universidades do Estado de São Paulo participarão de um estudo amplo e inédito no Brasil e na América Latina, que visa um melhor entendimento sobre as manifestações clínicas da Covid-19, bem como a caracterização genética do Coronavírus. O estudo que deverá iniciar neste mês de julho, será coordenado pelo Instituto de Pesquisa para o Câncer (IPEC/Guarapuava), por meio da Rede Genômica. Representam a UENP neste grupo de pesquisadores os professores Fábio Seiva, Bruno Galindo e Mayra Gallo.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • TORNA PÚBLICO o Edital de rematrícula dos mestrandos do PROFLETRAS/UENP, turma 5 e turma 6, para o segundo semestre de 2020, e INFORMA a documentação necessária para a regularização acadêmica.

  • TORNA PÚBLICA a abertura de inscrições para a Seleção de Alunos com Matrícula Especial no Mestrado Profissional em Ensino da UENP, doravante denominado PPGEN/UENP

  • TORNA PÚBLICO o resultado da análise dos recursos apresentados ao PPGEN/UENP referentes à Alunos com Matrícula Especial para o 1º semestre do ano letivo de 2020 – Edital No 009/2020 – PPGEN/UENP.

  • TORNA PÚBLICO o  resultado da seleção de Alunos com Matrícula Especial para o 1º semestre do ano letivo de 2020 – Edital No 009/2020 – PPGEN/UENP.

  • O Prof. Thiago Alves Valente, Diretor do Campus de Cornélio Procópio, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-O que, por medidas de precaução, foi suspenso o Teste Seletivo para Estagiários de Ensino Médio, aberto pelo Edital 001/2020-GD/CCP, por tempo indeterminado, considerando a pandemia do COVID-19.